7 de jan. de 2014

Um tecido e várias costuras "vapt-vupt"



Olá!

Hoje é dia de contar sobre um bocado de costuras vapt-vupt que eu fiz praticamente de uma vez só com 2 metros de linho de estampa florida.

Em um dia inspirado de dezembro, pertinho do Natal, eu saquei o linho lindo que estava guardado e fiz várias coisas com ele no mesmo dia. Tecido que a gente ama é assim, não pode ter dó de usar e tem que usar até o último centímetro!

Primeiro eu fiz vários sachês de lavanda para espalhar pelo guardarroupas, no baú onde ficam roupas de cama, nas gavetas em que guardo toalhas de mesa, jogos americanos e panos de prato, nas minhas caixas de tecido. A lavanda, além de perfumar, ajuda a manter as traças longe das roupas, não é ótimo?! Só não fiz mais porque a manta acrílica que eu estava usando para deixar este aspecto fofinho acabou...

Cortei os retângulos com a mesma altura, a largura eu ia medindo conforme o retalho permitia. Eu tinha uma faixa irregular da largura do tecido, que saiu depois de acertá-lo para fazer os projetos seguintes.

Coloquei um pedaço de manta acrílica um pouquinho menor que o tecido e costurei em volta, no direito mesmo. A parte de cima ficava aberta para colocar a lavanda (uma colher de sobremesa rasa em cada sachê) e a fita de cetim. Fechava o sachê com uma última costura e estava pronto! A fita eu resolvi colocar para poder pendurar, por exemplo, em alguns cabides.


Terminados os sachês (quero fazer mais!) cortei uma tira de 7cm de altura com a largura do tecido e montei, a olho, um seminole com um tecido vermelho para fazer uma toalhinha de bandeja. A bandeja é um xodó meu e deixo em cima dela minhas garrafinhas, uma moringa e uns enfeites. 

Só digo uma coisa: fazer patchwork "a olho" não é nada recomendável, viu?! Acho que acabei fazendo assim pois estava adorando o embalo que peguei fazendo os sachês, rs!

Enfim, os quadradinhos em seminole saíram, mas a toalhinha ficou pequena e os quadrinhos poderiam ter sido melhor dimensionados se eu tivesse feito o cálculo necessário. Enfim, para preencher o que faltou, comecei a fazer uma borda de crochê no mesmo dia e terminei na semana passada. 



Frente

 Verso


 Em uso!

E os restinhos do seminole? Eu tinha gostado tanto da combinação que fiquei com dó de descartar.
Saíram então um porta-copos e um futuro alfineteiro (acabou meu plumante também, rs).


 






Aí, com alguns cálculos em mãos, o projeto principal do tecido: fazer cortinas daquelas que são usadas para fechar armários de cozinha, para colocar na parte de baixo da mesa onde fica a Novinha. As cortinas vão cumprir três funções: embelezar o quartinho, deixar a mesa com menos cara de mesa de escritório (o que ela já foi, aliás) e esconder a tralha que fica aparecendo lá embaixo, rs!


Fiz toda a costura das quatro peças das cortinas em dezembro. Semana passada fiz a armação, medi, fiz a barra final e instalei no lugar. O quartinho ficou com outra cara, dá gosto de ver!!!


Depois desse monte de coisas, ainda sobraram cerca de 40cm de tecido, acredita?
Cortei mais algumas tiras e fiz com elas um Log Cabin lindo que virou capa de almofada e também o viés que deu acabamento para ela. Eu adorei!


Como ainda sobraram uns 30cm do linho, eu devo deixar para usar nas aulas de Patchwork, além de fazer mais sachês de lavanda...

Quando mais produções com ele acontecerem, eu mostro!
Fiquei muito feliz com tanto resultado bom!

Beijos!

4 comentários:

  1. Querida Katia. Em outra mensagem comentei que estou lendo seu blog desde o inicio. ne? Pois então, já estou em 2014, post de Janeiro. Rs
    Estou adorando os posts, aprendendo muito!!
    Amei esses sachês e gostaria de te perguntar (espero não se incomodar com minhas perguntas..rs): esse linho foi comprado aqui no Brasil? Coisa linda, nunca vi estampado...
    onde comprou a lavanda?
    Bom é isso, a ideia é ótima e ficou uma fofura.
    Aliás quero lhe dizer que por sugestão de um post aqui, adquiri recentemente o livro Costure! da Cath Kidston, livro lindo de encher os olhos, muita fofura né? Obrigada pela sugestão! Estou me organizando para aos poucos ir comprando os livros lindos dela.
    Uma beijoca carinhosa Katia!! Até mais.
    Geovana Albuquerque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geovana!
      Que legal que você está curtindo ler tudo! Eu fico muito feliz, de verdade! Espero que o conteúdo do blog seja útil para você!
      Sobre os sachês, este linho foi comprado no Brasil sim, no Fernando Maluhy (a loja fica na região da 25 de março). A lavanda eu trouxe de uma viagem à França, mas eu acredito que deva ter para vender no Brasil também!
      O livro da Cath Kidston é mesmo uma graça e cheio de projetos legais de fazer! É um dos meus livros favoritos!
      Beijos, obrigada pelo carinho e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Katia, obrigada pelas dicas!!
      Encantada com todo conteúdo do blog.
      Beijocas
      Geovana.

      Excluir
  2. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…
    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo:
    (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre PCF de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que PCF venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele PCF não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e sua vida não será mais a

    ResponderExcluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails