23 de jun de 2016

Armário Handmade de Inverno!

Olá!

O inverno chegou oficialmente esta semana, apesar de já ter dado os primeiros sinais ainda em maio. Por aqui em SP não tem feito tanto frio nos últimos anos, então é hora de avaliar se o que temos no armário vai dar conta das temperaturas mais baixas que já chegaram.

Faz tempo que eu não faço um post como este, do armário handmade da estação, avaliando o que eu já fiz e que quero colocar em uso nos próximos meses, assim como contar quais são os meus planos de costura. Vamos ver o que eu reuni de peças e dicas?


O que já está no armário

Lá em maio, com o Me Made May rolando (fiz dois posts com as peças que usei, aqui e aqui), eu já comecei a pegar algumas peças mais quentinhas do fundo do armário e que vão continuar em uso.


Mangas compridas

Coloquei para uso as peças com mangas compridas, como minha amada blusa de crepe de seda, meus tops cropped de malha e minha camisa de crepe de seda. Essas peças podem ser usadas com casacos por cima e, se necessário, com uma segunda pele por baixo.


  
Post sobre a blusa aqui.

 
Post sobre o meu terceiro top cropped Astoria aqui.


Post sobre a camisa de seda aqui.




Saias com meia calça

Confesso que gosto mais de usar uma saia ou um vestido com meia calça mais grossinha e botas do que usar calças no frio. Esta mini saia foi usada nos últimos dias mais quentes e já está sendo bem útil agora no frio. Outras saias que tenho serão usadas da mesma forma.

 
A saia Mabel em breve vai ter um post para ela, mas já mostrei um pouco aqui.


Blusa de tricô - lã de merino

Finalmente usei a blusa que tricotei no ano passado aqui em SP! A lã é de merino, material natural e bem quentinho. A lã de merino também está sendo usada na próxima blusa de tricô, que está quase pronta.

Post sobre a blusa de tricô aqui.


Capa de lã

Uma peça que também saiu do fundo do armário esta semana foi a minha capa de lã, forrada com cetim, que fiz há uns dois anos atrás. Fico muito feliz de ter feito uma peça como esta, espero usá-la por muitos anos!

Post sobre a capa de lã aqui.


Planos para o armário handmade de inverno

Desde que começou a esfriar mesmo eu comecei a notar que tinha poucos vestidos de mangas compridas. Na verdade, só tenho dois: um chemisier de viscose (que não é quente) e um vestido de veludo cotelê forrado. O que acontece é que, como o frio por aqui não andava realmente frio, a gente se resolvia bem com mangas 3/4 (que eu adoro, aliás) e com casacos ou jaquetas mais finas.

Com essa reflexão, resolvi comprar alguns tecidos para priorizar a costura de três peças:

- Um vestido de veludo com mangas compridas (já está pronto, mostrarei em breve)!
- Um casaco curto de lã
- Uma saia calça para substituir uma saia antiga que já está meio sem graça

Fiz um vídeo mostrando os materiais acima e os planos para eles:

 

OBS: No final do vídeo eu pergunto sobre forros, pois quero aproveitar algo que já tenho em casa. Recebi uma ótima sugestão da Rachel Pinheiro (do blog House of Pinheiro): usar o algodão que eu escolher no corpo do casaco - devo ficar com um dos mais grossinhos - e algum tecido acetinado nas mangas, pois isso ajuda na hora de vestir, o algodão nas mangas pode "segurar" as blusas de mangas compridas!

Além disso, estou prestes a terminar a minha blusa de tricô iniciada em janeiro (sim, sou bem lenta para tricotar mas, em minha defesa, estou sempre fazendo mais alguma coisa junto, rs!).

Vou reformar a camiseta de couro que fiz há pouco tempo, trocando as mangas curtas de couro por mangas compridas de malha. Explico: a camiseta foi feita com um material que não ajuda a pele a respirar, então, mesmo com as mangas curtas, não dá para usá-la no calor (eu já tentei, rs). No frio, só consegui usar se vestisse algo de mangas compridas por cima, tirando um pouco da graça da peça. Então acabei usando poucas vezes a camiseta do jeito que está. Melhor modificar para poder usar mais, não é?!

Próximo projeto: modificar esta blusa de couro sintético!

Depois destas peças estarem prontas, vou retomar os estudos de modelagem de calças. Calças jeans não são quentes e, fora elas, tenho apenas uma calça de veludo cotelê que é mais quentinha.

Ah, entre um projeto e outro de costura, espero conseguir tricotar uma gola nova de lã, luvas e polainas! #oremos


Investimento a longo prazo

Se alguns desses planos não se concretizarem a tempo de usar neste inverno, ao menos estarei mais preparada para o inverno seguinte, então não será desperdício de tempo nem de material. Fazer peças versáteis e atemporais são ótimas opções para as roupas de inverno, que tendem a durar mais tempo por conta do nosso clima.

E você, quais são seus planos handmade para este inverno?


Beijos e boas costuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails