4 de ago. de 2015

Meu ateliê - a reforma

Olá!

Faz tempo que eu conto no blog que minha casa estava passando por uma grande reforma. Fizemos uma parte externa no ano passado, uma parte interna no começo deste ano e em julho chegamos finalmente na pintura.

Reformar e, principalmente, pintar a casa morando nela é uma baita aventura, mas é algo que eventualmente vai acontecer na nossa vida, né?! Há alguns dias, o momento de tirar tudo do meu quartinho de costura para poder dar uma geral nele chegou.

Meu quartinho de costura nasceu entre um tanto de planejamento e um tanto de improviso. O cômodo foi imaginado inicialmente para ser um escritório, por isso a mesa em "L" e as persianas metálicas. Como um dia ele poderia virar um quarto de bebê (por ser pertinho do meu quarto e tal, mas não virou, rs!), um armário para guardar as nossas coisas foi feito, pensando na possibilidade de transformá-lo em um guardarroupas depois.

Com estas peças já existentes, fui ajeitando meu quartinho de costuras, pois a persiana e os móveis eram muito bons para serem descartados.

Para deixá-lo com cara de quarto de costura, vieram as prateleiras onde deixo meus livros queridos (boa parte de costura, moda e afins) e aviamentos. Veio também a mesa para corte, com uma prateleira para guardar os tecidos em suas respectivas caixas. Há um tempo notei que pedi para fazer a mesa alta demais, logo conto mais sobre isso.

Embaixo da mesa onde ficam as máquinas de costura, sempre ficaram uma infinidade de coisas que não tinham lugar em outros cômodos da casa, por isso fiz uma cortininha para esconder tudo. A cortina ficou uma graça, mas não conseguir colocar as pernas direitinho embaixo da mesa para costurar não estava nada legal.

E desse jeito eu trabalhei muito no meu quartinho nos últimos tempos, entre móveis legais e arrumações não tão legais.

Eu e o marido levamos algumas horas para esvaziar o cômodo para a reforma, lotamos a sala de caixas (sendo que a sala é muito maior que o quartinho). Fiquei abismada com a quantidade de coisas!


Agora vai!

O que foi feito:
- Instalação de ar condicionado (um sonho realizado em janeiro, viva!)
- Remoção da persiana
- Pintura da janela
- Remoção das bolinhas douradas e "lousa" de papel contact
- Remoção de todos os pregos e cobetura dos buracos
- Reparos na parede e pintura
- Conserto do gesso que tinha quebrado na época da instalação do armário
- Recolocar o rodapé que tinha sido retirado na época da instalação do armário
- Diminuição da altura da mesa de corte

Parece tão pouca coisa (se excluir o ar condicionado) mas deu o seu trabalho. Foi bom ver o cômodo todo vazio e todo branquinho, me deixou com a sensação de ter uma nova tela em branco para começar uma nova etapa da minha histórias com as costuras: eliminar os improvisos e transformar o pequeno espaço em um ateliê de verdade, com tudo o que eu preciso à mão e o que for pessoal guardado em outro lugar.


Pronto para uma nova etapa de costuras!

Depois de uma faxina final, lá fomos nós colocar as coisas todas de volta. Voltaram os livros e os aviamentos da prateleira superior, voltaram as máquinas de costura, voltaram as caixas de tecidos e os moldes, voltaram as ferramentas como tesouras e etc.

Juro que depois de guardar "só" isso, não queria colocar mais nada no ateliê. Ele estava mais espaçoso, claro e agradável. Mas ainda tinha um monte de coisas na sala.

Aí veio a faxina, lá na sala mesmo. Um monte de coisas não voltou para o ateliê e isso foi libertador. Ainda estou ajeitando tudo que resolvi que voltaria, mas esse assunto de organização ficará para um próximo post, ok?

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails