6 de fev de 2015

Minha colcha de retalhos - progressos de dezembro e janeiro

Olá!

E não é que voltei a fazer a minha colcha? Meus planos de terminá-la em 2014 não se concretizaram, mas depois de diminuir o ritmo de costura de roupas novas (entraram apenas os projetos especiais dos vestidos para o meu aniversário e para o ano novo, além da jaqueta bomber) e depois de não costurar quase nada por conta do calor, vi que era um bom momento para retomar este projeto.

Nos meses mais frios eram quando os trabalhos mais rendiam, pois conseguia ir fazendo um pouco por dia em frente à TV, enrolada na coberta, geralmente à noite. No calor, a estratégia foi me aconchegar no sofá, perto do ar condicionado de rodinhas, ainda de dia. Ou eu retomava a colcha ou eu ia fazer crochê. Escolhi voltar para a colcha.

Como eu contei no último post da colcha (faz teeempo, aqui), eu descobri ainda no ano passado que o meu "gargalo" era preparar os hexágonos de papel. Cheguei em dezembro com um tanto de "sanduíches" de tecido e papel para costurar e muitos hexágonos de tecido sem o papel correspondente. A colcha tinha ficado parada desde julho, veja só!

Resolvi driblar o gargalo mais uma vez e fui costurar os hexágonos que já tinham o papel. Fiz um pouco em dezembro (61 hexágonos) e retomei em janeiro (quando fiz mais 105). Quando eles terminaram, comecei a montagem da colcha. Assim, eu consigo liberar os papéis para os hexágonos de tecido branco que ainda não têm.


Explico: os papéis ficam presos ao tecido até o momento de unir as partes. Em princípio, retira-se tudo só no final do trabalho, mas eu já testei tirar o papel só do meio do trabalho já costurado e dá certo! Nesta primeira parte do verso dá pra ver direitinho:

Primeira parte da frente

Verso já sem os papéis do meio.

Eu sou muito metódica, o que muitas vezes ajuda a organizar os projetos, mas tenho consciência que não posso ficar "engessada" quando uma etapa não progride. Terminei o mês de janeiro com um saldo de 166 hexágonos brancos prontos (de um total de 536) e que já estão sendo usados para unir as rosetas estampadas. Fiquei satisfeita por conseguir voltar a este projeto e também de encontrar uma nova forma de fazê-lo!

Comecei a unir as rosetas com os hexágonos brancos (saldo de 7 rosetas utilizadas, de 99), então posso dizer que a minha tão desejada colcha finalmente começou a tomar forma!


Trabalhando e torcendo para conseguir terminar a minha tão desejada colcha em 2015! 

(Se você quiser acompanhar toda a saga da minha colcha, é só clicar aqui. É o mesmo link "Patchwork - Minha colcha de retalhos" da barra superior).

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails