15/05/2013

Livro do mês - A Costura Tornada Fácil (Burda)

Olá!

O livro de maio é um dos que eu comentei quando fiz um apanhado sobre a Burda.
 Burda - A Costura Tornada Fácil é uma das publicações da Burda em português/PT que pode ser encontrada no Brasil.


"Qual é a máquina de costura que devo escolher? Que linhas de coser devo usar em cada trabalho? Que fazer se as minhas medidas não coincidirem com as da tabela? Como aplicar um fecho de correr nas calças?

Este livro dá resposta a estas e a muitas outras perguntas. Cada fase da costura é explicada, passo a passo, e acompanhada por muitas ilustrações a cores. Um índice remissivo exaustivo permite-lhe encontrar, rapidamente, as instruções pretendidas.

Uma obra prática que fará da costura o seu passatempo favorito."

Como o próprio livro indica, pode ser lido de forma contínua ou consultado conforme a necessidade através do índice remissivo. Eu resolvi ler do início, pois é uma leitura de fácil compreensão e o livro não é muito grande, então não atrapalha quando levado na bolsa para ler no metrô.

Das coisas interessantes que aprendi recentemente nas aulas de costura e que também estão neste livro:
- Se vai fazer uma blusa, vestido ou casaco, a principal medida que deve ser levada em consideração é a do busto na hora de determinar o tamanho de um molde pronto. As demais medidas podem ser ajustadas para mais ou para menos conforme necessário.
- Como é um método para ajudar a tirar os moldes das publicações da mesma editora, tem uma parte detalhada de como ajustar os moldes antes de cortar o tecido. Confesso que antes eu fazia o seguinte: media busto, cintura e quadril. O meu quadril corresponde sempre à maior medida destas três. Eu cortava o modelo todo neste tamanho maior e depois de costurado ia ver o que precisava de ajuste. Se era um vestido, da cintura pra cima sempre ficava muito grande! No fim das contas eu desanimava porque a quantidade de ajustes era tanta que era mais fácil começar de novo e eu não concluía a peça.

Usando este método, eu consegui desenvolver um molde para o vestido Crepe (que não é da Burda e está quase pronto, logo mostro) que deu bem mais certo do que eu tinha conseguido em projetos anteriores. Os ajustes são bem menores e eu os considero normais, pois sempre dá pra ajeitar um pouco mais o modelo pra ter um caimento melhor.

Entrando em detalhes sobre o livro, ele é composto por muitos capítulos bem ilustrados, que passam por:
- local de trabalho e ferramentas
- introdução aos têxteis (as imagens e suas referências são um tanto fora de ordem, mas em geral dá para entender)
- alterações de moldes
- como transferir moldes para o tecido e como cortar
- prova de roupa
- costuras à mão e à máquina
- técnicas como chuleio, bainhas, bolsos, casas de botão, fechos e zíperes
- como fazer golas, cavas, decotes, mangas, pregas, cós, forros e revestimentos, cintos
- passagem à ferro dos tecidos
- detalhes como vivo, debruns, aplicações e bordados
- costuras de tecidos especiais ou delicados (se eu tivesse lido antes, talvez minha blusa de chiffon não estivesse empacada, rs!)
- linhas
- símbolos de manutenção dos tecidos (útil inclusive para as peças que compramos prontas).

Uma das coisas que pode não ser tão fácil de transpôr para nós aqui no Brasil, assim como acontece com as revistas vindas de fora, são as referências de tecidos. Nem sempre encontramos todos eles ou alguns tecidos levam um nome bem diferente entre a Europa e o Brasil.
O negócio é ir pela foto, se disponível, e ir numa boa loja com ela para procurar algo equivalente.

O fato de ser em português/PT não atrapalha a leitura e a compreensão, pelo menos na minha opinião. Com o tempo a gente vai se familiarizando com os termos um pouquinho diferentes (o que pra nós são pences, para eles são pinças. Então a parte que fala sobre o "deslocamento de pences" lá você encontra como "deslocação de pinças", por exemplo).

Eu tenho outros livros para consulta de costura em geral, inclusive o clássico "O Grande Livro da Costura", que pretendo falar sobre mais pra frente. Considero este e o da Burda os mais esclarecedores, que valem a pena ter em casa.

Eu comprei o meu por R$ 29,90 na Livraria Cultura do Shopping Market Place, na parte de revistas, mas não achei no site da livraria. O meu livro veio com uma etiqueta da Barco de Papel, que tem loja virtual.

Então, se você tem o costume de comprar moldes pela internet ou em revistas, acho que vale muito a pena ter este livro como complemento.

Serviço:
Livro: A Costura Tornada Fácil - Burda - A costura de A a Z com mais de 1000 ilustrações, informações sobre tecidos e dicas técnicas para que seu modelo assente na perfeição.
Capa dura, 248 páginas.
Editora: Tailormade Media, Lda. (Edição portuguesa)

Beijos!

2 comentários:

  1. Oi! Estou procurando o Livro "A Costura tornada fácil - Burda", você sabe onde posso encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carmem!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu comprei o meu livro em uma Livraria Cultura (em SP), mas não sei se ainda está disponível para venda, já que possuo o meu há pouco mais de um ano.
      Você já tentou na Barco de Papel (http://www.lojabarcodepapel.com.br/a-costura-tornada-facil-burda-livro.html)?
      Beijos e boas costuras!

      Excluir

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails