3 de jun. de 2015

A Arte e a Costura

Olá pessoal!

Esta não é a primeira vez que escrevo sobre esse tema, mas acho muito importante falar dele aqui no blog. Estou falando de arte! Sou uma doida, apaixonada, enlouquecida por arte e, apesar de escolher trabalhar com ciência e natureza, esse assunto sempre me fascinou. Faz muito tempo que, dia sim e outro também, coloco fotos de obras de arte lindas e que me inspiram no Facebook. Faço isso porque acredito que elas podem encantar outras pessoas e fazer o dia delas mais feliz, assim como fazem comigo. E por isso, já tem um tempo, fui convidada pelas queridíssimas comadres para escrever um post sobre o assunto e claro, sobre costura, no blog delas (veja aqui). Preciso dizer que adorei?

Animada, busquei algumas belezuras com o tema costura para compor o post. Gostei do resultado e fiquei ainda mais feliz por ser reconhecida pelos meus amigos por gostar de arte e sempre receber elogios por postar estas riquezas em meu perfil. Entre as artes, a pintura é a minha preferida, sobretudo quando se trata de impressionismo e Van Gogh... Aahhhh, Van Gogh (muitos suspiros!), vocês ainda vão ouvir muito falar dele, hihihihi!

Sem dúvida alguma ele é meu pintor favorito, tem uma imensa produção e após ler algumas de suas biografias, não consigo decidir qual período de sua obra mais me agrada... simplesmente amo tudo!

Em seus quadros sinto muita energia, as cores parecem gritar: “Estamos vivas!” e mesmo depois de tanto tempo eles são sempre atuais.

Infelizmente não vou conseguir descrever aqui em palavras o que sinto quando vejo as obras de Van Gogh e outros impressionistas mas, para resumir, digo que fico bastante emocionada (sim, eu já chorei ao visitar algumas delas). Essa arte toda me afeta ainda mais quando envolve meus assuntos preferidos, como a natureza, o mar e a costura.

A costura, o bordado, a tecelagem entre outras atividades manuais eram consideradas atividades domésticas corriqueiras, por isso elas foram bastante retratadas em pinturas. Isso mostra pra gente um pouquinho de como as pessoas viviam, as roupas e outras peças em tecido que eram usadas. Geralmente era realizada por mães, algumas vezes por grupos de mulheres. Na minha opinião, o bordado também era uma atividade muito apreciada pelas mulheres, pois além de mostrar esmero e carinho com as peças que poderiam, por exemplo, compor seu enxoval, parece sempre retratar um momento de “folga” dos afazeres domésticos... aquela horinha que tiramos para nós mesmos, para trabalhar com as mãos e refletir. Alguns artistas se especializaram em retratar essas cenas e, aos poucos, eu vou mostrando alguns deles aqui para vocês.

E, claro ainda falarei muito desse assunto, mas hoje selecionei umas obras de arte de que gosto muito pela beleza, simplicidade com que retratam o momento.

Mary Cassatt
“A jovem mãe costurando”

August Macke
“Elizabeth Gerhardt costurando” 

Diego Velasquez
“Costureira”

Vincent Van Gogh
Sem título

Pintura Chinesa Antiga
(sem autor e sem nome)

Pierre-Auguste Renoir
"Lise costurando"

Espero que vocês apreciem, tanto quanto eu!

Beijoca!
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails