18 de jun. de 2014

Minha máquina de costura - Brother CE-4000

Oi gente!

Nest post vou falar sobre a minha amada maquininha de costura, uma breve avaliação tentando mostrar para vocês os prós e contras deste equipamento, o que é sempre útil para as pessoas que ainda estão em dúvida quanto a qual equipamento comprar... vamos lá?

Minha máquina de costura – Brother CE – 4000

Comprei minha máquina em julho de 2010, portanto já já ela completará 4 anos aqui em casa. Na época da compra fiz uma pesquisa baseada apenas em marca e preço e o motivo é simples: eu não sabia quase nada sobre o assunto, a não ser de ouvir minha mãe e madrinha falar a respeito e porque eu pensava que, como seria algo para começar (não tinha certeza se gostaria, se iria continuar usando, etc.) não estava disposta a fazer um grande investimento.

Como as máquinas caseiras, no modelo mais simples são todas muito parecidas (nunca confirmei, mas creio que são todas feitas na China, do mesmo modo e pelos mesmos fabricantes e depois personalizadas e distribuídas pelas diferentes marcas), optei pelo modelo básico da Brother, que é uma marca conhecida na minha família. Comprei no revendedor autorizado aqui em São Paulo, o que acho uma vantagem porque você ganha uma aula grátis de manuseio do equipamento e alguns brindes (no meu caso preferi que fossem carretéis de linha).

Vou aproveitar os quesitos utilizados pela Katia na avaliação da máquina dela (aqui), para que vocês possam comparar os equipamentos.

Instalação:
- A instalação da máquina de costura não requer nada especial, apenas ligar na tomada e pronto! Aqui em casa, como a corrente elétrica oscila muito, a minha está permanentemente ligada em um estabilizador de corrente, mas não acho que seja sempre necessário.

Manuseio:
- Todo o manuseio da máquina eu praticamente aprendi lendo o manual da máquina que é muito bom, bem explicado e com esquemas ilustrando cada passo que você deve seguir para, por exemplo, passar a linha. Na minha máquina existe um passador de linha automático. No começo eu não entendia como funcionava esse mecanismo e tive um pouco de dificuldade até que resolvi prestar atenção e, uma vez entendido, não tive mais problemas com isso. A passagem de linha é indicada com números em cada ponto por onde ela deve passar, o que facilita bastante e o enchimento das bobinas (também indicado por um esquema desenhado na máquina) são igualmente simples.

- Minha máquina tem um painel eletrônico onde você seleciona os pontos, o tamanho desses pontos e em alguns casos (como bordados) a largura também aparece indicada. Todos esses parâmetros possuem botões de ajuste onde você pode aumentar e diminuir. No painel eletrônico você também encontra a indicação de qual calcador deve usar para o ponto selecionado, o que ajuda bastante; basta apenas selecionar o ponto e a máquina já diz qual pé calcador deve ser colocado. Além dessa parte eletrônica, ela tem um disco manual de ajuste da tensão do fio que varia de 1 a 9 e você ajusta simplesmente girando esses disco, como nas máquinas mais antigas.


- Como eu uso cones de linhas grandes, como a Katia, eu deixo em pé atrás da máquina e uso o pino apenas como apoio para a linha que passo pelos outros pontos indicados na máquina sem problemas.

- As bobinas ideais para usar nesse modelo de máquina são as altas de plástico. Vieram algumas junto com a máquina, mas eu comprei uma dúzia delas na 25 de março e recomendo, pois utilizamos muito e é bacana você ter uma para cada cor e mais que uma para cores muito utilizadas como branco e preto.

- Logo de início quebrei a agulha e consegui trocar facilmente com o auxílio do manual, que é bastante didático também para a troca dos pés calcadores e para qualquer modificação necessária como a utilização de um “guia”para o pé calcador que faz casas para botões ou o abaixamento dos “dentinhos” que fazem o tecido deslizar ao ser costurado, quando você quer fazer uma costura de quilt livre, por exemplo.

Acessórios:
- Eu tenho utilizado praticamente todos os acessórios que vieram com minha máquina. Desde bobinas, escovinhas de limpeza, pés calcadores etc. Todos são de fácil utilização e nunca tive problemas. A vendedora da loja me explicou que esse modelo possui uma espécie de “cera” que lubrifica a máquina, não sendo necessária a utilização de óleo em sua manutenção, portanto ela veio sem óleo e eu nunca utilizei óleo para lubrificar minha máquina.

Manutenção e problemas:

- Ano passado eu tive um problema com minha máquina e levei para o conserto em uma loja autorizada no bom Retiro. O problema era bastante simples: o plug que liga o pedal à maquina descolou uma argolinha de metal que o mantinha preso e, por isso, não conseguia mais mantê-lo plugado a máquina. Isso aconteceu não porque ela não seja resistente, mas porque a máquina sofreu um acidente e o tranco acabou soltando essa tal argolinha. Enviei para o conserto, a peça foi recolocada e a máquina voltou a funcionar sem problemas.

- Eu sempre tento dar uma limpeza geral na máquina, principalmente nos pontos onde se junta sujeira porque sei que isso prejudica bastante a costura (já falei sobre isso no post sobre as 4 dicas de ouro da costura, aqui).

Avaliação geral: 
De modo geral fiquei bastante satisfeita com minha máquina. Faz 4 anos que a uso e ela nunca apresentou algum problema (a historia do plug foi causada pelo acidente e não um defeito do equipamento). Uma das principais vantagens desse modelo é o peso: menos de 5 kilos! Isso foi uma super vantagem quando eu ia para o atelier aprender a costurar e podia levar minha máquina na mochila!!! Isso me permitiu aprender bastante sobre o equipamento e ir ganhando confiança, o que no começo é bem importante para que você consiga fazer seus projetos. Ao meu ver, a principal desvantagem dessa máquina é que ela não costura mais do que 3 camadas de tecido sem fazer um barulhão e muitas vezes não sair do lugar. Assim, não considero que ela seja muito resistente nem indicada para costuras mais pesadas. Tive bastante dificuldade quando resolvi fazer bolsas, projetos em que, alem das várias camadas de tecido, você ainda tem que costurar uma entretela pesada e algum material acolchoado como forrobel. Mas para costura de roupas, coisas para casa, bonecas e outros projetos com tecidos finos eu super recomendo!

Tem mais alguma dúvida? Comenta aqui no post e a gente conversa mais!

Beijoca,
Ana

17 comentários:

  1. Olá! Adorei seu post sobre a máquina Brother, eu tenho uma Janome 2008 e estou querendo uma eletrônica pela variedade de pontos decorativos. Gostaria de saber se essa Brother CE 4000 muda a posição da agulha, pois eu estava quase indo para Singer Brilliance 6160 + tem mtos comentários ruins sobre ela e fiquei com medo. Além da Brother ser linda, ela ainda vem o botãozinho que abaixa os dentes para costurar botão. Desculpe o texto longo, + preciso de uma opinião de quem entende. Mto obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Soraya!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Vou pedir para a Ana, que preparou este post, responder a você, peço que aguarde!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Olá Soraya, como vai? Obrigada pelo seu comentário. Sobre a Brother CE4000 muda a posição da agulha sim (central e lateral) e tem uma boa variedade de pontos decorativos (são 39 pontos no total) e eu acho que vale muito a pena, pela relação custo benefício (ela é a mais barata entre as Brothers).
    Espero ter ajudado, se precisar, volta a escrever, ok?
    beijoca

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, pra fazer casinha em jeans ela é boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem tbm tenho uma dessas maravilhas amo minha maquina tenho a mais de 5 anos e ela faz a casinha sim tbm me atrevo a costurar jeans troco até ziper de jeansiedade com ela

      Excluir
    2. Oi, Rosi!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Nós agradecemos também por compartilhar seu depoimento sobre a sua máquina por aqui, certamente será muito útil para outras pessoas que se interessam por este tema!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Olá FGF, obrigada por comentar. Olha, eu nunca fiz casinha em jeans, na verdade nunca costurei jeans, mas receio que não seja tão forte assim. Acho que para costurar pesadas seria melhor pensar em uma semi-industrial.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  5. Ana muito obrigado pela sua atenção, veja vem minha esposa e eu temos uma pequena fabrica de uniforme e temos maquinas industrial, mas precisamos de uma maquina pequena somente para casinhas em polos e jeans, vc nunca fez casinha nela? sera que aguenta?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia estou pesquisando mas não entendo do assunto, preciso muito de uma opinião de quem entende de máquinas. Quero comprar uma que faça caseado de aplique e ao mesmo tempo tem quer ser resistente, já pensei em comprar a singer brilliance 6180 pela variedades de pontos mas encontrei algumas reclamações como também elogios. Por favor me ajudem na escolha, obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, como vai?
      Olha, eu não conheço a Singer Brilliance 6180, mas a minha brotherzinha (essa que descrevi no post) faz caseado, tem uma boa variedade de pontos e me deixa muito satisfeita como costureira. Eu acho que vale muito a pena.
      Espero ter ajudado! um beijo
      Ana

      Excluir
  7. Bom dia, como vai?
    Olha, eu não conheço a Singer Brilliance 6180, mas a minha brotherzinha (essa que descrevi no post) faz caseado, tem uma boa variedade de pontos e me deixa muito satisfeita como costureira. Eu acho que vale muito a pena.
    Espero ter ajudado! um beijo

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    Adorei os comentários da Ana, também estou atras de uma maquina e como não entendo nada, veio acalhar seus comentários. Super obrigada.
    Mas fiquei com uma curiosidade, pois assim como ela, estou querendo fazer bolsas e que levam 3 ou mais camadas de tecido e por isso gostaria da dica da Ana, qual máquina ela indicaria para bolsas ou costuras com 3 camadas a mais?
    Obrigada Mauren

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,
    Adorei os comentários da Ana, também estou atras de uma maquina e como não entendo nada, veio acalhar seus comentários. Super obrigada.
    Mas fiquei com uma curiosidade, pois assim como ela, estou querendo fazer bolsas e que levam 3 ou mais camadas de tecido e por isso gostaria da dica da Ana, qual máquina ela indicaria para bolsas ou costuras com 3 camadas a mais?
    Obrigada Mauren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauren, tudo bom?
      Eu indicaria que você comprasse uma industrial mesmo.
      Tenho a Singer e é ótima, costura 3 camadas numa boa.
      Um beijo

      Excluir
  10. Oi Kátia
    ganhei do meu marido esse mesmo modelo. lendo teu post, fui entender porque às vezes ela faz um barulhão em algumas costuras, rsrsrs. Mas tudo bem. A minha dúvida, é a seguinte: como ajustar a tensão do fio? Digo isso porque reparei que tem puxado o fio de cima, daí eu dou uma largadinha no fio pra dar mais espaço e melhora. Mas qual a numeração que deve aparecer?
    Amei teus posts, me ajudam bastante.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Penélope!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Vou pedir para a Ana, que preparou este post, responder a você, peço que aguarde!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  11. Olá Penélope, tudo bem?
    Quanto a sua pergunta, eu fui testando qual tensão deixava meu ponto melhor e, no meu caso, que costuro quase que só algodão, ajustei para 4 e nunca mais mexi....mas nunca mais mesmo!!!
    Eu aconselho você a testar para ver qual tensão fica melhor para você!
    Espero ter ajudado
    Um beijo
    Ana

    ResponderExcluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails