5 de set. de 2014

Viagem com costura - Amsterdam

Olá!

Eu estava encerrando a segunda parte (de três) das férias e já tinha me conformado que não teria um post sobre Amsterdam. Antes de começar a contar história toda, preciso dizer que sim, Amsterdam é aquela lindeza toda que a gente vê em fotos e tudo mais. As pessoas são super simpáticas e o fato de ter mais bicicletas do que carros na cidade me encantou de verdade.



Beleza por todos os lados.

Ficamos em uma casa-barco, toda equipada, uma experiência incrível!

 
Nossa "casinha" era este barco marronzinho, com as cadeirinhas na varanda
 (sim, tinha até varanda!).


Essa era a vista da nossa cama (com as cortinas abertas, lógico!)

Fui em uma loja de tecidos logo no começo da estadia na cidade, que só quando cheguei nela que vi que era de decoração sob medida e ainda por cima estava fechada em férias. Uma segunda foi encontrada ao acaso, só vendia sedas e parecia ser incrível, mas também estava fechada de férias.

Se alguém for, me conta?

McLennan's Pure Silk
Hartenstraat 22, 1016 CC, Amsterdam
Site

Comecei o último dia em Amsterdam apenas com um dedal que tinha comprado na loja do museu do Van Gogh e só isso não renderia um post... paciência.

No último dia, eu e o marido fizemos checkout da nossa casinha e fomos à procura do último endereço de tecidos que eu tinha para tentar. Ao chegar lá, uma loja fofa e só de peças prontas para casa, todas em materiais naturais como algodão, seda, linho...

Enfim, não era bem o que eu queria. Depois de passar numa loja de souvenirs e escolher mais um dedal temático (rs) andamos de volta e paramos para comer a torta de maçã mais gostosa da vida no Winkel. Em frente, uma feira de rua acontecia e, para matar tempo, fomos conhecer.

Winkel 43
Noordermarkt 43, 1015 NA Amsterdam, Holanda
Site

Depois de passar pelos setores "tradicionais" de uma feira de rua (com vegetais, peixes, flores e afins), me deparei com a primeira surpresa, uma banca de tecidos! Linhos lindos, todos para decoração. Babei um pouco, fotografei e segui em frente.


Queria levar tudooo!

Adiante, uma banca com puxadores antiguinhos, escolhi quatro para colocar no gabinete da minha Velhinha. Ao lado, dos mesmos donos, um moooonte de carimbos para tecidos (servem para papel também). Eu tinha visto parecidos na mostra "Panos" do SENAC. O casal dono da banca era super fofo e comprei três carimbos, imaginando um vestido de linho azul com a barra carimbada em branco ou mesmo um lenço levinho de algodão (Meninas do Superziper, dedico essa parte a vocês!).





Esses foram os meus escolhidos!



Os puxadores já estão instalados na Velhinha!

Farmer's Market on Noordermarkt
Noordermarkt
1015 MV - Amsterdam
Site

Lindengracht Market in Amsterdam
Lindengracht
1015 KJ - Amsterdam
Site

Bom, todo o dindin que eu não usei comprando tecidos em Amsterdam, foi usado para diversões diversas, que eu listo aqui:

1. Aluguel de bicicleta: sim, é muito mais legal percorrer Amsterdam de bicicleta, fora que você ganha tempo. Em alguns trajetos que fizemos, comparamos o tempo usando o transporte público e o tempo usando a bicicleta e incrivelmente era mais rápido com as magrelas!

2. Museu Van Gogh: se um artista tem um museu todinho dedicado só para a obra dele, é porque merece a visita! Nunca tinha me aprofundado muito em conhecer o Van Gogh e saí de lá apaixonada! Seja pelo uso das cores, pelos temas que ele pintava ou pela enorme produção num período curto de tempo (ele morreu aos 37 anos), tudo me encantou! E ainda tem uma parte "nerd" do museu que eu amei: a parte científica de identificação, estudo e conservação do acervo, com microscópios e tudo!

2. Rijksmuseum: o maior acervo de arte holandesa. Não conseguimos ver tudo (é tipo o Louvre, se você só vai poder ir em um dia, escolha o que mais interessa ver). Está acontecendo uma espécie de visita temática chamada "Art is Therapy", e um cartaz amarelinho em determinadas obras mostra a arte sob outro ponto de vista. Eu adorei, deixou a experiência realmente mais próxima e não menos encantadora.

3. Passeio de barco pelos canais: seja em barcos grandões estilo "Hop on, hop off" ou alugando um barquinho para se aventurar sozinho, vale muito a pena! Nós alugamos um barquinho beeem simples, tanto que dispensa alguma licença para pilotá-lo. Ele era carinhosamente chamado de "pobrinho ostentação" e nos divertimos muito por quatro horas!





 Vendo a cidade dentro do barco!

4. Comidas: eu adorei que os almoços eram basicamente sanduíches saudáveis e substanciosos em muitos lugares! Como fez muito calor durante a nossa estadia, acabava caindo melhor que um prato de comida. Outra coisa que vale a pena é provar o Stroopwaffel, biscoito tradicional da região, assim como o queijo holandês (ou Gouda).

5. Bebidas: A gente foi à uma cervejaria que funciona em um moinho de vento, super legal! O cardápio é cerveja, salame e queijo, simples e muito gostoso! Se você for nos dias certos (o que não foi o nosso caso, rs) você pode ver a fabricação da cerveja.


Queijo e cerveja, precisa de mais alguma coisa?

6. Parque: A gente foi ao Vondelpark depois de visitar o Museu Van Gogh, o parque é grande e muito gostoso. Aproveitamos para descansar as pernas depois de percorrer o museu!


 Passeio e descanso no Vondelpark.

Além dos carimbos e puxadores para a minha Velhinha, as compras costurísticas foram essas:

  

Revista Burda holandesa de agosto (pois é, não sei onde estava com a cabeça, rs). 
Dedais do Museu Van Gogh e de uma loja de souvenirs na Dam Square.

Então, pode ser que se você estiver por lá em outros meses do ano você consiga fazer mais turismo costurístico do que eu, mas desde já eu garanto que a cidade é incrível e linda!

Beijos!

6 comentários:

  1. Oi Katia, adorei essas fotos de Amsterdam realmente é belíssima, espero um dia pode ver tudo de pertinho, adorei tmb os carimbos, vc tem algum lugar aqui em SP pra indicar , se vc souber de alguma na 25 de março pra mim é mais fácil. obrigada. Simone Obs: adorei seus vestidos novos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre a indicação, se for em relação aos carimbos, nunca vi nada do tipo em São Paulo, infelizmente... Se eu encontrar eu atualizo o post!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Oi Katia, que pena vc não conhecer um lugar pra comprar carimbos aqui em sp, mas vou continuar procurando se achar em algum lugar te aviso ta. bjs.... Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!
      Pode deixar, se eu encontrar eu aviso sim!
      Beijos!
      Katia

      Excluir
  3. Ola Katia, gostaria de saber como voce fez para alugar essa casa barco, pois achei tao interessante e to pretendo ir pra la com meu marido e achei a ideia muito legal.
    Parabens pelo seu blog. Felicidades...
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu aluguei essa casa-barco pelo Booking.com, procurei por Houseboat em Amsterdam.
      Beijos!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails