15 de ago. de 2013

Ferramentas de Costura - Alfinetes

Olá!

Dia desses, organizando meus alfineteiros (sim, isso está virando uma pequena coleção, rs) eu percebi que tinha alguns tipos diferentes de alfinetes e por isso resolvi preparar este post.

No início a gente nem sempre diferencia muito essas coisas tão pequenas, mas com o tempo a gente vai notando a diferença e ter alfinetes para finalidades específicas acaba ajudando muito. Quando comecei a costurar, lembro bem de ter comprado alfinetes muito grossos e que deixavam o tecido marcado por não saber nada a respeito. Na época minha mãe me "salvou" mandando aqui pra casa um potinho com alfinetes bem melhores, de cabeça simples, rs!

Lá vão os que eu tenho por aqui:


1. Alfinetes de cabeça para confecção (da marca Bohin) - 0,60mm de espessura x 30mm de altura:
Eu tenho tanto destes alfinetes que provavelmente alguém da minha família vai herdá-los, pois certamente não darei cabo deles todos até o fim da vida, rs!
Comprei uma caixa de meio quilo (!!!) em uma viagem e uso estes alfinetes quase que o tempo todo. São pequenos, resistentes e deslizam fácil, sem deixar marcas na maioria dos tecidos. Desempenham o mesmo papel dos alfinetes com cabeça de vidro, mas por não terem nada maior na extremidade, são menos arriscados de emperrar na máquina de costura.

2. Alfinete com cabeça de vidro (da marca Corrente Milward) - 30mm de altura:
Como o próprio fabricante indica, é ideal para marcação em costuras em geral. Eu gosto de usar em tecidos estampados, principalmente, pois ficam mais "aparecidos". O bom de ter a cabeça de vidro é que não corre o risco de derreter a cabeça se for preciso usar ferro de passar.

3. Alfinetes para Patchwork (da marca Sew Mate) - 0,60mm de espessura x 48mm de altura:

Estes alfinetes são mais longos e têm florezinhas achatadas na ponta. Para trabalhos mais volumosos, como no Patchwork, esses alfinetes mais longos são os ideais, assim fica mais fácil prender todas as camadas do trabalho e com isso não forma uma "barriguinha" de volume para costurar. A cabeça achatada ajuda na hora de costurar à máquina. O fabricante indica que pode ser usado na hora de passar (mas tem que tomar cuidado para não passar a cabeça, por ser de plástico).

4. Alfinetes para Patchwork e Tecidos Finos (da marca Clover) - 0,45mm de espessura x 50mm de altura:
Estes foram o que comprei mais recentemente. São os mais finos e pontiagudos que tenho. Já usei para costurar roupas e o resultado é ótimo, pois não deixa marca nenhuma no tecido. São indicados para uso em tecidos finos. Por serem bem afiadinhos, imagino que sejam bons para Patchwork também, pois muitas camadas às vezes dificultam a hora de espetar. Como a cabeça é de plástico, o fabricante indica não usar ferro de passar diretamente nelas.

Eu costumo deixar os alfinetes em suas respectivas embalagens para não misturar. Aquela quantidade que está sempre em uso de cada eu deixo nos alfineteiros, também separados.

Beijos!

5 comentários:

  1. Ótimo post, Katia. Quando eu ainda nem sabia o q era uma máquina de costura, eu comprei um potinho liiiindo, com os alfinetes coloridos e perolados mais lindos do mundo...que (+ ou -) cinco anos mais tarde eu comecei a usar e fizeram crateras no meu tecido! Foi assim q eu aprendi a diferença entre eles: no armarinho a vendedora me explicou p q cada um servia e me aconselhou (haha) a ficar bem longe daqueles q tinha em casa. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Pois é, acho que no início muita gente compra os alfinetes errados, né!?
      E que bom que a vendedora do armarinho mostrou a diferença entre os alfinetes, super legal!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Só uma dúvida, posso costurar por cima dos alfinetes e só depois tirá-los do tecido?

    ResponderExcluir
  3. Só uma dúvida, posso costurar por cima dos alfinetes e só depois tirá-los do tecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Você pode usar os alfinetes perpendicularmente ao sentido da costura e retirá-los depois sim.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails