28 de jan. de 2014

#sp460 (e 3 dias, rs)

Olá!

Estou eu aqui muito animada para falar de viagem e de costura bem na época do aniversário de São Paulo. Pausa nos posts sobre outros lugares para falar sobre SP antes.

Eu amo São Paulo, nasci e fui criada aqui. Ao longo dos anos eu fui vendo a cidade que já era grande ficar maior ainda e mais cheia de gente. E coisas como o trânsito ou o stress quase que permanente de muita gente cansa, sabe?

Mas, ainda bem, tem muita coisa boa por aqui, proporcional ao tamanho da cidade! Porque a gente é mais feliz quando procura driblar os problemas e focar nas qualidades, certo?!

Dia desses fiz um “teste” da Vejinha, que listava 460 atrações da cidade e você ia marcando quais delas você conhece. Marquei pouco mais de 100. Achei bem legal. Ajudou a relembrar lugares que fui só uma vez, a lembrar com carinho daqueles que eu adoro ir e pensar que tem muitos outros que sequer aparecem nesta lista.

Pois bem, eu até hoje não fiz posts muito específicos sobre SP (como das lojas de tecido), mas vou contar alguns lugares queridos que gosto de visitar.

(A pessoa foi escrevendo o post e vendo que muito do que gosta de visitar tem alguma comida por perto... rs!)

CENTRO:
Eu adoro o Centro de SP. Gosto de ver as fachadas dos prédios antigos, das constuções históricas, gosto dos calçadões e das ruas "temáticas" como a 25 de Março ou a Santa Efigênia.


 Estação da Luz


 Pateo do Colégio

Quando vou à região da 25 de março, além de fazer as compras nos lugares meio que certos, gosto de comer no Monte Líbano (no prédio do Fernando Maluhy) ou no Café Girondino (com a vista para o mosteiro de São Bento).


Café Girondino

Tem o Baixo Augusta com os bares, as baladas e o bloco de Carnaval, com o Retrô Hair, com o Z Carniceria.
Retrô Hair
 
Tem a rua Avanhandava com as luzes lindas em toda a pequena rua.
Tem o Copan e o bar da Dona Onça no térreo dele.
 Edifício Copan e Bar da Dona Onça.

Tem o bairro da Liberdade, parte oriental que eu adoro!


Luzes da Liberdade e biscoitos de Koala recheados com chocolate (meu passeio no bairro não é completo sem eles).

Você já notou esses semáforos lindos no centro? 
O primeiro fica na Rua dos Estudantes com a Rua Galvão Bueno (Liberdade) e o segundo fica na rua Boa Vista, em frente ao Largo São Bento (Centro). Acredito que tenham outros mais!


REGIÃO SUL:
Moro e fui criada por esses lados.
Adoro estar perto do Autódromo e ter a parte que é considerada um parque no entorno das pistas de corrida. Adoro também a Ciclovia do Rio Pinheiros, agora meio despedaçada por conta da obra do monotrilho. Ou seja, dá pra fazer exercício por essas bandas sem ter que ir pra academia.
Tem a Fonfinfan, pertinho de casa, onde constatei que as costureiras do bairro existem e produzem lindamente!


 
Ciclovia em dois pontos: Estação Santo Amaro da CPTM e Estação Jaguaré da CPTM.

Feliz porque o trem da linha Esmeralda da CPTM integra com o metrô e hoje em dia me leva para um monte de lugares, apesar de passar por belos apertos nos horários de pico. O trem transformou uma antiga motorista em pedestre na maioria do tempo.


Estação Jurubatuba da CPTM

Mais pra frente, na região da Paulista, tem a Livraria Cultura do Conjunto Nacional e tem a outra parte da Augusta, a Galeria Ouro Fino e o Analogic Love (dos queridos tatuadores Nanda e Arthur). 


 Uma das minhas andorinhas, por Nanda do Analogic Love, lá na Augusta. 
Nunca vou esquecer da manifestação linda e pacífica de junho de 2013, dia em que sentei na Paulista, em paz.

Tem o Joakin’s, a minha lanchonete favorita, no Itaim. Tem a minha ESPM querida na Vila Mariana.
Tem o Ibirapuera, parque mais lindo do mundo, e o Jardim Botânico.
Tem o MIS, museu mais do que legal e tem o Museu do Ipiranga, que está em reforma agora, mas que pretendo voltar quando reabrir.


Museu do Ipiranga


REGIÃO OESTE:
Tem Pinheiros e tem a Vila Madalena, bairros que eu acho tudo de bom!
Em Pinheiros está o meu querido Goethe Institut, onde estudo alemão.
Praticamente todas as minhas aulas de costura, fora as de Patchwork, aconteceram nesta parte da cidade.
Na Vila tem o Beco do Batman, tem a Lascivité, tem os bares Piratininga e Filial. Tem a torta de chocolate com banana do Lá da Venda. Tem o pudim de claras da Doces de Laura.


Torta de chocolate com banana do Lá da Venda, hummm!

Tem também o Pacaembu, estádio lindo que abriga também o Museu do Futebol.


Estádio do Pacaembu

Eu acabei me concentrando no Centro, no Sul e no Oeste porque realmente são as partes por onde realmente circulo no meu dia-a-dia. Tenho certeza que as regiões Norte e Leste também têm seus bons achados, mas infelizmente não conheço o suficiente para poder listar por aqui!

A cidade inteira tem boas opções de cursos, exposições, baladas, passeios e comida para todos os gostos. Aliás, só tem tédio e fica parado nessa cidade quem quer, porque coisas para fazer (inclusive e principalmente de graça) nunca faltam. Isso é o que eu mais amo!

Pois bem, que a minha cidade continue linda e que cada um que mora, estuda ou trabalha nela faça a sua parte para que ela fique menos caótica. Não dá para esperar que apenas os governantes façam algo para resolver o tanto de problemas que existem. Trabalho de formiguinha: eu acredito.

Feliz aniversário SP!
Beijo da sua moradora desde 1979!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails