29 de nov. de 2013

Missão Madrinha de Casamento concluída!

Olá!

Quem vem acompanhando os posts de costuras da semana desde setembro aqui no blog já está sabendo que eu seria madrinha de casamento de amigos amados e que eu faria o meu vestido.

Sim, eu aceitei o mote "missão dada é missão cumprida" na minha vida e, por acreditar que os festejos de forma geral iniciam durante os preparativos, eu procurei me dedicar o quanto pude.

A Carla é amiga dos tempos de faculdade, desde os primeiros dias. Amiga do sorriso fácil e das boas palavras na hora certa. Grande companhia para a vida! A amiga que me transmitiu o que acabaria se tornando praticamente um mantra na minha vida: "coincidências não existem"!

Isso é bem verdade! A gente se conheceu em 1999 na ESPM, num momento de realizar o sonho de fazer faculdade e de estar na melhor delas no nosso campo. De lá eu saí 7 anos depois (foram 4 anos de faculdade mais 3 anos de monitoria de trabalhos de conclusão de curso) com o coração e a cabeça cheios de coisas boas. E de amizades para a vida toda.

Eu fui a primeira de nossa turma a casar, em 2007. Depois foi a Ane casou em 2011 e há 15 dias, foi a vez da Carla. Ter minhas amigas (e, com o tempo, também os seus respectivos pares) nestas ocasiões especiais é algo incrível, das boas alegrias da vida que merecem ser comemoradas com quem realmente interessa. Ser convidada para ser madrinha foi uma grande emoção. E, como toda madrinha, a preocupação de estar bem lá no altar existe. Eu resolvi transformar isso em um processo divertido e gostoso.

Cada tiquinho do vestido que ficava pronto era uma satisfação a mais. E na festa, ouvir da mãe da noiva (beijo, Dona Ilda!) que o vestido fica ainda mais bonito quando a gente mesma faz é uma delícia, realmente muito gratificante!

Clique que bombou no instagram, rs!

Hoje, no melhor estilo blogueira das modas, vou dar os detalhes do look festivo todo, com mais fotos lá no final:

Vestido: tecido Cotton Lawn Liberty, estampa de floresta da coleção SS/2013, molde da revista Burda portuguesa de 05/2012
Sapato preto de cetim: Zara (antigão e amigo de muitas festas).
Brincos, pulseira e anel: Camila Klein
Bolsa vintage: L'oiseau Vintage
Cabelo e maquiagem: eu que fiz!
Achei que tinha que ir de cabelo preso, pois além de deixar as costas à mostra, ajuda a pessoa aqui a sentir menos calor (sempre tenho a sensação que todo calor do meu corpo fica concentrado na cabeça, rs!). Resolvido com rabo de cavalo bem arrumadinho com a frente altinha e franja para o lado.
A maquiagem é uma variação do meu combo festivo, maquiagem clara e brilhante nos olhos e batom vermelho, rs!
Os acessórios eram até bem pesados, pois achei que combinaria no final e acho que deu certo!
O brinco já será a companhia do meu vestido branco de ano novo, não vejo a hora de usá-lo de novo. O anel eu praticamente já saí usando no dia, rs!

 Vou relembrar aqui em imagens a preparação do vestido:

 Iniciando os trabalhos, hora de cortar /  Iniciando a costura com a companhia de uma moça linda / Prova "intermediária"


Preparando o forro / Última prova, durante a aula: "Sério? Tá pronto?" / Toque final do laço no ombro


E, no grande dia, muitas fotos de celular, pois a minha câmera é muito grande e não dava para levá-la, rs! As fotos que escolhi honestamente não são as melhores que eu tenho, mas são as que ajudam a ver bem como ficou o vestido, as cores e a produção toda!

Fala se essa noivinha não tem um sorriso lindo?

 A noiva Carla, eu e a madrinha Verônica 
(amiga também dos tempos de faculdade e também uma das minhas madrinhas de casamento).

 Eu e o marido, que pacientemente me acompanhou na compra do tecido e dos acessórios. 
E que me aguentou falando loucamente e empolgadamente a cada etapa, rs!
Um santo praticamente, né?!

Para terminar, desejo mais uma vez tudo de bom ao casal Carla e Daniel. Que vocês já estejam curtindo muito a vida de casados e que tenham sempre muito amor, felicidade e cumplicidade!

Beijos e ótimo final de semana!

25 de nov. de 2013

Costuras da Semana!


Olá!

 
Esta semana não tenho costura diferente para mostrar, nem projetos que andaram algum tanto. Mas foi por um ótimo motivo (pelo menos para mim sim, rs): tirei umas "mini-férias", aproveitando o embalo de uma viagem do marido para participar de um congresso. 

 
Não costurei nada nos últimos dias, mas sempre que estou fora tento encaixar algum passeio ou compra de costura ou algo relacionado. Assim sendo, vou preparar um post com coisas bacanas que vi! ;)
 
E, para este post não passar batido, deixo aqui o início do tapete de crochê que comentei na semana passada:
 
E assim eu começo mais um projeto de crochê...

A ideia é esta: quero fazer algumas faixas, usando padrões diferentes de pontos para cada uma. Ao final quero unir as faixas formadas e aí terei um tapete "listrado". Tudo isso sem pressa, aos pouquinhos. Vamos ver como vai ficar, né?!

 
Como fiquei muito tempo sem fazer crochê, não lembro mais os "desenhos" que eu sabia formar de cabeça. Então, peguei o livro "200 Quadrados de Crochê - para cobertores, colchas e mantas" (de Jan Eaton - Ed. Ambientes&Costumes) e procurei quadrados que fossem de construção linear para poder aumentar facilmente tanto na largura quanto na altura. Esta primeira "listra" que estou fazendo é baseada no quadrado "Jacintos Texturizados", só com pontos altos e baixos, bem simples de executar. Será que este será o primeiro livro a ganhar post em 2014? 
  
A colcha continuou de férias, mas estou voltando aos trabalhos dela esta semana. Recomecei estudando como agilizar o projeto original, pois do jeito que pensei inicialmente demoraria tempo demais para ficar pronta e eu provavelmente teria problemas para finalizar por conta do tamanho. Não quero correr o risco de desanimar em algum ponto se eu deixar como está. Suspense, por enquanto! Saldo de rosetas estampadas até o momento: 55 (de 146).

Hoje estou retomando as minhas costuras e nesta semana o blog voltará à programação normal!
Beijos e boas costuras!

21 de nov. de 2013

A saga da almofada de crochê

Olá!

Quem acompanha o blog sabe que eu passei um mês fazendo uma almofada de crochê.
Agora que ela está terminada, vamos aos números:

- foram necessários 32 dias para executar a almofada toda, incluindo montar a capa de tecido, o "recheio" da almofada e unir o crochê pronto ao tecido. Todos os dias eu fiz um tanto.
- foram feitas umas 113 carreiras em crochê circular.
- usei o restante de uma linha Cléia amarela de 1000m que já estava começada (não sei quanto tinha, mas era um pouco menos da metade eu acho), boa parte de uma linha Camila mesclada de 1000m e uma linha Cléia natural de 500m quase toda.
- foram necessárias duas idas ao armarinho para comprar linha, uma ida à loja de tecidos para comprar o tecido para o forro e o tnt para o enchimento e, aproveitando a viagem, uma ida a uma loja vizinha para comprar o plumante.

Pois é, quem entende alguma coisa de crochê vai entender que o projeto que era para ser tranquilo virou uma saga. Explico o por que: usei linha mais fina que o indicado (a sugestão era de usar linha Anne, mais grossinha) e consequentemente usei agulha mais fina (de 1,25mm). Pontos pequenos, mais fechados em linha mais fina consomem bem mais material e tempo. 

Nos últimos dias eu estava impaciente para terminar. Dei uma apertada no passo na reta final e, quando ficou pronta, que alegria! Até esqueci que o projeto já tinha causado marcas em alguns dedos (de tanto manusear a agulha, fiquei com medo que virassem calos, rs!). Enfim, eu adorei o resultado!





E você acha que eu fiquei traumatizada? O "pior" é que não!
Terminei a almofada, coloquei a bonitinha no lugar reservado para ela na sala e... Saquei um rolo novinho de barbante cru que estava guardado (juro que comprei para outra coisa que nunca foi feita, mas não lembro o que, rs!), uma agulha novinha em folha e comecei um tapete para a sala...
Sim, esse vai ter que ser feito aos pouquinhos, pois tenho muitas costuras me esperando!
Assumo que, quando terminei a almofada, senti falta de ter um chochêzinho para fazer nem que por alguns minutos do meu dia... 
Semana que vem, quando tiver andado um pouquinho, eu mostro!
E aí? Se animou a fazer crochê?

Beijos!

18 de nov. de 2013

Costuras da Semana!

Olá!

Gente, que semana curta! E emocionante!
Não tenho muita costura pronta pra mostrar, mas vamos lá!

Na aula de costura desta semana iniciei o projeto do vestido para o ano novo. Eu não tenho muito apego em passar essa data vestida de branco e também não sou nem um pouco supersticiosa. Mas como eu tinha em casa dois tecidos brancos lindos, resolvi fazer algo com eles e aproveitar a data festiva que logo vai chegar.

Cortei um vestido na aula usando um tanto de cada um dos tecidos, para ficar parecendo que são duas peças. O laise que comprei já não é dos convencionais com motivos de flores, resolvi então incrementar um pouco mais misturando o laise bordado com paisley e o algodão com bordado só na barra.


Este tecido é o da parte de cima...

... E este é o tecido da parte de baixo.

Nas próximas semanas eu devo levar a costura deste vestido e do macacão em paralelo, para deixá-los prontos antes que as aulas deste ano terminem.

Por conta das provas finais de alemão que eu fiz na 4a feira, eu estava bem pilhada. Sobrou pouco tempo para costurar por conta dos estudos. Na véspera, doida de ansiedade, não conseguia dormir e também não conseguia estudar mais (#aloka). Peguei minha almofadinha e fiquei muitas horas fazendo crochê. Até que... Finalmente o crochê ficou pronto!

Eeehhh!!!

Já que cheguei no ponto tão esperado do projeto e já estava acordada mesmo, costurei o crochê à almofada (que já estava pronta, lembra?). Ainda nesta semana vai ter um post só da almofada, prometo!

Ufa! Aí fui deitar, levantei na 4a feira no horário habitual, estudei até a hora de ir para aula e em pouco tempo me livrei das provas. Acho que ao menos deu para passar, depois conto quando receber os resultados finais!

A correria e ansiedade continuou na 5a feira, o tão esperado dia do casamento dos meus queridos amigos Carla e Daniel. Sim, foi o dia de estrear o vestido que fiz especialmente para ser madrinha!
Mas os detalhes ficarão para um post especial, aguarde!

Por enquanto é isso!
Logo menos estou de volta!

Boa semana e boas costuras!

11 de nov. de 2013

Costuras da Semana!

Olá!

Pois bem, novembro está sendo o mês corrido e emocionante que eu estava prevendo. E olha que não passou nem a metade! Enfim, vamos às costuras!

Semana passada eu não tive aula de costura, então o macacão ficou parado. Amanhã será dia de retomá-lo, oba!

Na aula de Patchwork, comecei a fazer o último projeto do meu "kit cozinha": um pegador de panelas, também trabalhado em seminole.

Estou "espremendo" os retalhos para que rendam ao máximo e assim as três peças tenham unidade entre si. Se eu tivesse que fazer uma quarta peça eu não teria mais material, rs! O barrado ficou pronto na aula mesmo, foi fácil de fazer e eu adorei o resultado! Em casa, eu adiantei alguns passos da montagem da peça, com um tecido novo que eu acho que ornou bem com os que já estão nos outros projetos:

Pegador de panelas em progresso.

Já estou vendo tudo isso em uso nas festas de fim de ano!

A almofada de crochê está virando uma pequena novela, rs! Achei que terminaria nesta semana que passou, mas ainda não cheguei ao tamanho necessário. Ainda que falte pouco, as voltas agora são um tanto longas e estou ficando impaciente, não vejo a hora de acabar!

34,5cm de diâmetro na 6a feira.
Chega logo 37cm!

Algumas outras costuras aconteceram por aqui na semana passada, mas ainda não posso mostrá-las por serem presentinhos que estou preparando... Quando chegarem às mãos dos presenteados eu mostro tudo!

A colcha continua de férias (só para não esquecermos dela). Saldo de rosetas estampadas até o momento: 55 (de 146).

E, para encerrar os trabalhos... ou melhor, para iniciar bem esta semana, passei a tarde de ontem toda com a minha afilhada no meu quartinho de costura. A família veio almoçar em casa e, depois da comilança, preparamos juntas uma versão do Coração Divino que aprendi a fazer lá no Coletivo Cirandeiras, com os materiais que ela escolheu (tecido, fitas, cianinha e flor do centro no lugar do pássaro).

Coração feito a quatro mãos, pronto para ir para casa.

Foi muito gostoso ter a pequena por perto e saber que ela também se interessa pelas manualidades. A cola para tecido, fitas e cianinhas foram ótimos instrumentos para começar! Quem sabe no futuro não teremos mais uma costureira/crocheteira/bordadeira na família?

Nós duas e muitos materiais espalhados pelo chão, rs!

E assim eu começo esta semana mais curta, super feliz e animada! Mesmo tendo um quartinho de costura que parece ter sido atingido por um furacão para terminar de arrumar, rs!

Beijos e boas costuras!

5 de nov. de 2013

Costuras da Semana!

Olá!

E não é que já estamos em novembro?
Pois é, este mês será muito movimentado por aqui, o que eu acho ótimo! Já dá para notar a correria com este post entrando um dia atrasado (disfarça...)!
Vai ser corrido, mas vai ser um mês muito bom!

Vamos para as costuras da semana!?
Na aula de costura, continuei a fazer o meu macacão. Ele está tomando forma, só que ainda não está num ponto que dê para ser fotografado...

Não posso deixar de contar que rolou uma certa "emoção" essa semana. Quase destruí uma parte do macacão ao errar uma parte do overloque na frente do shorts que o compõe. Sorte que a peça é larguinha, que a "derrapada" foi pequena e que deu para dar um jeito com uma costura fora do traçado original. Ufa! Quem sabe depois da próxima aula já consigo mostrá-lo?

Na aula de Patchwork, continuei a fazer o puxa-saco que leva uma faixa feita em seminole. Ficou para fazer em casa uma alcinha para pendurar e um fuxico para dar o acabamento final. Aliás, nos últimos dias concluí que fazer fuxico não é nada a minha especialidade, rs!

O puxa-saco foi todo fechado com costura francesa, que eu adoro fazer e usava muito quando ainda não tinha a Novinha, assim as bordas de tecido sem acabamento ficam embutidas.
A peça que foi aposentada ficava escondida na despensa. Lógico que o novo puxa-saco foi promovido para um lugar mais aparecido, na cozinha!

 
Pronto e em uso!

O próximo projeto do conjunto de cozinha será um pegador de panela/luva de forno, que também será feito com a técnica de seminole, oba!

O crochê e a almofada em si andaram um bocado nos últimos dias. O crochê chegou aos 31cm de diâmetro no sábado, em tempo de trocar de linha para a etapa final. Escolhi usar linha na cor natural, pois achei que se usasse linha branca ficaria muito "aceso".

31cm de diâmetro e crescendo!

Falta pouco!

Texturas que eu amo!

Aproveitando uma ida até Santo Amaro (alternativa à 25 de março, vai render um post em breve) para comprar materiais, comprei TNT e plumante para fazer o enchimento da almofada e um tecido florido nas mesmas cores do crochê para formar a capa. Entre 6a feira e sábado eu fiz estas duas partes, agora só falta mesmo terminar o crochê para poder formar a almofada. Nem preciso mais medir o crochê, é só colocar em cima da almofada!

Falta pouco mesmo! 
Até o enchimento e a capa de tecido estão prontos!

No sábado eu finalmente participei de um dos Patch Encontros da Lu Gastal. Fiz uma Tilda de Natal, com jeitão europeu por estar vestida para o frio. Vai fazer companhia à minha outra "cria" das bonecas. Parte da boneca já veio montada para ganhar tempo e focar nos acabamentos da mocinha. Ainda assim, as explicações da Lu e da Marta foram bem esclarecedoras para a montagem de outras bonecas no futuro. Adorei!

Tilda em progresso.

Aqui só faltava pintar o rostinho da Tilda.


Prontinha e em casa!

Nestas ocasiões, a Lu Gastal sempre traz sua lojinha itinerante, com coisas muito fofas!
Não resisti e comprei um kit de tecidos estampados da marca Tilda, um tecido de cor de pele que dá para fazer umas 3 bonecas e uma máquina de costura de feltro. E uma Kokeshi linda feita com carretel de madeira. Alguma dúvida que eu vou acabar fazendo mais Tildas?

Materiais para futuras Tildas (agora aguenta, rs!) e uma Kokeshi fofa!

Ah, essa Kokeshi merece um destaque!

Nos vemos em POA em 2014, certo Lu?!

A colcha continua de férias, mas pelo andamento da almofada, logo será retomada, oba! Saldo de rosetas estampadas até o momento: 55 (de 146).

Obs: Em outubro não publiquei post de livro do mês, nem do andamento da colcha. Acredito que retomarei os posts mensais de livros em janeiro, e os posts da colcha voltarão assim que eu retomar o projeto. Aguardem e confiem, ok?

Beijos e boas costuras!

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails