9 de abr de 2013

Ferramentas para Costura - Tesouras

Olá!

Dia desses mandei afiar uma das minhas tesouras de cortar tecido e aí me ocorreu que eu poderia escrever sobre as ferramentas que a gente usa para costurar, como escolher, manter funcionando direitinho... Então, começo pela tesoura.

Imagine: Você comprou um tecido lindo, está louca para usá-lo e a tesoura sem corte vai "mastigando" o tecido todo... Ai que aflição! Não pode, né?!

Dicas "de ouro" a respeito das tesouras:
- Cada tesoura tem um uso específico: cortar papel, cortar tecido, cortar linha... A sua tesoura para cortar papel não deve ser usada para cortar tecido e assim por diante.
- Suas tesouras de costura não devem ser usadas pra outros fins, como cortar embalagens plásticas ou longa vida (o que faz um belo estrago na tesoura, tenha uma só para uso na cozinha).
- Se você conhece um bom profissional que afie, por exemplo, seu alicate de cutícula, leve para ele afiar também suas tesouras. Se você não conhece um, veja um contato com aquela manicure ótima que sempre está com os alicates afiadinhos e que nunca lhe tira um "bife". Foi assim que eu conheci o moço que afia minhas tesouras e meus alicates há anos!
- Tenha mais de uma tesoura principalmente para o corte dos tecidos, pois se uma ficar "ceguinha" numa hora de correria, você pode usar a outra que estará afiada!
- Faça o possível para não deixar sua tesoura cair, assim ela não estraga a ponta e não entorta, mantendo o corte por mais tempo.

Para assegurar sempre o uso correto, conheci pessoas que não emprestam suas tesouras e eu até compreendo isso, sabe? Assim como chefs de cozinha possuem seus conjuntos de faca e não emprestam para ninguém e por aí vai...

Eu tenho algumas tesouras, nada muito espetacular, são todas das marcas Tramontina ou Mundial, facilmente encontradas. São estas aqui (da esquerda para direita):

Tesoura de Picotar - Tesoura Multiuso (para tecidos) - Tesoura para Costureira (para tecidos) - Tesoura para Floricultura (que eu uso para cortar papel) - Tesoura de Tecelão / de Arremate / "Mosca Branca"

- Tesoura de Picotar (da Linha Practical Red Dot da Mundial Creative): o corte em forma de ziguezague ajuda os tecidos a não desfiarem. Uso pouco, mas já foi útil.
- Tesoura Multiuso (da Linha Practical Red Dot da Mundial Creative): foi a primeira tesoura que separei só para cortar tecidos, minha mãe que me deu.
- Tesoura para Costureira (da Linha Supercort/Extracort da Tramontina): esta é a mais recente, também uso só para cortar tecidos. A vantagem desta para a Multiuso é o formato mais curvado e anatômico, deixa a mão em posição confortável na hora de cortar os tecidos.
- Tesoura para Floricultura (da Linha Supercort/Extracort da Tramontina): Tenho faz tempo, antes de começar a costurar. Fiquei surpresa quando achei o modelo no site, pois a última coisa que eu faria com essa tesoura aqui em casa seria usar nas plantinhas, rs! Eu uso a minha exclusivamente para cortar papel, fundamental para os moldes!
- Tesoura de Tecelão (também conhecida como Tesoura de Arremate ou "Mosca branca", a minha é da Linha Practical Cortfácil da Mundial Creative): fica sempre pertinho da máquina, uso para cortar as linhas que sobram no começo e no fim da costura. A tesourinha fica sempre aberta por conta de uma mola interna e o movimento que fazemos sempre é o de fechá-la para cortar, o contrário de uma tesoura normal. 

Depois que soube que a tesoura de tecelão também tinha o nome de Mosca Branca, só ficava pensando no movimento do Mestre Miyagi pegando mosquinhas com o hashi no Karatê Kid, hahaha!

Com certeza existem outras marcas e modelos de tesouras, até de uso mais profissional. Estas que eu tenho eu cuido direitinho (o que pode ser mais importante do que ter uma ferramenta cara ou de marca conhecida) e para o meu uso elas têm sido suficientes.

Todas guardadinhas na minha caneca do casamento de Kate e William, comprada em Londres.

Gostou?
Em breve vem mais post sobre ferramentas!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails