12 de abr. de 2013

Livro do mês - Um Pedaço de Tecido

Olá!
Como eu comecei a comprar livros de projetos de costura e também já ganhei de presente, resolvi inaugurar este post mensal!
Assim, eu faço algum projeto de um dos meus livros e conto pra vocês depois!

O primeiro livro é o "Um Pedaço de Tecido", que ganhei da minha querida amiga Ana e usei para fazer aquela blusa que eu adorei!


Entrando um pouco mais em detalhe sobre o livro, são 15 projetos, sendo:
  • 2 saias e 1 saia-calça
  • 2 bolsas
  • 2 golas avulsas
  • 2 blusas
  • 2 biquinis
  • 2 vestidos
  • 1 cinto
  • 1 paninho de mesa de festa
As peças são básicas e modernas, com algum toque para deixá-las interessantes e serem usadas por muito tempo.
Todos os projetos não exigem muitos materiais, os moldes são quadriculados e estão na escala de 1:6 (ou seja, para chegar ao tamanho natural precisam ser ampliados em 600%). Os moldes acompanham notas como folgas/margens de costura, que já estão inclusas.

Em cada projeto, detalha bem quais os materiais necessários, os equipamentos e as técnicas utilizadas, com explicação em um glossário mais para o fim do livro.

Estes pontos são ótimos para quem está começando, mas também para quem já costura um tanto e precisa de alguma ajuda específica (como aconteceu comigo, ao chegar no acabamento na faixa de renda de algodão. Era recomendada uma costura rebatida, que eu não sabia o que era e o glossário resolveu facilmente).

Algumas imagens também ilustram o passo-a-passo de cada projeto.

Em geral pedem algodão de diferentes tipos (dos leves aos mais pesados) ou cetim de seda.

Quando eu fiz a minha blusa, o único ponto negativo foi a ampliação do molde, pois não queria aumentar "na mão" com receio de não conseguir fazer as curvas exatamente como as do molde original e só consegui fazer uma cópia ampliada em 600% numa gráfica rápida que tinha copiadora maior que o tamanho A3.
Na verdade, lá escanearam a página do molde, aumentaram em algum editor de imagens até ficar no tamanho necessário e imprimiram em papel grande.
Se você não tem uma gráfica destas à disposição ou não tem como fazer isso tudo em casa (escanear, ampliar e imprimir mesmo que emendando as folhas depois), o método de aumentar através do quadriculado será mais fácil.

Imagem do projeto "Blusa com Laço de Renda"

Aqui a minha blusa prontinha!

No início do livro tem uma explicação rápida sobre tecidos e dicas sobre ferramentas e instrumentos para costura.

O glossário no final é muito bom e ilustrado, separado por tipos de costura (como a costura francesa, ideal para dar um bom acabamento à peça, principalmente quando só uma máquina de costura reta estiver disponível), tipos de ponto (invisível, chuleado...), aplicação de elásticos, técnicas de costura (franzir, fazer bainha...), aplicação de fechos (zíper invisível, zíper comum...).

Existe também a versão em inglês do livro, já que a autora é brasileira mas mora em Londres, onde trabalha como estilista.

Adorei o presente e recomendo muito!

Serviço:
Livro: Um Pedaço de Tecido - 15 Projetos para Você Mesmo Fazer
Autora: Lena Santana
Editora: Cobogó
Ano: 2010
Site

Ampliação em 600%:
Grafix Vila Olímpia
Rua Gomes de Carvalho, 1277, Vila Olímpia
Telefone: (11) 3849-0077
Site

Beijo!

2 comentários:

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails