28 de mar. de 2016

Minha máquina de costura - Singer Facilita Pró 4423 - 3 anos depois

Olá!

O tempo passa, o tempo voa... E a minha Novinha (que agora já não tão novinha assim, rs) completou três anos de uso agora em março. Então, é chegada a hora de fazer aquele apanhado anual sobre a máquina!

(Para quem quiser ver, estes são os posts sobre o primeiro e sobre o segundo ano de uso dela)!

 

Quem acompanha o blog já deve ter percebido que a minha máquina Singer Facilita Pró 4423 costurou de tudo um pouco neste último ano e, felizmente, não apresentou problemas! Ao longo do tempo foram feitas limpezas e lubrificações regulares, além de trocar a agulha conforme o uso.

Em 2015 a Singer substituiu este modelo de máquina por um mais novo: Singer Facilita Pró 5523. As máquinas são bastante parecidas e eu fiz um post comparativo, está aqui.

Para não me prolongar muito, o manuseio da máquina permaneceu igual e sem dificuldades. Estou bastante habituada a usar a máquina depois de 3 anos e procuro mantê-la sempre com agulhas em bom estado, assim como mantenho uma rotina de limpeza e lubrificação. Não houve nada que fizesse que eu a levasse em uma assistência técnica.

Os projetos no último ano foram bastante variados, desde a costura de peças com tecidos bem delicados como a seda até tecidos mais pesados como o jeans. Também costurei malhas variadas, couro sintético e fiz alguns trabalhos de Patchwork.


Eu e minha Novinha: muito amor!

Portanto, continuo recomendando a máquina, já que ela tem dado conta do recado e não me dá dor de cabeça. Só recomendaria buscar outro tipo de máquina se for essencial ter caseado (que ela não tem e costuma ser muito utilizado em aplicações) e mais opções de pontos decorativos (a máquina possui, mas são poucos). Para mim, continua atendendo perfeitamente as necessidades de costura!

Beijos!

36 comentários:

  1. Oi Katia, tudo bem?

    Acompanho seu blog e comprei uma máquina igual a sua porque foi a resenha mais detalhada que encontrei e gostei =)

    Tenho uma pergunta em relação à posição da agulha. Ela tem 3 posições, porém, percebo que a agulha não muda muito quando eu troco a posição. Como esse é um ponto importante para meus trabalhos, acabei ficando um pouco frustrada, já que não muda quase nada entre a posição central e a posição mais para a esquerda ou direita. Você sabe me dizer se a sua é assim também ou se a minha tem algum tipo de "defeito" quanto a isso?

    Agradeço a atenção.
    Um abraço,
    Isabela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isabela!
      Tudo bem?
      Fico feliz que as informações aqui do blog tenham ajudado na sua decisão!
      Então, a máquina oferece as 3 posições de agulha num seletor específico, como você já falou. Quando eu preciso que o deslocamento seja maior, tanto para a esquerda quanto para a direita, eu mudo também o seletor de largura do ponto. Se você movimentar em direção do "0", você vai notar que a agulha vai deslocar mais um pouco para a direita e se movimentar em direção do "6", a agulha vai mover mais para a esquerda.
      Quando eu quero que fique centralizado, deixo o seletor da posição da agulha no centro e o seletor de largura do ponto em 1.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Prezadíssima Katia, olá!!! Temos o mesmo amor por costuras e costurar. Informo-a, para sua integral felicidade que a sua novinha tem os pontos caseados. Verifique no manual da máquina. Eu tenho uma 5523 e importei uma 5532, de tão boa que é!!! Agora que vc descobriu os pontos caseados ( observe que veio um calçado para tal ) eu desejo de coração Boas Costuras!!! Agravos fraternais de LadySoulVoid / Gui.Tell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gui!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O caseado a que me refiro é o ponto usado para fazer aplicações, ele não está disponível na minha máquina. Existe um ponto parecido, mas inclinado.
      Se o que você indica é fazer casa de botões, a máquina tem mesmo e funciona muito bem por aqui!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Olá, vou me identificar como costureira, sou Luciene, Gui.tell eu uso quando me torno engenheira mecânica e de computação, sabe como é, ser mulher nesse ramo... Mas vamos ao que interessa, né? Bem é isso mesmo, você tem razão. Eu tenho outras máquinas, com muitos pontos, e, é verdade, para não deixar nenhuma delas parada por muito tempo, criei um rodízio. Enfim, a 5523 e a 5532 são e tem a mesma qualidade da 4423. Recomendo para que costura, conserta jeans. Ela ē poderosa!!!
      Até breve, amo o seu blog e bom gosto nas suas escolhas.
      Kisses and hugs a lot.
      LuMarcondes, LadySoulVoid, Gui.tell

      Excluir
    3. Oi, Luciene!
      Fico feliz que você também esteja satisfeita com as suas máquinas! E que bom que a sucessora do modelo da minha máquina continue atendendo às expectativas!
      Obrigada pelo carinho e por acompanhar o blog!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Oi Kátia. Eu tenho uma 4423 que comprei fazendo um filtro no site da Singer onde ela acabou correspondendo a minha necessidade. Eu simplesmente me apaixonei. Já uso a 6 meses, ainda não usei todos os pontos, mais não tenho do que reclamar. Eu já levei ela na assistência 2 vezes, pq como comprei de 2a mão, a primeira dona não cuidou dela com carinho. Mas agora ela está sendo bem cuidada. Eu a batizei de SULAMITA que significa PERFEITA, pq ela é perfeita pra mim. Amo seu Blog. Bjos! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone!
      Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso!
      Que bom que você também está satisfeita com a sua companheira de costuras! Fico super feliz em saber!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Comprei minha 5523 por causa das tuas resenhas maravilhosas, minha velhinha não tava mais dando conta hahahah
    To apaixonada por ela, já costurei algodão, malha, jeans e viscose
    aguentou bem todos!
    Foi a melhor compra que fiz!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que a sua máquina, agora no novo modelo, esteja atendendo as suas necessidades! Ela "é pau para toda obra", né?!
      Obrigada por voltar para contar sobre a sua companheira de costuras!
      Beijos e tudo de bom!
      Katia

      Excluir
  5. Oi Katia!
    Comprei finalmente a minha máquina, que é uma Janome 2008P. Vou usá-la em cima de um móvel de madeira que estou restaurando no momento. Percebi que você usa um tecido em baixo da sua máquina, seria para não arranhar o móvel? Funciona? Estou pensando em uma solução para proteger tanto o móvel quanto a máquina.
    Obrigada pelas suas postagens, ajudam muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathalia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que sua máquina satisfaça todos os seus desejos costurísticos!
      Que eu saiba, as máquinas não costumam arranhar os móveis. O que eu tenho embaixo da minha na verdade é uma base com bolsos, para ajudar a organizar os materiais (eu guardo tesoura de cortar linha, caixinha com bobinas, e etc), além de embelezar o ateliê!
      Você consegue vê-la por inteiro aqui: http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2014/05/costuras-da-semana_19.html
      Se a sua máquina for estável, dificilmente vai arranhar o seu móvel, o ideal é observar conforme o uso!
      Espero ter ajudado e fico feliz que você esteja gostando do conteúdo do blog, é feito com muito amor!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. Oi Kátia gostaria de saber se a máquina singer facilita pro 5523 e o lançamento mais novo da singer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Darliana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sim, a Facilita Pró 5523 é mais recente que a 4423.
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. Olá Katia! Além de te acompanhar pelo Instagram, agora acompanho seu blog :D
    Eu tenho uma Singer 4411 que tem menos funções que a sua, mas gostei de saber que você está bem com a sua, pois não posso dizer o mesmo da minha :( Ela vive desregulando os pontos, quanto a costurar os tipos de tecido ela é ótima, afinal ela costura meus livros sensoriais rs mas se eu quero zig zag fica difícil...Bom saber que esta ai funciona bem, pois pretendo substituir a minha. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leidiane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha máquina funciona muito bem (a minha e a sua realmente são bem parecidas!), não tenho o que reclamar dela!
      Você já levou a sua máquina em uma assistência técnica ou já contatou a Singer a respeito do que está acontecendo com a sua máquina? Acho que vale a pena tentar!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. estou esperando a minha chegar. cada vez mais anciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jennyffer!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que você seja tão feliz costurando com a sua máquina como eu sou com a minha!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Oi, notei que varias pessoas adoram esta maquina, mas algumas poucas a odeiam, e isso entendi que esta relacionado com a bobina. Saberias se é algum defeito mesmo de fabrica? Li em um outro modelo da marca: "bobina a prova de erro só da pra colocar do modo certo", e fiquei pensando se não seria uma questão de saber colocar a bendita pra dar tudo certo. Sentiu alguma dificuldade com a bobina? Estou pensando em comprar uma mas fiquei com este receio...
    Obrigada!☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nique!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Nunca tive problemas deste tipo por aqui. Mas as reclamações que você viu podem ser sim sobre algo relacionado à colocação da bobina, já que existe um sentido que precisa ser respeitado para que funcione corretamente. Aliás, esse sentido de colocação da bobina se aplica a praticamente todas as máquinas de costura.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  10. Oi Katia,td bem? Mt bom acompanhar seus posts sobre a Facilita. Tenho uma há quase 1 ano, e gosto mt dela... Só tenho sentido que ela sofre um pouco na costura de camadas mais grossas,no meu caso, como trabalho com artesanato, sinto principalmente nas união das mantas para finalizar a peça. Ela fica fazendo um barulho "tum tum tum"... TEnho mantido tb a limpeza, mas tenho duvida da periodicidade.... Em relação as agulhas, vc sabe dizer se para tecidos mais grossos deveriamos usar outra numeração???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviani!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu acho que a máquina aguenta bem os trabalhos mais pesados (eu costurei um macacão jeans nela no ano passado, por exemplo). Quanto ao barulho, toda a máquina é um pouco mais exigida quando passamos materiais mais grossos ou mais camadas por ela. A minha também muda um pouco o barulho, mas não deixa de costurar corretamente, o que é o mais importante. O que eu faço nesses casos é alterar a tensão da máquina para 5 ou 6 (no seletor na parte de cima, à esquerda), ajuda muito!
      Eu uso a agulha 14 (a mais comum) para estes trabalhos, mas existe a opção de colocar alguma outra agulha, vale a pena testar!
      Uma outra coisa que você pode tentar é usar um pé calcador para quilt reto, ele ajuda a transportar o tecido, em conjunto com os dentinhos que servem para transportar os tecidos e que ficam na parte de baixo da máquina! Mostrei o pé calcador aqui:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2014/03/minha-maquina-de-costura-singer.html
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  11. ola kátia, tudo bem? nao estou encontrando para comprar a 5523, fui informada que saiu de linha. sabe de algum lugar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Não estou certa que esta máquina tenha saído de linha pois é um lançamento relativamente recente... Você já contatou o SAC da Singer? Creio que lá você possa ter uma informação mais precisa...
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  12. Seu blog é incrível, continua com suas análises!
    Minha Janome 2008 não durou nem 1,5 anos!
    A autorizada diz que é assim mesmo, levei muitas vezes, a maquina bate os pontos toda sem sincronia, arrebenta linha, trava toda.
    Agora começou afrouxar toda até pra levantar a sapata. Dai escapole tecido e tudo.
    Levei em outra manutenção a pessoa abriu e me chamou pra ver os desgastes internos da máquina! Material de péssima qualidade já parece uma maquina muito velha! Foi de pouquíssimo uso! Por fora tá linda.
    Não recomendo janome. Deem valor a seu dinheiro.
    Vou voltar pra SINGER mesmo que dura por muitos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu já usei a Janome 2008 em aulas de costura que frenquentei (em mais de um ateliê, inclusive) e me pareceu uma máquina muito boa e resistente. É uma pena que a sua máquina tenha apresentado tantos problemas com tão pouco tempo de uso!
      Espero que encontre uma nova companheira de costuras que satisfaça as suas necessidades!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  13. Olá Katia!
    Tudo bem?
    Parabéns pelos trabalhos e também pelas informações que são muuuuuito úteis pra todos!
    Vou iniciar no mundo da costura e preciso acertar na compra da minha máquina. Para isto preciso de sua ajuda; quero uma máquina que costure todos os tipos de tecido e que seja eterna como as máquinas de nossas avós kkkk e como ainda não entendo nada sobre máquinas gostaria de usufruir de seus conhecimentos.
    Seguem minhas dúvidas inicias:
    Entre os modelos Singer Facilita Pro 2968, 2918 e 4423; qual destes você acha mais completo?
    Quais os reais diferencias entre elas, pontos positivos e negativos?
    O modelo 4423 é todo em metal?
    A máquina ser toda em metal é melhor do que este material plástico?
    Fazer casa de botões com 1 ou 4 passos, o que é melhor?
    Passador automático de linha, cortador de linha, caseador automático, o que é isso?
    Número de agulhas, como assim?
    Desculpe mas não sei nada mesmo e só não quero comprar errado!
    Conto com você!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A escolha da máquina de costura demanda mesmo um pouco de pesquisa, acho que você está no caminho certo!
      Sobre as questões que você levantou, vou começar pela 4423, que é a máquina que tenho em casa e que conheço mais: Esta máquina tem a estrutura interna de metal. Em geral, as máquinas que possuem mais partes em metal tendem a ser mais resistentes.
      Quanto a casa de botão, não há uma diferença tão grande se é em 1 ou 4 passos. O processo de fazer a casa é praticamente o mesmo, a diferença é que em 1 passo você vai selecionar a casa de botão, fazer a preparação necessária com o calcador específico e já poderá costurar a casa. Quando a casa é feita em 4 passos, a diferença é que você tem que mudar o seletor da máquina para o lado esquerdo, direito, superior e inferior da casa (formando o retângulo), mas não é difícil de fazer.
      Passador automático de linha é uma pecinha auxiliar para ajudar a colocar a linha na agulha. Se não estiver disponível na máquina é só colocar "à moda antiga", passando a linha pelo buraquinho da agulha.
      As máquinas geralmente vêm com um cortador de linha na lateral, algumas (eletrônicas) possuem cortador de linha automático. Mais um recurso interessante, mas não essencial, já que pode ser resolvido com uma tesourinha para cortar linha.
      Caseador automático é a peça que precisa ser colocada na máquina para fazer a casa de botão. Geralmente vem com a máquina.
      As agulhas possuem números conforme a espessura do que será costurado. A mais usada é a número 14. Tem um post no blog sobre agulhas, este aqui:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2013/04/manutencao-e-agulhas-para-maquina-de.html
      Sobre a comparação de modelos, os três que você apontou são máquinas mecânicas (sem componentes eletrônicos), a 5523 tem alguns pontos a mais (mas os essenciais estão presentes nos três modelos), a 5523 faz casa de botão em 1 passo enquanto as outras duas fazem em 4 passos.
      A 5523 e a 2918 possuem braço livre (uma parte da máquina é removível e ajuda com costuras pequenas e circulares como fazer barras em calças).
      A 5523 tem o recurso de rebaixar os dentinhos que ficam abaixo da agulha, que ajuda com funções muito específicas como pregar botões ou fazer quilt livre (muito usado em trabalhos de Patchwork).
      A escolha vai depender muito do uso que pretende fazer e também do quanto pretende gastar, pois imagino que haja alguma diferença de preços entre os modelos.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  14. Olá Kátia , parabéns pelo seu belo trabalho, me chamo Débora e to tentando comprar uma máquina pra começar um novo projeto ... o detalhe é que não conheço muito sobre máquinas , não entendo de costura mais sou bastante curiosa ... enfim andei analisando algumas máquinas e ficou a dúvida sobre elas, os modelos são Singer simple 3232, janome 2008s, e alguma facilita só que não tem mais informações no site sobre outras máquinas está bem restrito ...
    Quero máquina mecânica , zig zag, onde tenha pontos flexíveis e também decorativos o máximo possível , não me importo se a casa de botao é em 1 ou 4 passos , pois é algo que requer bastante atenção então nao faz diferença eu ter de mecher pra mudar, quero máquina com braço livre pra me ajudar a fazer um trabalho com mais precisao , gostaria muito que fosse com estrutura em metal , se tiver passador de linha é bom , se não tiver não me importo pois graças a Deus tenho uma boa visão , cortador na lateral a janome possui só que uma tesoura também funciona , o que eu quero é comprar uma máquina resistente que dure pelo menos até meus netos nascerem ... kkkkk.... enfim quero trabalhar com customização, com artesanato, estojos , bolsas simples , aplicar barrinhas em toalhas , fazer forro de almofadas, bainhas , pequenas reformas , e também confecção de roupas então preciso que trabalhe com tecidos grossos e também finos e malhas e elasticidade .... ou seja quero uma máquina completa ... meu pior dilema está em que hoje moro no interior da Bahia e a Singer possue algumas assistências em Feira de Santana e a janome só possue uma única em Salvador .... será que vc pode me ajudar nessa escolha , algum desses modelos aí atende a minha espectativa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Debora!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre os modelos que você falou, eles possuem as funções de ziguezague, fazem casas de botão e tudo mais que é básico para a costura. Ambas possuem braço livre também. Os pontos decorativos de máquinas mecânicas costumam ser bem mais restritos que os disponíveis em máquinas eletrônicas. Esta máquina da Singer eu nunca usei para lhe dizer mais sobre ela, mas a Janome eu já usei em ateliês de aulas de corte e costura e também de Patchwork e parece ser muito boa!
      Sobre a assistência, é interessante ter alguma em local acessível, pelo menos enquanto estiver na garantia. Pode ser que em sua cidade você encontre um bom mecânico que possa lhe ajudar depois deste período, vale a pena procurar um e ver se ele também pode te dar alguma indicação!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  15. Ahhh! fui procurar no site da Singer essa tua, e só achei o manual. aí fui ler os comentários, e diz que a 5523 seria a substituta. Só que essa não existe lá no site deles! :(
    será que não tem mais uma correspondente à tua??
    :(
    estou me aventurando agora, e querendo comprar uma, mas a pesquisa é fundamental para uma boa compra. estou lendo tudo e mais um pouco para ter certeza!

    Obrigada pelo conteúdo. muito esclarecedor!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vall!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Realmente a 4423 foi substituída pela 5523, mas ambas saíram de linha.
      Em contato com a Singer, fui informada que o modelo que mais se aproxima destes anteriores é a Facilita Pro 2918. Mesmo com a aparência diferente, possui a mesma potência e praticamente todos os mesmos pontos dos modelos anteriores.
      Estou reunindo mais informações para fazer um post a respeito, mas já vou te adiantando estas informações por aqui!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção, Kátia!
      vi que existem duas Singer Facilita atualmente: a 2918 e a 2968. Pelo que entendi, a diferença marcante entre elas é o braço livre. Nas funcionalidades, não sei se vi algo a mais...
      Aguardo seu post!

      De qualquer forma, estou quase decidida a comprar a Janome 2008S, que passa linha automática (não tenho aqueeeeela vista mais, sabe como?! rs :) )
      Ela parece bem forte e é muito elogiada pela rede.
      Vc tem algum feedback dela? Já usou ou conhece alguém que usa?

      Um beijo e boas costuras!

      Excluir
    3. Oi, Vall!
      Sim, você está certa. A Facilita Pro 2918 tem braço livre (que ajuda a costurar partes tubulares como mangas, punhos e barras) e a 2968 tem a base plana.
      Eu nunca usei esta máquina nova da Janome para poder dar uma opinião para você, mas geralmente as máquinas da marca costumam ser boas!
      Se puder voltar aqui para contar a sua escolha, vou adorar saber!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  16. Olá Kátia, adorei seu blog. Estou pensando em comprar uma máquina de costura para presentear a minha mãe no Natal. Não tenho qualquer experiencia, estou fazendo pesquisa, mas está difícil de escolher. Sei que ela vai querer fazer bichinhos e colchas para os netos, pequenos consertos e toalhas de mesa por exemplo. Havia escolhido a Singer Fashion 4205, encontrei usada com um preço interessante. Mas fui ver e tem um monte de reclamação, dizendo que é fraca, não tem conserto e dá muito problema. Fiquei com medo. Lendo seu Blog, comecei a pensar que devo investir um pouco mais (ainda que 10x no cartão) e estou pensando na Facilita Pro 2918, que tem o braço solto. Minha pergunta é... ela faz patchwork? Dá pra fazer pequenas colchas com ela? Obrigada! Rebeca - AH! Parabéns pelo blog, muito esclarecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beca!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo do blog e que ele seja também útil para você!
      A linha Facilita Pró possui os modelos mais fortes em termos dentre as máquinas domésticas da Singer. Eu não tenho do que reclamar da minha, por exemplo. Com ela já fiz de tudo um pouco, inclusive Patchwork. Em colchas pequenas, dá até para quiltar a colcha sim... Já fiz duas colchas de berço na minha máquina!
      O braço livre ajuda muito em costuras circulares, como barras de calça, acho muito útil!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails