17 de jul. de 2014

Bonecando!

Olá!

Quando criança, tive uma boneca de pano, artesanal, que minha avó me trouxe de uma viagem pelo interior do Brasil. Ela era uma senhora negra, a típica Tia Anastácia do Sitio do Pica Pau Amarelo, lembram? Não gostava dela, afinal eu era uma menina boboca, doida por Barbies, motivo pelo qual minha mãe, que amou a boneca, a guardou em seu armário por anos, sob o pretexto de que me devolveria quando eu tivesse interesse e soubesse cuidar (só não sei o que foi feito dela).

Já na minha infância essas bonecas artesanais eram raras e acredito que elas devem ter praticamente sumido nas gerações seguintes, com o advento do plástico e de novos materiais super macios. Até os dias atuais quando, para minha grande alegria, assim como a costura, elas voltaram: bonecas artesanais, aquelas feitas com todo carinho para presentear com amor pessoas queridas e até você mesma.

Quando ficou sabendo da minha gravidez, minha madrinha foi rapidinho para máquina de costura fazer uma Tata, uma boneca de dormir para bebês que é tradição da família: todos os bebês aqui de casa tem Tatas. Desde que nasceu a Julia dorme grudada na dela!

 Julia (ainda no berço) chocada com o mau comportamento das Tatas na hora de dormir 
 (Sim! Ela ganhou mais de uma!).

Dois anos atrás meu marido esteve em Belo Horizonte e trouxe de presente para Julia uma boneca de pano, nem preciso dizer, né? Eu amei; ela não ligou e eu confisquei, igualzinho a minha mãe, hehehehe! O mesmo aconteceu quando, mais recentemente ele foi para a Argentina e trouxe uma Frida Kahlo lindíssima para Juju. Essa boneca da marca Quitanudos, feita à mão, com fios de algodão enrolados como um novelo, formando assim o corpo da boneca que é enfeitado de acordo com a personagem. Além de ser incrivelmente especial, cada boneca traz uma mensagem; a da Frida vocês podem ver na foto! Não poderia ser mais perfeita: flores na cabeça, brincão, xale de tule, um luxo!

A minheirinha super charmosa e a Fridinha Argentina, riquezas trazidas pelo papai.

Durante a feira de Patchwork do ano passado, fiquei apaixonada pelas matrioskas feitas pela Renata Blanco e não resisti, trouxe uma para minha pimpolha. O resultado foi que novamente ela nem ligou, mas a mamãe aqui ficou super contente com a boneca decorando o quarto dela!

As primeiras bonecas que costurei foram as Tildas que já contei para vocês aqui. Ao contrario das outras bonecas que a Julia ganhou, ela adorou as Tildas, levou logo para o quarto dela e já começou a brincadeira. Será que foi porque acompanhou a mamãe fazendo, assim como o Tata feito pela minha madrinha??? Mistérios e amores que só a costura te proporciona!

Minhas 3 bonecas, precisa dizer se ela gostou?

No entanto, desde o ano passado, tenho pensando muito em um projeto que encontrei na internet e fiquei encantada. O nome dele é Bonequeiras Sem Fronteiras e a descrição do site não poderia ser melhor:
“Somos cidadãs e cidadãos, que, querem de maneira suave e carinhosa, levar seu apoio - em forma de boneca - a quem precisa de um abraço.”

Não é demais?? Eu e minha mãe babamos muito, e estamos doidas para participar ou “copiar” em escala menor por aqui, afinal vem ao encontro de nosso grande desejo: usar a costura de algum modo para fazer o bem!

Então comecei uma pesquisa na internet por moldes de bonecas, de preferência grátis, para fazer uma por mês para que, no final do ano, elas sejam doadas a alguma instituição. A idéia também é convidar mais amigas costureiras a participar e assim aumentar o números de bonecas. E temos algumas idéias sobre as bonecas: queremos que sejam relativamente grandes (para um abraço!) e resistentes (para brincar mesmo!).

Começamos por essa bonequinha abaixo, mas achamos que elas eram pequenas demais:


Então, entre diversas outras pensei em sereias, meu eterno vício em temas marinhos. Não encontrei nenhum molde grátis e resolvi comprar um aqui, pois já tinha planos de fazer uma sereia para a Julia. Minha mãe testou então, o molde completo e a cauda dele com o resto do corpo da boneca anterior, que encontramos na internet. 

 
As sereias testadas e o controle de qualidade aqui de casa... dá pra ver que foi sucesso né?

Ainda não estamos totalmente convencidas de fazer só sereias e continuamos nossa busca. Entre as milhares de opções da internet, se você estiver interessado em bonecar, indico os sites abaixo:

http://dollsanddaydreams.blogspot.com.br/ (além dos moldes da sereia tem outros incríveis, maravilhosas, de babar)

http://www.carinagardner.com/2011/11/27/rini-doll-and-mermaid-sewing-pattern/ (outra sereia e bonecas enormes e charmosas, do jeito que as meninas amam!)

http://www.bitofwhimsydolls.com/category/Girl_Doll_Patterns/c46 (esse também é demais!!! Além de bonecas, tem também bichinhos, piratas, um mundo de brinquedos lindos!)

https://www.etsy.com/pt/shop/OhSewDollin?ref=l2-shopheader-name (outra lindeza sem tamanho, vontade de fazer todas!)

Por fim, queria comentar que sou apaixonada pelas bonecas Waldorf. Ainda não aprendi, mas está na lista dos desejos e se isso acontecer, volto pra contar pra vocês, combinado?

Bora bonecar?

Beijoca!
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails