26 de mai de 2015

Minha máquina de overloque - Singer Ultralock 14SH754 - 1 ano depois

Olá! 

Já tem um pouco mais de um ano que comprei minha máquina de overloque, carinhosamente chamada de Encantada, rs!

Assim como já fiz com a minha máquina de costura (aqui e aqui), estou aqui hoje para contar como foi o primeiro ano de uso da overloque. Acredito que seja legal para quem está pensando em adquirir uma máquina como essa ter a informação de como ela se comporta ao longo do tempo!

O primeiro post que fiz sobre a overloque, com poucos meses de uso, está aqui. Vale a pena dar uma olhada pois lá eu conto como escolhi esta máquina e também tem um vídeo muito útil na hora de passar as linhas e fios. A Ana também tem uma máquina destas e recentemente deixou as primeiras impressões dela a respeito da máquina neste post.

Bom, vou seguir os mesmos pontos que usei para avaliar a máquina de costura, acredito que assim eu não esqueça nada!

 
Minha Singer Ultralock 14SH754.

Instalação:
- A instalação foi bem simples e não tive nenhum problema nessa parte. No meu quartinho de costura eu deixei uma tomada exclusiva para a máquina.

Manuseio:
- O manuseio inicial não foi muito simples, mesmo que eu já tivesse usado uma overloque antes. Deixei para fazer isso depois de dar uma boa olhada no manual de instruções e no vídeo da Singer que está no outro post com link indicado acima. Atualmente já está sendo mais fácil esta parte, fui pegando o jeito.
- Os ajustes de tensão das linhas e fios eu faço conforme necessário em cada projeto, testando sempre em um retalho. Se vou unir dois ou mais tecidos com a máquina, testo desta forma. A máquina veio com um retalho escuro costurado na borda com linha branca. Ele é minha referência para ver se os pontos estão corretos ou não.
- Tenho problemas toda vez que preciso usar os fios vermelhos que eu tenho em casa. Acredito que eles não sejam de boa qualidade ou mesmo que estejam velhos. Eles quebram muito, ao contrário do que acontece com os fios de outras cores que eu usei por aqui. Para não ter fios de overloque em uma infinidade de cores (até porque precisa ter dois cones de cada cor), eu só tenho aqui em preto, natural e vermelho. Com os fios da cor natural e da cor preta eu nunca tive problemas.

Acessórios:
- A pinça que vem com a máquina é essencial para a passagem de fios e linhas, uso sempre.
- A chave de fenda bem pequena que veio junto é necessária para a troca de agulhas, que já fiz e foi bem simples.
- A única ferramenta que não usei é uma peça que serve para isolar um dos loopers (laçadores, que ficam na parte de dentro da máquina e usam fios apropriados), pois sempre deixo os dois em uso com seus respectivos fios.

Manutenção e problemas:
- Neste primeiro ano eu não tive nenhum problema com a máquina a ponto de ter que levá-la para uma assistência técnica, o que é ótimo.
- Segui o que estava no manual a respeito de limpeza e lubrificação da máquina. O processo é bem simples. Eu uso o mesmo lubrificante para todas as máquinas de casa e o pincel pequeno que veio com a Novinha eu uso para limpar a overloque também.
- Semana passada a máquina estava fazendo uns barulhos pontuais e aí uma das linhas quebrava. Depois de parar tudo para limpar e lubrificar a máquina, aproveitei para trocar as agulhas dela, o que eu nunca tinha feito. A máquina voltou a funcionar perfeitamente.
- A lâmpada nunca queimou, mas no manual explica como trocar.

Dúvidas:
- Eu tive muita dificuldade para acertar a passagem dos fios e das linhas, assim como acertar a tensão de cada um. O manual possui um bom tanto de informações, mas o vídeo da Singer e o retalho com o exemplo do ponto perfeito é que mais me ajudou. Hoje em dia está sendo mais fácil o manuseio.

 
Três camadas de moletom fino sendo costurados com a overloque. 
Usei dois fios e duas linhas.

Avaliação geral:
- A máquina é resistente, forte e muito estável, não apresentou nenhum problema. 
- Não é das mais práticas para levar de um lugar a outro por ser um pouco pesada, mas possui uma alça para transporte. 
- O ponto fraco inicialmente foi a passagem de fios e linhas, assim como o ajuste das tensões, mas hoje em dia não tenho mais problemas.
- Neste período costurei principalmente malhas com esta máquina, o resultado é sempre muito bom, tanto sendo malha mais fina ou mais grossa. Cheguei a costurar três camadas de malha com ela e deu tudo certo!
- Usei a máquina para fazer acabamentos de tecidos planos, normalmente passando uma camada só de tecido e deu tudo certo também. Para tecidos muito delicados, preferi usar um ziguezague fininho, mas hoje em dia eu tentaria fazer o acabamento na overloque também.
- O uso de uma máquina como esta não é tão simples quando o uso de uma máquina de costura, mas está cada vez mais fácil. A manutenção e a limpeza têm sido fáceis e a máquina atende bem o que eu procurava.

 
Top de moletom produzido com a overloque. 
Apenas os acabamento dos punhos e do decote foram feitos em outra máquina.

Espero que seja útil!
Beijos!

27 comentários:

  1. Katia, adorei seu post, me ajudou muito... queria saber onde comprou o manequim que esta o top de malha, estou louca atras de um desses ajustavel mas nao acho. pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu comprei este manequim ajustável no site americano da Amazon, quando viajei para lá no começo do ano...
      Aqui no Brasil, só vi para vender neste site:
      http://www.couturiere.com.br/manequim-ajustavel-dritz-sew-you.html
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Olá, conheci seu blog há pouco tempo e estou adorando. Muito bom esse post, ando pensando em comprar uma overloque dessa.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giselle!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu ainda tenho algumas dificuldades em usar esta máquina, mas ainda assim tenho conseguido bons resultados com ela!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Ola, estou pesquisando essa maquina para comprar, mas eu estou com uma duvida...ela dispensa o uso da maquina reta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucas!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Para costurar malhas, você pode unir partes diretamente com a overloque. Para tecidos planos, o ideal é usar a overloque apenas para o acabamento das bordas, neste caso ela não substitui uma máquina reta.
      Para as malhas, é necessário ter outra máquina para costurar as barras (uma galoneira, se o uso for industrial) ou uma reta/doméstica com agulha dupla.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Conseguiu costurar jeans com ela?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Oi, Dalma!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu nunca costurei jeans com esta máquina, pois para isso você precisa da máquina de costura (doméstica ou industrial). Eu já usei minha overloque para fazer acabamentos em jeans (uma camada de tecido) e não tive problemas!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. Olá Cátia! Comprei a minha faz uns meses e primeiro tive muita dificuldade para passar um dos fios ( de indicação " amarelo", pois no vídeo da máquina não se explica que precisa prender um dos fios numa saliência. Depois que descobri foi bom. agora estou tendo muita dificuldade de ajustar a tensão, pois o fio da indicação"amarelo" parte o tempo todo e , quando consigo o ponto não fica bonito. Você sabe de algum vídeo que ensina ajustar a tensão corretamente? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delbia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não sei de algum vídeo que possa lhe ajudar, pois o ajuste dos pontos muda de tecido para tecido. O que eu posso lhe dizer é que eu passava pelo mesmo problema quando eu usava fios na máquina, eles quebravam muito. Desde que eu passei a usar linhas no lugar dos fios eu passei a conseguir a usar a máquina com muito mais facilidade, tanto para fazer a passagem quanto a regulagem dos pontos. Acho que vale a pena testar!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Katia, obrigada pelas dicas e pela resposta rápida. Vou tentar e depois conto aqui. Bjs

      Excluir
    3. Espero que dê tudo certo, Delbia!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. Olá boa tarde, adquiri essa máquina e chegou hoje, estou perdida....qual linha devo colocar na máquina?

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde, adquiri essa máquina e chegou hoje, estou perdida....qual linha devo colocar na máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O indicado pelo fabricante é usar fios para overloque nas agulhas 1 e 2 (indicadas pelas cores vermelha e amarela) e linhas de costura nas agulhas de cima (3 e 4, indicadas pelas cores verde e azul).
      Eu tenho usado quatro cones grandes de linhas de costura na minha overloque e tenho obtido um bom resultado.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Olá. Adorando seu blog! Sou principiante em costura não manjo muita coisa mas sou metida a costureira kk. Agora quero investir nessa ultralock. Li seu post...muito útil por sinal. Acha que seria um Bom investimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kilzi!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu recomendo uma máquina de overloque se a sua intenção é costurar roupas de malha ou dar acabamento em peças de tecido plano. Como hoje em dia a maior parte das minhas costuras é de roupas, acho que fiz um bom investimento. Se a costura for eventual, ou o valor de uma máquina como essa não encaixar no orçamento, dá para fazer acabamento de outras formas, com ziguezague ou com costuras embutidas, por exemplo.
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  10. Boa noite Katia! Fiquei encantada com suas peças. Adquiri essa máquina mas não consigo fazer bainha ou nenhum ponto overlock na saia godê. Como você consegue fazer costuras curvas na overlock? Se tiver algum material, foto, qualquer coisa para me ajudar segue meu email thatianemarcia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thatiane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Para fazer costuras curvas, deixe o tecido alinhado antes de passar na máquina como se ele fosse um tecido reto. Ele precisa entrar retinho na máquina para que a faca corte por igual e que as agulhas façam a costura. Eu não tenho uma imagem específica para te mandar, mas espero que esta dica ajude!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  11. Oi! Estou "namorando " a ultralock. Tenho uma chinesinha em casa e ela me dá muiiita dor de cabeça, principalmente porque não faz as curvas bem e é quase impossível acertar a tensão dos fios. Na sua ultralock vc usa linhas em todas as agulhas (ou loopers)? Na minha chinesinha cruel eu uso uma linha e dois fios. Eu estou interessada nessa da singer porque me parece dar menos dor de cabeça que a chinesinha com relação a tensão dos pontos e é menos "violenta". Faço roupas pet e já perdi um monte delas porque a máquina chinesinha é como um trator, super indelicada para acabamentos finos. Vai ser ótimo saber sua opinião. Aliás, seu blog é ótimo. Costuro há quase 30 anos (tenho 35...rs..) e sempre tiro uma segunda opinião aqui. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu nunca tive uma chinesinha para poder fazer um bom comparativo para você, mas eu estou bem satisfeita com a minha Ultralock. Já está comigo há um pouco mais de dois anos e eu nunca tive problemas com ela.
      Eu usava dois fios nos loopers e duas linhas nas agulhas de cima, mas os fios quebravam muito. Desde que passei a usar linhas em todas as quatro passagens, não tive mais problemas!
      Quanto à tensão, é sempre preciso testar num retalho antes de começar, mas aos pouquinhos a gente pega o jeito de ajustar a tensão corretamente...
      Já passei desde jeans ou várias camadas de malha até cetim delicado na minha máquina, deu tudo certo!
      Fico feliz que você gosta do blog, tudo por aqui é feito com muito amor!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  12. Oi, Kátia!

    A minha ultralock chegou hoje. Dá um frio na barriga de olhar pra ela, é linda demais! Estou super animada e quero muito começar a entender direitinho, pois o manual parece ajudar muito. Até nas malhas vc usa somente linhas? É que sou do tempo em que costurar malha era algo impossível para uma Pfaff por exemplo (aprendi a costurar nela). Aí tinha todo aquele mito de ter que ter a linha especial, a agulha especial e até mesmo o momento especial...rsrsrs

    Ah! Obrigada pelo incentivo. Saber de pessoas como vc que trabalham, criam e ainda dividem com os outros suas experiências é motivo de inspiração. Que suas costuras e criações sejam abençoadas e multipliquem cada vez mais. Quem divide com o outro está multiplicando para si!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Que legal! Espero que a sua máquina atenda tão bem as suas necessidades quanto a minha máquina me atende!
      O manual ajudou bastante sim, principalmente no que diz respeito à tensão dos fios. E, falando nisso, hoje em dia eu só uso linhas, tanto para tecidos planos quanto para malhas. Não tenho problemas!
      Obrigada pelo carinho em seu comentário! Por conta de saber que alguma informação colocada aqui no blog possa servir para mais pessoas é que este espaço é mantido com carinho e dedicação!
      Que as suas costuras também sejam abençoadas!
      Beijos, obrigada mais uma vez e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  13. Oiiii Kátia😄
    Você acha que ela aguentaria, se eu quisesse costurar roupas para vender ?
    Desde ja obrigada ☺

    ResponderExcluir
  14. Oiiii Kátia😄
    Você acha que ela aguentaria, se eu quisesse costurar roupas para vender ?
    Desde ja obrigada ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Quanto ao acabamento, a máquina faz muito bem, fica com aparência muito profissional!
      Já em relação à quantidade, vai depender muito do volume que você pretende fazer... Se forem muitas peças, é provável que uma overloque industrial te atenda melhor por ser mais potente e, consequentemente, mais rápida.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails