12 de dez. de 2016

Look do Dia: Casaco de Lã com Capinha!

Olá!

No resumo das costuras do mês de novembro (aqui) deve ter dado para reparar que eu estava costurando/tricotando peças quentinhas em plena primavera, não é?! Mas era por um bom motivo, eu queria usá-las nas minhas férias!

Eu e o marido viajamos por duas semanas, sendo que na primeira ele estava trabalhando e na segunda não. Isso influenciou diretamente nos destinos a visitar, assim como do ritmo de cada parte da viagem!

Entre a viagem de Montevideo (os posts são este, este, este e este!) e a viagem de férias, foram três semanas em casa, o suficiente para que eu desse um gás nas produções para levar na mala.


Casaco de Lã com Capinha

A primeira peça estreada foi um casaco de lã com capinha que estava com os materiais comprados desde que planejei o meu armário handmade de inverno. Não tinha conseguido costurar a tempo de usar no frio de São Paulo deste ano, mas não desisti dele (até porque com os materiais em casa não dá para desistir, né?!).

O molde é o Watson Jacket, da Papercut Patterns, comprei junto com o molde da minha querida jaqueta Bomber florida (ou seja, faz tempo que estava aqui, já que a jaqueta tem quase dois anos que costurei, post sobre ela aqui).

Eu não tinha muito tempo para fazer uma peça piloto, então confiei nas minhas medições de partes críticas do molde - como as mangas - e nas medidas da peça finalizada que estão nas instruções e fui direto para os tecidos definitivos.

A parte externa é de lã, não muito grossa. O forro é de algodão para quilt. Seguindo uma dica super boa da Rachel Pinheiro, usei um tecido acetinado no forro das mangas, para ajudar a deslizar na hora de vestir. Eu tinha um retalho de alpaseda em casa que deu conta. Para estruturar o casaco, usei entretela MX, super boa de aplicar (porque tem umas entretelas por aí que só rezando muito para ficarem bem aplicadas!)

A lã pronta para ver a tesoura e o modelo!

Aqui, durante a montagem da capa, dá para ver bem o algodão do forro!

A montagem do casaco tem várias etapas, principalmente por causa da capa externa e também dos recortes da frente e do leve peplum nas costas. Adorei este último detalhe pois ajuda a peça a ficar mais acinturada na medida certa para o meu corpo! As instruções (em inglês) são muito bem ilustradas, o que me ajudou a fechar a peça sem grandes dificuldades.

 
O apego já era tanto que até tirar foto do forro já montado eu tirei, rs!

Curiosidade: por incrível que pareça, tive dificuldades de achar botões para o casaco, na cor vinho. No primeiro armarinho que fui, trouxe botões que tinha até gostado, mas ainda quis procurar mais um pouco. Estive em mais três armarinhos que praticamente não tinham botões nesta cor, acredita? Aí fiquei com os botões que eu já tinha comprado e no final gostei deles, rs!

 
Uma dificuldade: achar variedade de botões vinho!

Enfim, o casaco superou as minhas expectativas! Ficou pronto mais rápido do que eu pensei e eu amei o resultado!

Gola Peter Pan e a capinha que sai dos recortes frontais.

 Atrás, a capinha e o recorte com peplum, que deixa o casaco mais comprido e acinturado.

Amei o efeito da estampa do forro!


Passeio Craft

Logo que cheguei a Paris (que delícia), já fiquei pensando num bom dia para usar o casaco, pois queria que o Ricardo pudesse fotografar para mostrar aqui, hehehe!

Aproveitei um dia mais calmo dele, em que fomos à Anna Ka Bazaar, passeamos um tanto entre Saint-Germain-des-Pres e depois fomos andando meio a toa em direção a Montparnasse. Adoro dias assim, sem muito roteiro!

Anna Ka Bazaar: loja que adoro no 11o Arrondissement!

Compras na Anna Ka: Enfeites de papel (quero usar no Reveillon aqui em casa), washi tapes natalinas, um alfinetão de metal para decoração e um corte lindo de viscose para uma blusa!


Look do Dia

O casaco deu conta do frio durante o dia, mas ao entardecer, passei um tiquinho de frio, rs! Para o frio de São Paulo, vai dar conta sem problemas, já em locais em que no outono faz mais frio que o nosso inverno, no mínimo eu teria que colocar uma daquelas camisetas térmicas por baixo do tricô que eu vestia (e que não foi o caso. #aprendizados). Ou, talvez, forrar com algo mais quente.

 

 

OBS: foto de bastidor que ficou bonita, rs!

Capinha que tira o casaco do comum e ajuda a esquentar as costas e os ombros.

 Olha o forro da capinha aparecendo, achei charmoso!

Casaco de Lã com Capinha: Lã e entretela MX compradas na GJ Tecidos (Centro - SP), algodão importado para quilt e alpaseda do meu acervo. Molde Watson Jacket da Papercut Patterns (Nova Zelândia). Botões do Zuza Armarinhos (Pinheiros - SP)
Calça Jeans: C&A
Tênis: Farm para Adidas

Durante o dia em que estreei o casaco, percebi duas coisas: as mangas precisam ser ajustadas, pois estão um pouco longas, o que dá para resolver. E eu senti falta de bolsos. Como fiz o casaco na pressa, não alterei o projeto para colocar bolsos e, agora, acho que vou colocar pelo menos um bolso aplicado (como os bolsos traseiros de calça jeans, sabe?) na parte interna, à mão mesmo. Assim pelo menos vai dar para guardar o celular ou algo mais que eu precise. Mas nada disso tirou meu encanto pelo casaco. Ele e uma simples calça jeans já formam um bom look!

O mais engraçado é que, vendo as fotos, ficou tudo muito rosa, por conta do cabelo que está mais rosa atualmente e do batom. Olhando o tecido de perto, ele me parece mais vermelho, mas a linha que usei para costurá-lo e os botões são vinho. De qualquer forma, gostei demais!

Até o gato do anúncio no metrô era rosa, rs!


Beijos!

_____
Informações:

Anna Ka Bazaar
Endereço: 16 Rue Keller, 75011 Paris, França
Site

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Juliana!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Este acabou se tornando o meu projeto de costura mais especial deste ano, fiquei muito feliz com o resultado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails