23 de mar. de 2016

Alinhavar é preciso!

Oi gente!

Esses dias estava tentando terminar um projeto de costura e me veio em mente o tema deste post.

Comecei a costurar faz cinco anos. Apesar de ser filha e neta de costureira, nunca tive vontade de costurar antes de engravidar, porque nunca tive paciência para muitos processos de costura, como por exemplo o alinhavo.

Como membro dessa nova geração de costureiras, gosto de tutoriais simplificados que utilizam técnicas simples.  Ao invés do alinhavo, prefiro passar bem a ferro, de modo a poder fazer uma costura bem certinha. Mas nem sempre isso é possível, por isso repito pra vocês: alinhavar é preciso.

Não, não é perda de tempo, você não está atrasando seu trabalho em uma tarefa inútil, o alinhavo só vai garantir que sua costura fique reta e bem colocada, de modo a pegar todas as camadas de tecido e fechar a costura do jeitinho que você quer. Além disso, o alinhavo permite um excelente acabamento e foi justamente o que aconteceu no meu projeto.

Na primeira versão do projeto, juntei os dois tecidos, dobrados e vincados a ferro, alfinetei e passei a costura, resultado: um desastre! Além de não pegar o tecido de baixo, que ficou descosturado, o acabamento ficou muito ruim.

  
O primeiro projeto e o problema que tive com a falta de alinhavo.

Então, decidi alinhavar neste segundo trabalho, como as mulheres da minha família sempre fizeram e voilá: a costura ficou ótima e o acabamento perfeito.

  

 
O alinhavo em ação e o resultado bem lindo!

Fiquei bastante satisfeita, aprendi a lição e vim dividir com vocês: alinhavem, vocês não vão se arrepender!

Beijoca,
Ana

6 comentários:

  1. Oi, Katia

    Sou uma costureira autodidata e não tenho costureiras na família...aprendo por tutoriais na internet e comecei a me interessar pq acho mto legal poder fazer as próprias roupas. Como posso aprender a alinhavar? tem alguma técnica específica pra isso?

    Acompanho seu blog a mto tempo e adoro ver suas dicas e projetos! vc me inspira!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, And!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O alinhavo é uma costura muito simples, feita à mão, em que você usa pontos grandes para unir partes que serão costuradas à máquina depois. O alinhavo ajuda a manter tudo no lugar, dispensa até os alfinetes!
      Na penúltima foto deste post dá para ver bem a aparência do alinhavo (se você clicar na foto ela fica maior). É sempre bom usar uma linha de cor diferente, pois fica fácil de enxergá-lo na hora de retirar (já que é uma costura temporária).
      Espero ter ajudado!
      Fico feliz que goste do conteúdo do blog, tudo é feito com muito amor!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Nossa, como tenho preguiça de alinhavar e sempre achei isso mesmo, que é perda de tempo. Li teu post e pensei - deixa eu seguir passando e alfinetando que tá dando certo.
    Daí que ontem fui costurar e ficou péssimo! Trabalho dobrado né, óbvio que lembrei de ti hahahaha
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carla, nem fale! Foi exatamente o que aconteceu comigo e esses dias de novo, deu aquela preguiça de alinhavar....moral da história? Trabalho dobrado! beijo e lembre-se sempre do alinhavo querido e salvador!

      Excluir
  3. sou iniciante, e tenho uma dúvida, quando alinhavo, alinhavo dentro ou fora da costura que vai ser feita pela máquina? ou ao contrário, quando passo a costura com a máquina, passo na borda, entre o fim do tecido e o alinhavo ou pra dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Digão!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O alinhavo precisa estar bem perto de onde você vai costurar à máquina, assim você assegura que estará tudo bem preso antes de costurar. Eu sugiro deixar o alinhavo bem perto, não exatamente no lugar onde vai passar a costura pois assim fica mais fácil desmanchá-lo.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails