8 de ago. de 2016

Viagem com Costura: Um festival muito craft em New Orleans!

Olá!

Para fechar esta série de posts sobre New Orleans, deixei por último um aspecto surpreendente do festival que fomos nesta cidade tão especial: muitos crafts para ver e comprar!

Eu e o Ricardo gostamos muito de ir a shows e festivais. Normalmente o que rola "por fora" das atrações musicais são ligadas a entretenimento e venda de produtos das empresas anunciantes ou patrocinadoras do evento em questão.

Quando estávamos pesquisando sobre o festival, um item me chamou a atenção no site oficial do Jazz Fest, uma seção dedicada aos crafts e outra muito interessante voltada à cultura. Aí eu tive certeza que eu tinha que viajar até lá, rs!


Como se trata de um festival de música e cultura em geral, pudemos conferir muitas coisas além dos shows, ou seja, só ficaria parado se a vontade fosse essa!


Procuramos visitar tanto quanto foi possível e foi uma supresa agradável a cada espaço visitado! Sei que não conseguimos ver tudo, mas tudo o que vimos foi bom demais!

Vou colocar algumas fotinhos aqui, mas se quiser ver mais, essas duas seções do site do Jazz Fest que coloquei o print acima tem todos os expositores!


Congo Square African Marketplace

Fica junto do palco Congo Square, onde encontramos uma variedade de artesãos locais, nacionais e internacionais que exibem antigas técnicas de artesanato, bem como variações modernas e adaptações dessas técnicas.


Congo Square African Marketplace

Vestidos incrementados.

Gente, essas almofadas maravilhosas foram feitas em crochê!!!

Bordado todo em miçangas, muito encontrado nos trajes dos Mardi Gras Indians.

Aaaahhhh, essas estampas maravilhosas!


Contemporary Crafts 

A parte de Crafts Contemporâneos fica perto das tendas de Blues, de Jazz e de Música Gospel (esta última recebia uma visita nossa todo dia, é contagiante e linda!). Crafts variados estavam à venda, como roupas, artigos em couro, acessórios, jóias, objetos de decoração feitos de madeira, cerâmica, metal e outros materiais e técnicas, assim como esculturas e fotografias!

 Início da parte de Contemporary Crafts

Pinturas...

Roupas... 

Artesanato em madeira

Trabalhos lindos em couro. Amei as máscaras!


Louisiana Marketplace e Louisiana Folklife Village

As duas áreas estão bem próximas, sendo que a primeira era de venda de produtos artesanais do estado da Louisiana a venda, em especial da cidade de New Orleans. A segunda eram tendas de artesãos demonstrando seus trabalhos ao vivo.


Louisiana Marketplace.


Itens artesanais em madeira.

Quando cheguei ao Louisiana Folklife Village, muitos suspiros, foi a parte que eu mais gostei! Todos eram muito disponíveis para contar sobre seus trabalhos, para tirar fotos e tudo mais. Era mais uma forma de ter contato com a cultura, arte e tradições locais!

Produção artesanal de acordeões...

... e de violinos... Também tinham outros instrumentos como violões e guitarras! 
Nada mais justo numa cidade tão musical, não é?!

Para contar mais sobre o Mardi Gras (o carnaval de lá), três expositores chamaram muito a atenção:

 
Um traje de Big Chief todo feito à mão. 
O próprio Big Chief (uma das figuras do Mardi Gras Indians) estava lá e me contou um tanto sobre o trabalho realizado e o peso das roupas (ele prefere que as peças dele não sejam tão pesadas para que ele possa dançar, por exemplo).

Olha só a riqueza de detalhes!

Trabalho de bordado com miçangas feito ao vivo!


Um ateliê que faz roupas para os bailes de gala do Mardi Gras. 
O vestido exposto era muito lindo!

Aqui dá para ver a riqueza nos bordados do vestido e também esta linda parte de cima!

Sapatos decorados para completar o look do Mardi Gras!


Exposições no Grandstand

O Grandstand é uma estrutura fixa do local, composta pelas arquibancadas de onde as corridas de cavalos podem ser assistidas. Durante o festival, acontecem entrevistas, shows, demonstrações culinárias e exposições, além de possuir os melhores banheiros, já que não são banheiros químicos, rs!

Nós visitamos a exposição de fotografia e também as exposições sobre algumas tradições locais. Mais uma vez, adoramos tudo!


Nossas compras craft no festival

Fiquei babando por muita coisa que estava à venda, mas algumas delas seriam impossíveis de trazer na mala. No fim das contas, eu e o Ricardo ficamos apaixonados pelo trabalho de um fotógrafo que estava lá vendendo suas lindas imagens desta cidade incrível. As fotos foram fáceis de trazer na mala e agora já estão devidamente emolduradas e em seus devidos lugares aqui em casa. O fotógrafo L.J. Goldstein - The Brass Camera estava vendendo suas lindas fotografias lá na área de Contemporary Crafts.

 
Esta linda senhora sorrindo em uma janela está na parede da escada. 
Eu a vejo sempre e fico sempre feliz! (Fonte)

O menino à esquerda é o Trombone Shorty, um dos mais famosos músicos de NOLA da atualidade.
Nesta foto ele ainda era pequeno, hoje em dia é um moço de muito respeito!
Esta foto está em meu quarto. (Fonte)

Também trouxemos um pôster do festival, que ficou maravilhoso depois de emoldurado. Ele foi criado por Paul Rogers e chama "House of Swing - Portrait of the 1st Family of Jazz" (Casa do swing - retrato da primeira família do Jazz). Tem mais informações e até como comprar aqui.


Foram ótimas aquisições, lembranças de uma viagem incrível que agora embelezam a nossa casa!


Uma viagem especial em seis posts

Se você quiser conferir todos os posts desta viagem, listei todos aqui:
1. New Orleans: Um sonho de viagem realizado, com muita música e crafts!
2. Os looks do primeiro final de semana do Jazz Fest!
3. Look do dia: Mini Saia de Malha!
4. Viagem com Costura: a Fábrica do Carnaval e lojas de tecidos em New Orleans!
5. Os looks do segundo final de semana do Jazz Fest!
6. Viagem com Costura: Um festival muito craft em New Orleans! (que é este que você está lendo!)


Ufa, missão concluída!
Espero que você tenha gostado, foi uma viagem surpreendente e eu fico muito feliz de ter compartilhado muitos detalhes dela por aqui!

Beijos! 

2 comentários:

  1. Que delícia! Festival completo. Gostei muito da sua viagem. E babei nestas almofadas de crochê, Meu Deus que lindas! Trazer lembranças de viagens é um problema, mas acredito que resolveram da melhor maneira. Adorei as fotos e o poster! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      É verdade, é um festival muito completo, com música, comida e artes! É muito interessante como conseguem reunir tantas formas de cultura em um só lugar, sabe?
      Eu queria comprar um monte de coisas legais que vi, rs, mas estar longe de casa nessas horas limita muito, né?! O jeito foi tirar muitas fotos, hehehe! O poster e as fotos foram ótimas aquisições!
      Espero poder voltar um dia, foram dias maravilhosos!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails