22 de set. de 2015

Meu ateliê: Mesa de Corte (e pesos para tecidos)

Olá!

O post de hoje é sobre um item essencial para costurar, mas que eu acho que pouco é falado sobre ele: a mesa de corte.

Mesmo quando temos um espacinho reservado para costurar, nem sempre temos um móvel dedicado para este fim. Acredito que a maioria das pessoas que costuram em casa cortam as suas peças na mesa da cozinha/sala de jantar ou então no chão. Eu mesma fazia isso até julho e já explico por quê.

Eu cheguei a cortar algumas peças no chão, principalmente quando consumiam muito tecido, ficava parecendo uma passadeira no meio da sala, rs! Eu achava difícil cortar assim pois ficava com muita dor nas costas, fora que tinha medo que o cachorro pisasse e espetasse a patinha com alfinete ou acabasse tirando do lugar tudo o que estava ajeitado. Então, em 99% das vezes, eu ia para a mesa da cozinha.

Na mesa da cozinha eu conseguia cortar com mais tranquilidade, mas sentia que a altura da mesa não era a mais adequada e também ficava com dor nas costas no final.

Só que eu tinha uma mesa de corte, feita sob medida pelo meu pai há algum tempo. O problema é que eu pedi para fazê-la alta demais, então não conseguia trabalhar nela quando os cortes eram maiores, como no caso das roupas. Por isso acabava indo cortar tudo na cozinha. Ainda por cima, a mesa de corte vivia cheia de coisas em cima, por desorganização minha e por não ter lugares adequados para guardar toda a quinquilharia de costura. Ela sempre estava assim antes da reforma:

Bem antes da reforma.

Quando eu precisei esvaziar o ateliê para a reforma e pintura em julho, aproveitei para pedir para o meu pai diminuir a altura da mesa, cortando 15cm dos pés dela. A mesa agora está bem em frente a janela do ateliê, para eu aproveitar bem a claridade!

Como a mesa é feita de madeira maciça, aproveitei a madeira que saiu dos pés e fiz novos pesos para papel e tecido, revestindo cada pedaço com retalhos de tecido e botões. Embrulhei cada parte como se estivesse fazendo um pacote de presente e colei tudo com cola para tecido. Ficaram uma graça e estão sendo muito úteis! Aqui nada se perde!

 
Saem pedaços de 15cm de madeira dos pés...

... que viram pesos para papel e tecido, forrados e decorados com botões!

Mas o principal motivo para eu escrever este post é a parte de medidas. Não acho que existam medidas padrão para este móvel, então as pessoas que fazem uma vão bolando sua bancada conforme a necessidade e o espaço disponíveis.

Eu adoro a minha mesa, até porque ela também serve para armazenar meus tecidos e meus moldes corretamente. Mas foi com base no espaço que eu tinha antigamente (e com a disposição antiga das coisas) e no que eu achei que fosse uma boa altura que decidimos o tamanho dela. Vou contar aqui sobre as dimensões da minha mesa para dar uma ideia!


Mesa de corte nos dias de hoje.

Vamos lá:
1. Largura: 1,50m
Gosto muito desta largura, dá conta do recado para trabalhar com moldes inteiros e também com tecidos até este tamanho. Quando são tecidos maiores que 1,50m, eu dobro o que resta e apóio no móvel que fica logo ao lado (que é a Velhinha fechada em seu gabinete, com a impressora em cima).


Quando o tecido não cabe todo na mesa... Apoio logo ao lado!

2. Altura: 95cm
Depois de baixar os 15cm que contei agora há pouco, a mesa ficou com esta altura. Tomei como base a mesa grande de corte lá da Fonfinfan, onde eu sempre trabalho confortavelmente. Tenho 1,68m de altura, mas vejo que é uma boa altura para todo mundo que passa por lá!

3. Profundidade: 70cm
Hoje em dia eu teria feito esta medida um pouco maior, considerando que os nossos tecidos têm normalmente entre 1,40m e 1,50m de largura, eles dobrados ao meio não cabem direitinho em cima da mesa. Tenho então que alfinetar bem e ir deslocando um pouquinho na hora de cortar. Mesmo com a mesa em outra posição atualmente, ainda é uma boa medida para não atrapalhar a circulação no ateliê, o que é muito importante. Como é um bom móvel, vou ficar com ele assim, mas se fosse para fazê-lo hoje em dia, eu faria com pelo menos 75cm de profundidade.


Não cabe a largura toda do tecido quando dobrado ao meio... :(
Mas tudo bem, eu acabo me ajeitando no final das contas!

4. Prateleira inferior: Fica a 15cm do chão. 
Abaixo da prateleira inferior, no chão mesmo, ficam os pacotes de papel de seda e craft, além dos envelopes onde guardo os moldes (logo vai ter post sobre organização dos moldes). Acima, apoiadas na prateleira, ficam as caixas com meus tecidos, a caixa com revistas e os moldes que estou eventualmente usando.

Ah, eu já fiz um post detalhado de como organizo os meus tecidos, está aqui!

 

Dá para ver que no cantinho da prateleira também ficam o ferro de passar, o cheirinho de lavanda e o "passe bem" caseiro (também tem post sobre isso tudo aqui).


Ao lado, pendurei o bolsão que fiz nas aulas de Patchwork com ganchos e lá ficam guardadas a base de corte, minhas réguas e curvas. Atrás do bolsão, encostada na mesa, fica a minha tábua de passar "portátil", que eu sempre uso quando a peça a ser passada é pequena, assim não preciso abrir a tábua normal.

Desta forma, faço aproveitamento máximo deste móvel, o que me agrada demais, já que meu ateliê é bem pequeno!

Espero que tenha gostado do post!

Beijos!

18 comentários:

  1. Eu uso a mesa de bilhar do meu marido. Ela se transforma numa mesa gigantesca com uma tampa sólida que protege o feltro quando não está sendo usada. A única desvantagem é ter que levar as tranqueiras de cortar para a sala de jogos, mas como são lado a lado não dá pra reclamar muito...

    ResponderExcluir
  2. Eu uso a mesa de bilhar do meu marido. Ela se transforma numa mesa gigantesca com uma tampa sólida que protege o feltro quando não está sendo usada. A única desvantagem é ter que levar as tranqueiras de cortar para a sala de jogos, mas como são lado a lado não dá pra reclamar muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia!
      Nossa, deve ser uma maravilha ter uma mesa dessas para cortar os tecidos!
      Eu levei as coisas do ateliê para a cozinha um tempão, entendo bem o que quer dizer!
      O que importa é que dá tudo certo no fim das contas!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Durante muito tempo cortei tecido em cima da cama (picotei um edredon velhinho todo) ou no chão. Arrumava o tecido direitinho no chão da sala, voltava no quarto pra pegar a tesoura e em 15 segundos, encontrava meus gatos em cima do tecido e tudo atrapalhado! E o medo deles arranharem e puxar fios? Depois que comprei uma mesa de cavaletes fui bem mais feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirna!
      Eu imagino seu medo, sentia algo equivalente com os meus cachorros aqui, rs!
      Ter uma mesa para isso é uma maravilha, né?!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Obrigada pelo post, sou designer de interiores e estou projetando uma mesa de corte para uma cliente que é costureira e suas informações ajudaram muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações tenham sido úteis! Espero que a sua cliente fique muito feliz com o resultado!
      Beijos!
      Katia

      Excluir
  5. Mandei fazer a minha bem parecida c a sua. A diferença é que tem um gavetão pros moldes.O rigada pelas dicas das medidas.

    ResponderExcluir
  6. Mandei fazer a minha bem parecida c a sua. A diferença é que tem um gavetão pros moldes.O rigada pelas dicas das medidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Fico feliz que as informações tenham sido úteis!
      O gavetão para os moldes é uma ótima solução, tenho certeza que a sua mesa ficará ótima!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. MEU NOME E LUCIANA EZEQUIEL , ACABEI DE COMPRAR A MINHA MESA ESTOU MUITO FELIZ , ELA E PARECIDA COM A SUA , ESTOU MUITO FELIZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que a sua mesa atenda às suas expectativas!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Noossaaaaaaa como me identifiquei com esse post. Já vou providenciar o corte de minha mesa. Parabéns e obrigada. 😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katy!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações tenham sido úteis e espero que a sua mesa atenda às suas expectativas!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Olá, qual o material do tampo da mesa? Pergunto isso alguns materiais são sensíveis ao corte e podem riscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O tampo da mesa é de madeira revestida com fórmica fosca. Quando eu uso materiais cortantes como estilete ou cortador circular, uso aquela base de corte para não cortar diretamente na mesa.
      De qualquer forma, com o uso habitual das atividades da costura, ela se mantem sem riscos até agora, sendo que possuo esta mesa há quatro anos.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  10. Olá Kátia, gostei do teu blog ! Bem interessante pois estou pensando em trabalhar com confecção e aqui consegui tirar as primeiras dúvidas de muitas ! beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ve!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que as informações do blog continuem sendo úteis para seu empreendimento com as costuras! Sucesso para você!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails