Todos estão bem?
Recentemente fiz uma descoberta incrível: o blog da Cassie Stephens.
Ela é uma professora de artes americana que leva seu trabalho a outro nível e explico o porquê. Ela ensina artes para crianças pequenas e se esmera na passagem do conteúdo, criando atividades incríveis para seus alunos. Até aí, nada de muito novo, não? Acontece que essa professora faz ou customiza suas próprias peças de vestuário criando figurinos incríveis que remetem seus alunos diretamente às obras ou aos movimentos de arte, pode existir mais amor?
Em seu blog, Cassie ensina várias das atividades artísticas, inclusive como cria suas roupas para trazer os alunos para perto da arte. Eu fiquei fascinada pelo trabalho dela, por todo amor que tem por ele e ainda, pela criatividade que essa professora esbanja, desenvolvendo a arte no seu dia a dia e mostrando que não precisa de um ambiente formal e “quadradão” para ensinar sobre qualquer assunto.
Descobri o blog dela por acaso. Estava fuçando na internet sobre um quadro em especial do Van Gogh que se chama “Noite Estrelada” e que com certeza está entre os meus preferidos da vida toda. Estava buscando reproduções dele, justamente para tentar fazer em feltragem. Tive essa idéia quando fui no encontro de pais da escola da minha filhota e uma mãe estava fazendo uma coroa azul de feltro com estrelas amarelas... aquilo me remeteu direto ao quadro que tanto gosto e fiquei com vontade de fazer a minha versão. Acho que esse quadro, com os movimentos espirais que aparecem no céu estrelado, tem tudo a ver com as formas que conseguimos (eu sou novata! Espero conseguir!) com a feltragem. Nessa busca, me deparo com esse vestido:
A famosa obra de Van Gogh “Noite Estrelada” foi produzida em 1889 a partir da janela do sanatório em que ele vivia na época.
Na foto, o vestido feito por Cassie, inspirado na obra do impressionista.
Fiquei encantada, raríssimas vezes vejo uma reprodução e acho que ficou boa de verdade. Essa ficou fantástica, e melhor que isso, feita em feltragem que era o que eu procurava. Acabou? Não! A danada da professora ainda teve outra ideia genial: colocou luzinhas de led nas estrelas do vestido, ou seja, o vestido acende, minha gente! Dá pra imaginar a carinha dos alunos ao ver a professora com o vestido aceso? Incrível, né?
Lendo os posts, descobri que esses figurinos fazem parte de um projeto em que ela se propôs a fazer um vestido por mês tendo a obra de algum artista como tema. No blog vocês podem encontrar muitos deles, inclusive com a descrição de como foram feitos. Além dos projetos inspirados em grandes nomes das artes plásticas, ela também capricha em figurinos inspirados em materiais artísticos e em datas comemorativas, como o feriado mais famoso do México “El dia de los Muertos” e o Natal.
Fiz uma seleção para vocês, mas recomendo de verdade que vocês visitem o blog da Cassie, tanto para ver essas belezuras de figurinos que ela compõe, quanto para visitar os tutoriais de atividades artísticas para desenvolver com seus pequenos (se você ainda não tem filhos, acredite, vai querer fazer os projetos com sobrinhos, filhos de vizinhos, amigos, etc...).
Figurinos inspirados nas obras de Munch, Kandinsky e Magritte
Outros belíssimos e elaborados projetos inspirados nas obras de Andy Warhol, Hiroshige e Keith Haring
Figurinos inspirados no Dia dos Mortos, Natal e nos famosos girassóis de Van Gogh.
Beijoca,
Ana
que post bacana. Parabéns Kátia !!
ResponderExcluirOi, Vandalu!
ExcluirObrigada pelo comentário!
Quem fez este post foi a Ana, que escreve semanalmente aqui no blog! Vou fazer com que a mensagem chegue a ela também!
Beijos!
Katia
Oi Vandalu, fico feliz em saber que você gostou!
ExcluirTambém adorei fazê-lo!
beijoca
Ana