31 de mai. de 2016

Dicas para Costurar Zíper Invisível!

Olá!

Se tem uma coisa que eu demorei a pegar o jeito de colocar direitinho foi o zíper invisível. Logo ele, que dá um acabamento tão bom às nossas roupas, né?! Ao longo de alguns projetos que eu fiz com zíper invisível fui fotografando para reunir dicas e postar aqui no blog, espero que sejam úteis para você!


Pés calcadores e sapatilhas para zíper invisível

Não tem jeito: para colocar um zíper invisível é preciso usar um pé calcador ou uma sapatilha específica para este fim. Em busca do zíper que fica realmente invisível, eu acabei comprando mais de uma pecinha destas e vou contar o que acho de cada uma delas:

Pé calcador de plástico, sapatilha de metal (Singer), conjunto YKK de pé calcador e sapatilha de plástico (importado). 


Pé calcador de plástico

Por substituir o pé calcador inteiro e ficar preso diretamente à barra da máquina, este pé calcador acaba sendo de uso universal nas máquinas domésticas. Comprei este de calcador de plástico (acho que é o mais comum e costuma ser bem baratinho) para usar na minha Velhinha nos tempos em que estava iniciando nas costuras, já que as máquinas antigas só tem um calcador e a sapatilha de uso geral. Depois acabei usando também na Novinha, o que mostrou para mim que ele é universal mesmo.

 
Pé calcador de plástico para zíper invisível

Este primeiro pé calcador nunca deixou o zíper realmente invisível e sempre me deu muito trabalho na hora de costurar o zíper. No meu caso, ele puxava o zíper de maneira que formava uma "barriga", o que atrapalhava muito o resultado final, mas tem gente que se dá muito bem com este modelo, então vale a pena testar.

Zíper não-invisível colocado com o pé calcador de plástico.


Sapatilha de metal (Singer)

Tempos depois, procurando uma solução melhor, comprei uma sapatilha de metal para a minha máquina Singer. Ficou bem mais fácil de costurar o zíper invisível, mas para deixar um pouco mais invisível que a colocação que fazia com o primeiro pé calcador que mostrei acima, sempre preciso fazer um ajuste fino na posição da agulha (para isso uso o seletor de largura dos pontos).

Sapatilha de metal para zíper invisível (para máquina Singer)

Zíper quaaaase invisível na lateral da minha saia lápis de couro sintético, colocado com a sapatilha de metal da Singer.

Conjunto de peças plásticas - calcador e sapatilha (YKK, importado)

Por último, faz tempo que comprei em um armarinho em Paris, mas só usei pela primeira vez no ano passado: um conjunto de peças plásticas (vem com três pés calcadores e uma sapatilha) ajustáveis a qualquer tipo de máquina. Veio apenas um pacotinho com as pecinhas e um xerox de instruções em francês bem tortinho, falta até parte do texto, não me ajudou muito.

Kit YKK com pés calcadores e sapatilha para zíper invisível (importado).

Precisei procurar na internet como usar as pecinhas e acabei conseguindo. Não uso todas as peças, apenas as que servem para máquinas Singer. Sobram essas duas peças azuis mais abaixo na foto. O que difere este calcador e sapatilha das peças anteriores é que o que levanta o trilho do zíper, que é uma espécie de rodinha (enquanto as demais são feitas de algo mais reto). Depois do mesmo ajuste fino da posição da agulha, foi muito fácil de usar e foi com ela que consegui colocar um zíper que ficou realmente invisível!

Em relação ao primeiro calcador de plástico, este parece se encaixar melhor na minha máquina. O primeiro que comprei entra bem duro e parece que não vai encaixar de tão justo. Já o calcador que veio neste conjunto "abraça" a barra da máquina direitinho, sem dificuldades.

 Calcador para máquina Singer e sapatilha para zíper invisível (YKK - importado)

Conjunto em uso!

Zíper invisível na minha saia Vivi, yay!


Então, se seu zíper ainda não está ficando bem invisível, recomendo testar outras peças apropriadas para aplicá-lo, até que você encontre o que faça esta tarefa da melhor forma! Veja com a assistência técnica ou atendimento ao consumidor do fabricante da sua máquina quais opções estão disponíveis. Vale também procurar naqueles stands das feiras de Patch (ou de costura e afins) que vendem peças e calcadores para máquinas de costura quais peças podem atender o que você precisa!


Dicas

A primeira dica que eu tenho para dar é: alinhave o seu zíper. Assim você poderá testar, antes de costurar à máquina, se a peça não está torcida, se as duas pontinhas do zíper estão alinhadas (em um cós, por exemplo). Quando mais preso o zíper estiver na posição certa, menos dor de cabeça você vai ter ao costurá-lo.

 Alinhavando o zíper, para ficar bem preso.

Desvire sua peça para o lado direito e teste o zíper que está apenas alinhavado para ver se ele está na posição certa.

Resolvida esta parte, se quiser garantir, você também pode prender o zíper com uma costura com a sapatilha de uso geral, não precisa ser muito perto de onde a costura definitiva do zíper invisível vai ficar, é só para poder deixar preparado para a costura com o pé/sapatilha específica. 

Assim que você encontrar a melhor sapatilha/pé calcador para usar em sua máquina, você pode fazer um ajuste para o zíper ficar realmente invisível, deixando a agulha bem pertinho do trilho do zíper, mas sem passar por cima dele (senão o zíper não vai correr). O que deixa o zíper bem invisível é a costura praticamente passar rente ao trilho, que precisa estar em pé na hora de costurar. Veja nestas fotos a posição da agulha e como o trilho precisa ficar para a costura dar certo: 


Note a posição da agulha (bem rente ao trilho) e como o trilho do zíper precisa ficar em pé. 
Se preciso, ajude com a mão enquanto costura.

Então, depois de costurado o zíper, eu fecho o restante da peça (no caso destas fotos, o fechamento da saia estava no centro das costas). O que eu costumo fazer para não ficar um buraquinho onde termina o zíper é alinhavar ou alfinetar o restante a ser fechado da peça, partindo do fim do zíper. Aí eu parto para a costura, de baixo para cima, usando uma sapatilha para zíper comum, pois ela vai chegar mais perto do volume que o zíper invisível deixa e assim ficará fechado na medida certa. Não esqueça de observar a sua margem de costura!

Não esqueça de virar para fora a pontinha que não foi costurada do zíper!

Hora de parar e dar retrocesso!

No final deste processo, ao desvirar a peça: o zíper mais invisível que eu coloquei na vida! Por isso eu quis compartilhar estas informações aqui no blog!

Zíper realmente invisível, peça pronta para ser terminada!

Este conjunto de peças plásticas que eu comprei por último é o que deixou o zíper mais invisível mas, como eu comentei, isso varia de máquina para máquina e de costureira para costureira. Se você ainda não achou a peça ideal, vale a busca por outro modelo, assim como ajustar a posição da agulha na máquina de costura!

Gostou das dicas?
Espero que sim!

Beijos e boas costuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails