Patchwork - Minha Colcha de Retalhos

Nesta página você encontra todos os passos (com links para os respectivos posts) da minha colcha de retalhos, que iniciei em maio de 2013 e que está sendo feita com a técnica de Patchwork hexagonal à mão.
(Última atualização em 06/02/15)

Maio/2013:

Junho/2013:


Julho/2013:

10 comentários:

  1. Meu sonho é ter uma colcha de retalhos! Preciso criar coragem e começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, dá trabalho, mas agora que está começando a tomar forma eu estou muito empolgada!
      Fora que é uma ótima maneira de aproveitar retalhos que sobram da produção de outras peças!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. ah, agora que eu cheguei neste post dos seus hexágonos!!! que lindo trabalho!! ei, eu tb comecei no mês de maio (ainda que no último dia)! (^_^)
    eu vou fazer uns 'hexagoninhos' (com 2 cm de lado) pra treinar e depois, quero ver se me animo (ou não, rs) a fazer a colcha. mas para a colcha, penso em hexágonos maiores, porque eu sou bem facinha de desanimar e deixar de lado, rsrsrs.
    beijocas,
    da harumi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Harumi!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É bem gostoso de fazer se você gosta de trabalhos costurados à mão!
      Depois quero ver como ficou!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. já fiz mais do que uma colcha, foi o que deu pedir (e achar) restos de tecidos. A 1ª uni simplesmente os haxágonos à toa e fico linda, na 2ª fiz flores com um centro igual e 6 hexágonos à volta, na 3ª cosi à máquina os hexágonos sobre um pano azul, tudo experiências positivas, mas agora vou fazer uma com fundo de hexágonos de uma só côr. Nunca tinha pensado em rodear cada grupo de 6 com 12 e unir com outro conjunto rodeado só com 6 lateralmente. Já aprendi. Bom trabalho para si e obrigada. Acho que este trabalho me distrai mais que qualquer outro, daí a quantidade.... e tenho ainda muitos paninhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que legal, suas colchas devem ter ficado lindas!
      Espero um dia mostrar a minha colcha pronta por aqui!
      Aproveite bem a disposição e os muitos retalhos!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Oi Katia!
    Me inspirei em vc e estou fazendo uma colcha de exagonos.Por enquanto só tenho 10 roseiras prontas; minha cama é casal normal, e não consegui calcular qtas rosetas preciso, será que vc pode me ajudar?
    Também gostaria de saber como colocar a manta acrílica para finalizar.Enfim, se vc puder colocar todo o seu passo a passo, te agradeço mto.Gostaria de comprar o livro da Liberty, mas não sei onde encontrar no Brasil. Ge abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz em saber que os posts da minha colcha tenham inspirado você!
      Eu fiz uma conta na época que iniciei o processo, mas não concluí a colcha até hoje para certificar para você que a conta está certinha...
      Como você já tem algumas rosetas prontas, você pode começar a conta medindo uma delas, medir a sua cama (eu tomei como base uma colcha que eu já tinha, da Zelo, que acho o tamanho ideal para a minha cama) e aí calcular quantas rosetas você precisa.
      Inicialmente, eu queria fazer a colcha toda com este método dos hexágonos, depois alterei para fazer apenas a parte de cima da cama com os hexágonos e o restante com outro tecido, para formar um barrado. Ainda assim, calculei 10% a mais de hexágonos para garantir e não faltar.
      A manta sempre fica entre o Patchwork e o forro, sempre um pouco maior que o Patchwork, para aparar somente no final, depois do quilt. Quando quiltada à mão, um recurso utilizado é colocar alfinetes de segurança (aqueles de fralda) em toda a colcha, para que nada se movimente. Se for à máquina, devido ao tamanho, acredito que fique melhor quiltar numa máquina específica.
      Não sei se este livro está à venda no Brasil, mas é provável que você encontre na Amazon americana ou inglesa.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Oi Katia!
      Puxa, mto obrigada por me responder.Sou sua "fã", já faz tempo, e sempre vejo seus trabalhos.Aliá, admiro sua criatividade, sua determinação e sua alegria.Obrigada por repartir com a gente, o que vc faz e o que vc aprende.Meu marido(Saulo Roberto) te adicionou no Instagram(eu não tenho), pra eu te acompanhar melhor(hehehe).Acho seus trabalhos formiddaveis, e seu dinamismo me anima mto. Um Gde abraço, e que Deus te abençoe em tudo o que vc empreender.
      Bjus

      Excluir
    3. Oi, Julia!
      Eu é que agradeço todo esse carinho!
      Saber que o que eu faço incentiva você é algo muito gratificante, pois faço tudo e compartilho aqui no blog com muito amor!
      Espero que você esteja sempre por aqui e que também tenha muito sucesso em tudo o que fizer!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails