11 de jul. de 2014

Minha Máquina de Overloque - Para odiar (de vez em quando) e para amar (sempre)

Olá!

Eu lembro bem quando usei uma máquina de overloque pela primeira vez lá na Lurdes. Era uma terça-feira calma, em que só eu estava fazendo aula. As bordas do vestido de crepe verde esmeralda entravam esfiapadas e saíam lindas e arrematadas. A Lurdes tinha colocado Frank Sinatra para ouvirmos (e naquele dia eu disse pra ela o quanto eu gosto destes clássicos).

Naquele dia eu concluí que fazer o overloque tinha algo de terapêutico. Sim, a Lurdes passou as linhas para mim, ajustou as tensões e testou para ver se o ponto estava bom. Eu só tive que acelerar e cuidar de conduzir o tecido direitinho na máquina.

O primeiro overloque terapêutico a gente nunca esquece!

Mais ou menos um ano depois, com uma bela produção de roupas no período, resolvi comprar uma máquina dessas para mim. E pra escolher? Assim como a escolha de uma máquina de costura é bem pessoal, escolher a overloque também teve seu trabalho.

Fiquei entre as opções domésticas da Singer e da Brother. Optei pela Singer Ultralock pela facilidade de assistência técnica, pelos bons vídeos da empresa quanto ao manuseio, pelo preço bom que encontrei na internet e pelo suporte de linhas que é todo de metal (dei uma atenção a isso quando vi que uma das máquinas da Lurdes - da Brother - tem o suporte de plástico e com o tempo quebrou, o que pode ser bem chato quando se trata de uma máquina que usa até quatro linhas).

Singer Ultralock

Depois de muita dor de cabeça com o atendimento do Magazine Luiza para receber meu pedido (não recomendo comprar lá, o barato acabou saindo caro, contei um pouco do que passei neste post), a Encantada chegou em minha casa, ufa!

O nome dela é este porque eu pensava a cada dia de atraso da entrega "mas essa minha máquina está Encantada mesmo, quanto trabalho para recebê-la!", e porque sim, coisa encantada essa do tecido entrar todo grosseiro de um lado e sair arrematado e até costurado do outro!

Então, parece que o meu conjunto de máquinas está completo. Por um bom tempo, não devo precisar de mais nada do tipo.

Chegada a máquina em casa, procurei dar uma lida no manual para entender a diferença de pontos que ela oferece. Mas devo confessar que o que eu usei mesmo até agora são o ponto que usa dois fios de overloque e duas linhas de costura (com duas agulhas) e o ponto que usa dois fios de overloque e uma linha de costura (com uma agulha). Usei a máquina para costurar malhas apenas, ainda não usei em tecidos planos.


 Peças que eu fiz na minha máquina de overloque:  

A passagem das linhas é meio chatinha, mas acho que deve ser assim em todas as máquinas do tipo. Apenas usando as cores que indicam a passagem na máquina ou mesmo vendo o manual eu não conseguia. Sempre que alguma coisa dá errado eu vejo este vídeo da Singer:

Vídeo muito útil!

O vídeo não é longo, mas mostra bem como é a máquina, como é o suporte de metal para os fios e linhas e os pontos que ela faz. Para mim, o principal é quando mostra como passar as linhas e fios.

Resolvida a passagem de linhas, tive que aprender como regular a tensão de cada uma. Isso eu consegui resolver olhando o manual. Aí eu comparo o retalho que estou testando com um outro que veio junto com a máquina e que tem os pontos perfeitinhos.

Coisas que eu acho importantes, já que estamos tratando de uma máquina que faz acabamentos e que também corta um pouco do tecido:
- Não usar alfinetes ou deixá-los bem longe da área que vai ser passada a costura de acabamento. Na máquina de costura normal não tem a faca, então o risco de acidentes é menor.
- Cuidar na hora de fazer curvas para não perder o traçado original. Eu quase perdi uma parte de um macacão por não atentar em fazer a curva do gancho direitinho (tem que olhar lá pertinho da faca). Sorte que deu pra salvar, rs!
- Se for usar a máquina para unir tecidos ao mesmo tempo que faz o acabamento, testar em um retalho dobrado ao meio para ver se a tensão de fios e linhas está ok. Eu já testei os pontos com um retalho simples e na hora de costurar mais de uma camada eu quase fiz um estrago, rs!

Instalar, limpar e lubrificar foram partes bem simples até agora. Das ferramentas que vieram eu só usei a pinça, sem ela eu não consigo fazer a passagem dos fios e linhas direitinho. 
Depois, quando eu usar para fazer acabamento em tecidos planos, eu conto como foi!

Beijos e boas costuras!

47 comentários:

  1. Boa tarde, Katia.
    Estou encantada com vc, feliz por encontrar alguém com as mesmas máquinas que eu e esperançosa de que vc me socorra em relação as mesmas.
    Em primeiro lugar, gostaria de saber se vc me ajuda a entender essas maquinas {que eu acho lindas} e a perder o medo de testa-las. Não tenho a mesma coragem que vc kkkkk. Admiro vc por isso e me encantei com seu jeito de falar, parece uma pessoa bem humorada e determinada. PARABÉNS!!!!!
    Se vc for me socorrer, depois eu te faço as perguntas e converso mais um pouco com vc.
    Fica com DEUS e " Bjos de Luz em seu coração."

    Atenciosamente,
    Maria da Guia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria da Guia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso!
      Fico feliz que o conteúdo do blog esteja te agradando!
      Se você quiser mandar as suas dúvidas, coloque aqui mesmo nos comentários pois assim teremos um espaço aberto para quem mais puder ajudar, ok?
      Beijos e boas costuras para você!

      Excluir
    2. Katia, obrigada pela atenção.
      A minha dúvida nesse momento é: pra costurar calça legging , uso as duas agulhas na ultralock ou só uma pra costura ficar segura? UM metro dá pra fazer ?
      Obg e boa tarde.

      Excluir
    3. Oi, Maria da Guia!
      Eu acho que deve ser melhor usar as duas agulhas, assim a calça fica com duas costuras, o que a deixará mais reforçada.
      Sobre a quantidade de tecido, eu nunca fiz uma para te dar uma ideia. É provável que seja suficiente, pois é uma calça de modelagem justinha. Um jeito de saber seria medir o seu molde para saber.
      Beijos!

      Excluir
    4. Ok Katia, vou seguir sua orientação e tentar acertar fazer essa bendita calça, estou com medo de errar, pois nunca fiz uma.
      Se acertar eu te conto, tá?
      Bjs de Luz em seu coração.

      Excluir
    5. Oi, Maria da Guia!
      Não tenha medo de errar, se não der certo na primeira, tente novamente!
      Espero que dê certo!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
    6. Olá Kátia tudo bem, odorei o post, estou querendo comprar uma "encantada", mas estou com dúvida quanto a manutenção, li aqui na NET que as peças são japonesas, difícil para manutenção em caso de problema. Sabe me dizer se é isso mesmo? Mas parece ser uma ótima máquina até mesmo pela marca muito boa. Abraço, obrigada!

      Excluir
    7. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Não sei se as peças desta máquina são importadas, mas é bem provável que sim. A minha Encantada foi produzida aqui no Brasil. Já a minha máquina de costura, por exemplo, foi feita na China e ambas são da Singer.
      Quando compramos algo de uma marca que tem pontos de venda e assistências técnicas em território nacional, acredito que isso facilite o fornecimento de peças. Este é um dos motivos que escolhi a Singer.
      Nunca precisei de reposição de peças para nenhuma das duas máquinas, então não tenho como certificar isso para você neste momento.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. olá, Kátia! sou aprendiz de costureira - comecei há um ano, sozinha, depois fui fazendo alguns cursos. hoje faço roupas e utilidades domésticas, me arrisco no patchwork. quero investir numa overlock doméstica e estou em dúvida quanto a ultralock da singer e a janome 8002d. minha máquina reta doméstica é a singer facilita 2968. minha única queixa dela é que é fraquinha para a costura pesada - fazer um cós num brim, por exemplo é algo impossível. tive oportunidade de trabalhar com a janome 2008, que é bem superior a minha singer nesse quesito, devido a sua estrura interna reforçada. tenho medo que o mesmo problema ocorra na overlock que eu adquirir. por isso a minha dúvida: você já trabalhou com tecido mais pesado na sua ultralock singer? sua experiencia com ela tem sido positiva? grata pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirna!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz pela sua caminhada na costura! Cada dia e cada aprendizado valem muito!
      Sobre a sua pergunta, eu só costurei malhas na minha overloque, que por enquanto se saiu muito bem. Não costurei tecidos mais grossos nela ainda para poder te contar em detalhes. Mas quando isso acontecer eu volto aqui para te contar!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Oi Katia!
    Acabei de comprar minha ultralock da singer!
    Ainda não testei mas pelo que tenho lido sobre ela na internet estou animada!
    Por acaso vc sabe onde posso encontrar as sapatas para costuras especiais da ultralock?
    Eu sei que existem uns 6 tipos diferentes que servem para colocação de elástico, costurar babados, rolotes, e muito mais...
    Mas nao encontro em lugar nenhum essas sapatas!
    Beijo!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu só usei até agora a sapatilha que veio com a máquina, mas imagino que você consiga encontrar as outras peças em que está interessada em uma autorizada da Singer. Eu já comprei sapatilhas para a minha máquina de costura assim. Você consegue encontrar qual é a mais próxima de você no site: http://www.singer.com.br/onde-comprar/
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. Oi Katia tudo bem, eu comprei essa maquina estou costurando com três linhas, mas pra malha ficou umas ondinhas pra fora do tecido, diminui e aumentei a tensão e nada, me explica como voce regulou a tensão em todos botões por favor, desde já obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É difícil passar as tensões, porque elas variam muito de tecido para tecido e se você está passando uma ou mais camadas dele de uma vez só. Sobre ondinhas de linha para fora do tecido, é bem capaz que a tensão do primeiro ou do segundo fio (ou os dois) precisem ser aumentados, pois podem estar mais frouxos. São eles que ficam mais para fora nesta costura. A terceira e a quarta linha são as que costuram reto, mais para dentro.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  5. Katia, estou pensando em comprar essa máquina. Mas estou em dúvida se ela trabalha muito bem com malha. Você recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu uso a overloque para dar acabamento em tecidos planos e para costurar peças em malha. Este último é o meu uso principal, sendo assim eu recomendo sim!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. Bom dia! comprei uma Janome Overlock 8002D‎, e não sei como ajustar os pontos, costuro muitos tecidos de algodão , layse e as vezes gorgurinho, Os pontos estão frouxos e tenho 4 botões muitos números e não sei bem o que fazer, o manual não diz nada sobre a melhor posição dos números de tensões.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! comprei uma Janome Overlock 8002D‎, e não sei como ajustar os pontos, costuro muitos tecidos de algodão , layse e as vezes gorgurinho, Os pontos estão frouxos e tenho 4 botões muitos números e não sei bem o que fazer, o manual não diz nada sobre a melhor posição dos números de tensões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dolores!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O que eu faço é ir ajustando um por vez, até que aquela parte da costura fique certa. O fabricante pode até sugerir algum ajuste de cada tensor, mas varia tanto de tecido para tecido e depende também de quantas camadas você está passando que o jeito é testar num retalho igual até ajustar.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Oi Katia, tudo bem?

    Adorei seu blog!!!
    Então, achei a máquina interessante mas gostaria de saber se ela substitui a reta para costura de tecidos planos e se tem como adaptar aparelhos de viés nela?
    Agradeço desde já a sua atenção e no caso de compra estarei contando com sua ajuda...
    Abraços
    Betânia SS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Betania!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu não acho que uma overloque substitua uma reta, ela é usada para dar o acabamento.
      A overloque pode ser usada para unir tecidos de malha e fazer o acabamento ao mesmo tempo.
      Sobre adaptar aparelhos de viés, eu nunca tentei, mas acredito ser possível pois o espaço é bem reduzido e tem a faca à frente das agulhas...
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  9. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
  10. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
  11. Estava fazendo um curso de costura, me empolguei e comprei uma overloque janone 8002 D e uma singer industrial reta modelo 191-D. Parei o curso e as máquinas ficaram paradas. se alguém se interessar em comprá-las, estão na garantia.
    meu nome é Cláudia whatsup 11 986334986

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia!
      Obrigada pelo comentário!
      Os seus contatos estarão por aqui caso alguém tenha interesse!
      (Mas eu acho que você deveria aproveitar essas belezuras e voltar a costurar, rs!)
      Beijos!
      Katia

      Excluir
  12. Boa Tarde ...
    estou com problema na minha maquina ultralock não estou conseguindo costurar, fica juntando a linha e não está puxando o tecido, estou desesperada por favor me ajude..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É um pouco difícil indicar o que pode estar acontecendo sem ver a máquina, mas você já tentou fazer uma limpeza e lubrificação da máquina e depois repassar todas as linhas e fios?
      É isso que eu faço quando a máquina teima em não funcionar...
      Se mesmo assim não der certo, recomendo procurar uma assistência técnica!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  13. Olá como vai?!? Adorei seu blog e suas resenhas. Tb tenho uma singer ultralock, mas estou com alguns probleminhas q nao sei como resolver... a linha da agulha "A" insiste em sair da agulha.. ela n quebra... apenas sai do buraco da agulha, mas continua puxando a linha, como resolvo?? E como lubrificar a máquina? Agradeceria se pudesse me ajudar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anacel!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre a linha que está saindo da agulha, eu verificaria se a tensão não está muito alta para ela e também se não está prendendo em algum lugar que não faz parte da passagem da linha...
      A lubrificação é simples, é só colocar uma gotinha de óleo para máquinas nas duas junções de uma peça que parece um pistão e tem o looper do fio 1/vermelho na ponta. Dá para ver a peça quando abrimos a tampa frontal da máquina.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Oi, Ruth!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que o conteúdo deste post seja útil para solucionar algum problema que você tiver com a sua máquina!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  14. Katia,
    Muitoooooo obrigado por me responder. . Mas infelizmente a linha continua a sair.. já estou quase desistindo..quanto a lubrificação fiz do jeitinho que vc disse.. mas verifiquei outra coisa... as agulhas ficam do mesma altura? ou a agulha A fica pouca coisa mais baixa que a B? Bjs

    ResponderExcluir
  15. Desculpa não ter.me identificado no comentário acima... eh a Anacel..kkkkk
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Desculpa não ter.me identificado no comentário acima... eh a Anacel..kkkkk
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anaceleste!
      Já tentou repassar todos os fios e linhas? Às vezes refaço toda esta etapa para garantir...
      Talvez fosse uma boa tentar passar outra linha, para ver se o problema não é com a linha que está sendo usada...
      Sobre a altura das agulhas, na minha máquina a agulha A está um tiquinho mais baixa que a B, acredito que seja assim mesmo.
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  17. Olá tenho uma dúvida ela faz só costura reta....

    ResponderExcluir
  18. Olá tenho uma dúvida ela faz só costura reta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A costura da máquina de overloque é de acabamento, de arremate. Com ela também é possível unir tecidos enquanto arremata as bordas, o que é muito usado em malhas. A costura reta apenas pode ser feita com máquinas caseiras ou industriais destinadas para este fim.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  19. Olá... Estou a procura de uma ultralock e estou em dúvida, ultralock Janome ou Singer. Gostaria de saber se você já costurou com tecidos mais grossos, como por exemplo moletom. Obrigada... Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lilia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sim, já fechei peças de moletom (daquele que não é o flanelado) inteiras usando minha máquina de overloque. Aliás, lidando com malhas é que eu acho que ela tem o melhor desempenho, mas também já usei para fazer acabamento de tecidos planos como o jeans.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  20. Boa noite Katia sou eliene tenho uma overloque chinesinha semi industrial, ela não está puxando o tecido para trás e sim para frente já limpei lubrifique e nada.Vc pode me dar uma dica de como proceder?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Katia sou eliene tenho uma overloque chinesinha semi industrial, ela não está puxando o tecido para trás e sim para frente já limpei lubrifique e nada.Vc pode me dar uma dica de como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliene!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Infelizmente eu nunca vi nada parecido acontecer por aqui para poder te dar uma dica. Acredito que seja melhor levar a sua máquina a um mecânico...
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  22. Olá Kátia, boa tarde! Quero uma overloque doméstica e estou na mesma dúvida que você ficou, Singer ou Brother... Como já se passaram 2 anos, você indica a Singer? Vale a pena investir nela? Minha maior preocupação também, é com o barulho, pois moro em apartamento, justamente por isso estou buscando uma doméstica... Beijos e muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu gosto muito da minha máquina, o post mais recente que fiz sobre ela é este aqui:
      http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2016/06/minha-maquina-de-overloque-singer.html
      Ela faz mais barulho que as concorrentes, mas nada que atrapalhe o vizinho... Aqui em casa eu costuro com o marido e os cachorros dormindo, sem problemas!
      A Ana, que colabora aqui no blog também tem uma Ultralock e mora em apartamento, creio que ela não tenha problemas quanto a isso também!
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  23. Oi Katia! Que legal seus posts e respostas! Parabéns.. isso ajuda em muito as pessoas!
    Depois desse tempo com a sua máquina, você já costurou tecidos mais pesados? Jeans, calças? Obrigada. Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que as informações estejam sendo úteis para você!
      Sobre tecidos mais pesados, já usei a overloque para fazer acabamentos em jeans (1 camada de tecido) e em veludo, que é mais volumoso. Foi preciso só acertar a tensão das linhas e deu tudo certo!
      Lembrando que a overloque não é indicada para costurar este tipo de tecido, apenas para dar acabamento nas bordas deles, ok?
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails