28 de mai. de 2013

Minha colcha de retalhos - Patchwork Hexagonal

Olá!

Ontem eu contei que comecei a fazer minha colcha de retalhos na semana passada. Fiquei encantada por um projeto do livro da Liberty e não sosseguei até que eu o começasse. Sei que vai levar tempo para ficar pronta, mas quem sabe não consigo tê-la prontinha na minha cama nas minhas Bodas de Prata (em 2032)!? Brincadeira...

Uma das coisas mais interessantes do Patchwork para mim é que existem técnicas tão antigas em uso, mas com aplicações diferentes e contemporâneas. Este tipo de coisa atrai muito a minha atenção.

Lendo um pouco, esta técnica de unir hexágonos manualmente usando uma base de papel é uma tradição inglesa que parece ter mais de 200 anos (!!!). 

Fazendo uma busca no Pinterest (segue lá, /katialinden), eu encontrei muitos projetos pequenos usando a técnica, como clutches, almofadas, descansos de copo e bolsas. Mas também tem bastante imagem de colchas prontas, então pelo jeito eu não sou a única doida do mundo a querer ter e fazer uma lindeza dessas, rs! Dá pra ver o quanto os hexágonos são tradicionais mesmo, pois eles sempre aparecem nos projetos vindos da terra da rainha. 

Eu tive o "estalo" a respeito de fazer uma colcha quando assisti o filme "Colcha de Retalhos", lembra? Mas consegui decidir como queria que ela fosse quando folheava o livro "Costure!" da Cath Kidston. Lá tem um projeto de colcha com outra técnica, de aplicação de flores e corações em blocos grandes.

No caso do livro da Cath Kidston os hexágonos foram usados para fazer uma bolsa para levar materiais de tricô, feita com os tecidos combinando. Aí depois vem uma página dupla com o zoom de uma colcha vintage de retalhos de padrões aleatórios, com tecidos que parecem ser de várias peças de roupas, linda!

Colcha de retalhos "old school" - imagem do Livro "Costure!"

No livro da Liberty também tem outra proposta de colcha, com cara bem contemporânea e feita de retângulos dispostos como uma parede de tijolos em tons de azul. Bem lindo e certamente mais fácil para fazer uma colcha grande. 

No livro "130 Blocos de Patchwork", esta técnica é usada no "Jardim da Vovó" e no livro da Liberty chamam este trabalho assim também. A proposta do primeiro livro é de montar "rosetas" com os hexágonos e depois aplicar as figuras formadas em um quadrado de tecido, formando o bloco. Ficou uma graça, imagino poder aproveitar para fazer as capas de travesseiro, por exemplo. 

Lógico que optei pelo mais difícil para fazer a minha colcha, rs! Pela comodidade do meu livro da Cath Kidston estar em português, foi de lá que eu peguei as instruções para montar os hexágonos, mas a composição da colcha e o tamanho do hexágono veio do meu livro da Liberty, com rosetas em tecido estampado e entremeios de hexágonos de tecido liso.


"Jardim da Vovó" na colcha. 
Imagens do livro "The Liberty Book of Home Sewing"

Lá as medidas e quantidades estão colocadas para uma colcha de berço de 83 x 126cm (dá 1,30m2), então tive que calcular para aumentar e rezei pra não desanimar, rs!

Vamos aos números para você ter uma ideia de como o projeto é realmente grande:
Para uma colcha queen size (2,40 x 2,65m - ou 6,36m2), eu calculei:
- 1022 hexágonos estampados (que vão virar 146 rosetas)
- 821 hexágonos brancos (que serão os entremeios da colcha)
- Total: 1843 pecinhas para cortar e unir, ufa!

O que eu achei mais legal é que vou procurar gastar o mínimo possível comprando tecidos para a colcha. Estou usando meus retalhos mais bonitos e que se coordenem de alguma forma, só se não forem suficientes que eu vou comprar tecido para completar.

É provável que eu compre o tecido do forro, pois terá que ser bem grande, a manta e o tecido liso do entremeio, mas como o foco agora é montar os hexágonos estampados, vou deixar para pensar nisso mais adiante.
Como está lá na dica do livro da Cath Kidston, "Na época em que o parchwork apareceu, materiais novos eram caros e de difícil acesso. Mantenha a tradição - e sua credencial verde - guardando todas as sobras de tecido e peças de roupa velhas de sua família, para fazer seus hexágonos".
Estou usando para a base os retalhos de papel craft que tenho guardado. Geralmente guardo os pedaços não muito pequenos pois são úteis para moldes menores, para fazer emendas em moldes grandes e também para embalar presentes, como contei aqui. Os livros sugerem também usar envelopes velhos de papel para fazer a base!

Falando de aproveitamento de papel, no livro da Cath Kidston ela não costura o papel ao tecido, como vi nos outros livros. Então, ao terminar, os papéis podem ser retirados inteiros e reaproveitados para outro projeto com hexágonos. Eu estou fazendo assim.

Neste momento, os materiais ainda são poucos e estou guardando tudo numa caixa plástica com tampa. Assim levo pra sala e faço enquanto vejo televisão sem que o Luke, meu cachorro mais novo, abocanhe algo (ele é fascinado pelo alfineteiro, tenho que cuidar pra ele não usar como brinquedo, que perigo!).

Para não me perder nas contas dos hexágonos estampados, vou contar pelas rosetas formadas, de quebra não corro o risco de desanimar com os números grandes, hehehe!

Por enquanto, eu só fiz a mesma composição que coloquei no post de ontem, quando começar a mexer com outros retalhos eu vou fazendo novos posts para mostrar.

 Relembrando: centro com retalho de tecido que usei para uma blusa e bordas com retalhos de tecido que usei para um vestido.

No momento, a minha colcha se resume a isto aqui (tem um pouquinho de cada etapa, inclusive):

Papéis e tecidos cortados, "sanduíches" de papel e tecidos alfinetados, hexágonos costurados, hexágonos unidos. 
E virão muitos outros!

E, pra encerrar, esse projeto não tem a desculpa de não ser feito por falta de máquina de costura, né?! Que tal adotar a técnica para começar com pequenas peças?

Beijos!

Livros consultados:
The Liberty Book of Home Sewing (em inglês)
Lucinda Ganderton (fotos por Kristin Perers e ilustrações por Richard Merritt)
Quadrille Publishing Ltd.

Costure! - Designs Exclusivos de Cath Kidston para fazer mais de 40 projetos simples de costura
Cath Kidston (fotos por Pia Tryde)

130 Blocos de Patchwork - Requintados blocos de Patchwork e aplicações para enfeitar sua casa e criar lindos acessórios.
Susan Briscoe

12 comentários:

  1. Oi, Katia!

    Eu estou pra comentar nesse post há um tempo, rs

    Fiquei curiosa para saber como faz o hexágono! Já vi alguns tutoriais, mas todos os que encontrei falavam para cortar o papel que fica por dentro... esse jeito que vc faz parece melhor.
    Vc pensa em fazer um passo a passo para o blog?

    Ficou linda essa primeira roseta! logo logo vai ter um monte delas colorindo sua casa :)

    Beijos!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E uma coisa que esqueci de perguntar... de que tamanho são os hexágonos que vc escolheu fazer?

      =**

      Excluir
    2. Oi, Cris!
      Então, o papel vai sair bem fácil pois está preso ao tecido pelos alfinetes e pelo tecido costurado...
      Eu costuro só o tecido que está dobrado sobre o papel, sem "pegar" pegar o papel... Parece que não vai dar certo de início, mas dá sim!
      Os hexágonos de papel que eu estou usando têm 3cm cada face. Os de tecido têm 4,5cm cada face.
      Pra você ter mais uma ideia de tamanho, uma roseta terminada fica com 16cm de altura.
      Vou tentar fazer um passo a passo sim! Talvez demore um tiquinho pois a habilidade nesta parte não é muita, rs!
      Beijos e boa semana!

      Excluir
  2. olá Katia.
    Gostaria de saber como ficará o avesso da colcha. Como finalizar?
    obrigada.bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Os hoexágonos vão formar a parte de cima da colcha, a parte de baixo será feita com um tecido inteiro, assim como fazemos os forros de peças em patchwork, com "recheio" de manta para ficar fofinho!
      Espero ter respondido a sua questão!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. ola katia. só hoje te encontrei. terminastes a colcha? eu estou tentada a fazer uma para mim. espero conseguir. adorei as explicaçoes que deste. obrigado marlo

    ResponderExcluir
  4. ola katia. só hoje te encontrei. terminastes a colcha? eu estou tentada a fazer uma para mim. espero conseguir. adorei as explicaçoes que deste. obrigado marlo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marli!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que tenha achado o blog, espero que goste do conteúdo!
      Eu não terminei a colcha até hoje, fui passando outros projetos na frente (inclusive outra colcha de Patchwork, mais simples)...
      O processo é mais lento por ser feito à mão, mas é muito gostoso! Espero conseguir retomá-la em breve e concluir ainda este ano!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  5. JOVANIA
    Ola Katia,estou encantada com esta colcha de exagono,irei fazer uma para mim,seus trabalhos sao lindos,eu faco tambem algumas artes,depois irei postar para voces ,
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Mas vou tentar fazer na maquina,sera que ira dar certo?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Oi, Jovania!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu estou fazendo este trabalho à mão, como foi criada a técnica, que é muito antiga. Pode ser que tenha como fazer à máquina, mas provavelmente não vai usar o papel como suporte. Eu uso papel craft/pardo que sobra dos moldes que faço em casa. O importante é não ser um papel muito mole (como o sulfite), nem muito duro.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails