25 de mar. de 2014

A Nova Costura

 

Oi, pessoal!

Hoje estou aqui para falar sobre o que chamo de “nova costura”. Esse assunto já esteve presente aqui no blog, em dois posts deliciosos de ler (aqui e aqui), mas queria falar a respeito sob outro ponto de vista, o meu!

Quando falo em nova costura, estou me referindo a esse movimento principalmente composto por jovens mulheres que passaram por um surto irresistível de querer costurar. Sim, eu faço parte desse grupo ainda que meu desejo tenha vindo de forma tardia, com a minha gravidez, como já contei pra vocês.

Mas, pra mim, o que esse movimento tem de mais interessante é que ele traz a vontade que essas pessoas tem de fazer o seu... seu próprio estojo, seu próprio vestido ou bolsa, seja lá o que for... de colocar a mão na massa e fazer acontecer o seu projeto! E percebo que um dos grandes fatores responsáveis por “modelar” essa nova costura é a internet e toda a comunicação digital de que dispomos atualmente.

De início (bem bobinha que sou), pensava estar sozinha (ou quase!), afinal máquina de costura é enfeite de casa de vó e quem mais, além da doida aqui, teria interesse em aprender a pilotá-la? Mas como "rata" de internet que sou (vocês terão muitas provas disso aqui), conheci um mundo completamente novo, um universo de blogs que são escritos por mulheres muito semelhantes a mim. A maioria, pelo menos, tem interesse não só pela costura, mas pelo mundo do "faça você mesmo", do inglês "Do It Yourself" (DIY) e, assim como eu, quer realizar alguns projetos pessoais e não ficar anos em um curso tradicional aprendendo a fazer um blazer clássico.

Essas pessoas contam suas experiências costurísticas, escrevem tutoriais (passo a passo) contando detalhadamente como desenvolvem seu projeto de costura, fazem roupas e fantasias para suas crias, presentes para os amigos e até mesmo (porque não?) ganham dinheiro vendendo moldes e outros “suplies" para serem utilizados por outras adeptas desse novo costurismo.

Através desse universo descobri que se tratava de um novo movimento de costura, como bem denominou a Katia, a costura contemporânea, composta por pessoas modernas, plugadas, cujos interesses são muito bacanas e bem parecidos com os meus, o que me deixa muito feliz. Afinal é um mundo novo e sem fim a ser explorado!

Esse novo pessoal tem interesse principalmente em se divertir e se orgulhar em usar uma peça feita pelas próprias mãos e não pensa inicialmente que no curso de corte e costura como uma possível forma de agradar o marido e/ou família, motivo pelo qual nossas avós e mães de forma quase unânime aderiram a costura. Isso modifica tudo! Afinal fazer com vontade torna tudo melhor. Melhora também o nosso mundo atual, tão corrido e por vezes tão fútil. Aquece o coração pensar que tanta gente (bonita!) junta tem interesse em aprender a fazer o seu, o único, o mais especial e bonito.

Beijoca pra vocês!
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails