26 de abr. de 2013

Burda - Moldes ao alcance de todos

Olá!

Desde que me conheço por gente e entendo o que é uma revista, lembro de existirem revistas com moldes para roupas.

Minha mãe costumava comprar algumas, apesar de saber traçar os próprios moldes. Acredito eu que era para ter ideias, ver as novidades na modelagem, saber mais sobre a costura ou mesmo se alguma coisa havia mudado, já que ela fez o curso de corte e costura nos anos 60. E as revistas estavam lá na banca, "olhando pra ela", então por que não comprar?

No final do ano passado comprei um molde da Burda para fazer uma blusa com peplum e, quando vi que as marcações do molde estavam em inglês, alemão e em outra língua que eu imagino ser russo, além do rodapé em alemão, eu resolvi pesquisar. Como eu estou aprendendo alemão, metade da família é alemã, enfim, fiquei curiosa.

Blusa com peplum

Cheguei ao resultado da editora alemã que tem revistas com moldes desde os anos 50!
"Todas as mulheres querem ser belas." Uma frase simples, uma verdade irrefutável de validade atemporal. Foi esta a afirmação de Aenne Burda quando percebeu que, mesmo nos anos difíceis que se seguiram à Segunda Guerra Mundial - tempo em que se iniciou um processo de mudança também no vestuário - as mulheres queriam se sentir bonitas. Em qualquer parte do mundo, independentemente da idade, do status social e da forma do corpo. Na vida cinzenta da Alemanha pós-guerra, os modelos de seda da alta costura parisiense eram um sonho inatingível. Extravagantes, complicados e, principalmente, de custo proibitivo. Até que surgiu Aenne Burda. Em 1949, esta mulher de 40 anos tomou as rédeas da editora de moda falida do seu marido Franz, chamou-a de Burda Moden e lançou a primeira edição com uma tiragem corajosa de 100.000 exemplares: moda bonita que você mesma pode fazer. Dez anos mais tarde, a Burda era a revista de moda mais importante da Europa, com uma venda de 1,5 milhões de exemplares. Qual a receita do sucesso de Aenne Burda? "Em geral, sou uma mulher prática. E sabia o que as mulheres comuns queriam." Quer fosse o New Look dos anos 50, quer a moda Flower Power dos anos 70: Aenne Burda trouxe para a sua revista as tendências de moda de Paris e Milão - modificadas de acordo com o ideal prático desejado pelas mulheres, incluiu moldes com medidas perfeitas, instruções simples e detalhadas e dicas de estilo de fácil compreensão. Modelos especiais sem requinte demasiado, sofisticados mas, acima de tudo, dirigidos a costureiras iniciantes. Um conceito que funciona até os dias atuais e com o qual ela lançou a ideia que viria a maravilhar o mundo inteiro: a primeira revista de moda feminina do mundo ocidental a ser distribuída na União Soviética. Em 1987, a maior revista de moda do mundo teve a sua Première em Moscou sob estrondoso aplauso - um gigantesco evento midiático com um espetáculo grandioso e nomes importantes do mundo da moda. A revista, que até então só era possível encontrar a preço extremamente elevado no mercado negro, tornou-se acessível a todos e converteu-se num motor de mudança social. "Aenne Burda teve mais sucesso em Moscou do que três embaixadores antes dela.", afirmou na época o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros Hans-Dietrich Genscher. Desenho de moda, criação de estilos, livros: Tudo isso esta mulher poderosa produziu, com garra, a pulso. E através das suas criações demonstrou a milhões de mulheres que não precisam de muito para se sentirem belas. Na maior parte das vezes, um vestido confeccionado por nós é suficiente.
(Extraído e adaptado de Burda Style Portugal, edição 01/2013, página 17)

Aqui no Brasil não temos uma edição da Burda, mas a edição mais próxima de nós é a da Burda portuguesa, o que facilita muito na hora de executar os projetos. O que seria um "porém" é o fato das estações do ano estarem invertidas, mas eu vejo como uma vantagem já que, por exemplo, dá pra fazer com calma agora um projeto para a próxima primavera ou verão e, quando o calor voltar, ele estará prontinho para usar.

Atualização: A revista Burda Style conta com uma edição brasileira desde agosto/2014. Fiz um novo post a respeito, contando as minhas impressões sobre a primeira revista editada no Brasil neste post.

Todo o conteúdo da revista é tradução para o português da Burda original editada em alemão, então vale mesmo a pena comprar a edição portuguesa! Só se você quiser aprofundar os seus conhecimentos costurísticos em outra língua, rs!

Existe também um site da Burda de Portugal, que tem:
- Loja virtual com máquinas, acessórios e assinaturas de revista*
- Arquivo das edições anteriores das revistas
- Download para impressão de moldes
- Notícias sobre as tendências de moda
- Dicas para costura


* Sobre a assinatura: Eu fiz as contas e uma edição portuguesa com envio para fora da Europa (provavelmente recebendo com um pouquinho de atraso, tipo 1 mês) sairia por cerca de 8,60 Euros - R$ 22,55 - e que parece não incluir a taxa do correio.
Se você comprar na banca aqui do Brasil uma Burda de Portugal, com 3 meses de atraso em média, você paga R$ 9,90. Na minha opinião, não compensa assinar, principalmente pelas estações do ano invertidas.
De vez em quando, você pode encontrar edições mais antigas por preço mais em conta. Eu já comprei um pacote com 2 revistas do final de 2011 por R$ 9,90.

Semana passada eu comprei numa banca no bairro do Sumaré a revista de janeiro de 2013, a mais recente por aqui neste momento:


O que eu mais gostei foi a parte em que eles estão reeditando alguns modelos publicados nos anos 50 e 60, a sessão chama-se "Coleção Aenne Burda". São lindos!

Eu adorei este, de 1963!
"Estilo intemporal: o vestido de corte clássico chama a atenção pela vista amovível bordada e o cinto delicado com laço."


Adoro ler em Português/PT, rs! Em pouco tempo a gente acostuma com os termos que são um pouco diferentes dos nossos e o estilo de redação!

As revistas sempre possuem muitos modelos, divididos em sessões, como:
- Moda infantil
- Moda plus size
- Projetos para fazer à mão
- Uma das peças com explicação mais detalhada, ideal para iniciantes
- Moda Retrô
- Roupas confortáveis para usar em casa
- Acessórios e customização
- Roupas de festa

Alguns outros links legais da Burda:
Em alemão:
Facebook
Site
Modelos Vintage (entendi quase nada, mas gostei de praticamente tudo, rs!)



Em inglês:
- Site
- Loja de moldes
Livro "BurdaStyle Sewing Vintage Modern: Mastering Iconic Looks from the 1920s to 1980s" (com 14 projetos e 5 moldes de base. Esse eu tenho, comprei na Amazon inglesa, em breve vai virar post!)
- Livro "The BurdaStyle Sewing Handbook" (com 15 projetos e 5 moldes de base)



Em português/PT:
- Livro "A Costura Tornada Fácil" (Esse eu tenho, paguei R$ 29,90 numa Livraria Cultura, post sobre ele aqui)
Uma última observação: Os moldes à venda em geral já saíram em alguma edição da revista Burda. Então se você já comprou alguma revista, vale a pena dar uma olhada antes de gastar US$ 5,40 (no site americano) ou de 1,99 a 4,99 Euros (no site alemão) em um molde só!

Beijos e boas costuras!

27 comentários:

  1. Oi, Kátia!
    Descobri há pouco tempo a Burda portuguesa e estou encantada com ela. Em geral, me agradou mais do que a nossa brasileira Manequim. Como sou iniciante na costura, procuro por modelos mais simples. Os mais simples da Manequim às vezes me parecem complicados!...rsrs
    Olha, achei um site que oferece a assinatura aqui no Brasil com preço semelhante (ou igual) ao valor da banca: http://www.agepress.com/MaisProduto.asp?Produto=61
    Mas, eu gostaria de encontrar algum site que vendesse as edições avulsas... Vou continuar procurando.
    Beijos e boas costuras!
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Eu também estou gostando muito da Burda portuguesa!
      Sobre as edições avulsas da Burda aqui no Brasil, eu já vi algumas para vender aqui:
      http://www.lojabarcodepapel.com.br/catalogsearch/result/?q=burda&x=0&y=0
      Obrigada pela visita!
      Beijos e boas costuras para você também!

      Excluir
    2. Ah, obrigada pelo link, Katia! Tem várias edições legais nesse link...
      Vou acompanhar.
      Estou procurando a edição de Abril/2013. Pode ser que em breve esteja disponível...
      Bjs,
      Vanessa
      vanessabiali@yahoo.com.br

      Excluir
    3. Oi, Vanessa!
      Pelo que tenho visto, a edição portuguesa de abril deve chegar às bancas em julho. Vale a pena ficar atenta nas bancas!
      Beijos!

      Excluir
    4. Oi Kátia, estou iniciando na costura e comprei uma Burda hoje. Fiquei em dúvida com relação aos tamanhos, por exemplo uso 42 que em Portugal é o número 40. Possivelmente a numeração dos moldes é maior que nosso número, não é isso?

      Excluir
    5. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Sobre os tamanhos, nem sempre os tamanhos que estamos habituados a encontrar nas roupas prontas coincidem com os tamanhos das revistas de molde. O melhor jeito de saber qual tamanho é o seu é:
      1. Tirar suas medidas com a fita métrica (geralmente busto, cintura e quadril são as medidas básicas);
      2. Procurar na tabela de referência que vem na revista para encontrar seu tamanho de molde.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Olá Katia! Eu gostaria de comprar diretamente do site Burda Portugal, mas tenho algumas duvidas... qdo a gente compra, já pode baixar direto? é em todos os tamanhos?
    Att
    Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email é cintia.pandolfi@gmail.com

      Excluir
    2. Oi, Cíntia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu só comprei moldes no site americano da Burda (até porque está em dólar, acho que compensa mais). Quando comprei lá, assim que o pagamento é aprovado, você pode baixar os arquivos em PDF (um do molde e outro das instruções de montagem da peça).
      Quanto aos tamanhos, você pode ver os tamanhos disponíveis para o molde na descrição dele, antes mesmo de comprar.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Olá,
    Somente para atualizar você e suas leitoras, a burda style acabou de chegar ao Brasil. Dia 05 de agosto estará nas bancas.

    Abs,

    Equipe burda style Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Estou ansiosa pela chegada da revista!
      Assim que estiver com o meu exemplar brasileiro em mãos, contarei minhas impressões para atualizar este post!
      Um abraço e sucesso!
      Katia

      Excluir
  4. Kátia, parabéns pela iniciativa desta postagem, você resumiu tudo que eu precisava saber sobre a Burda. Estou procurando por bons moldes de calças femininas e me parece que os moldes da Burda são os melhores. Muito obrigada. Leonor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonor!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Gosto muito dos moldes da Burda, antes mesmo que a edição brasileira estivesse nas bancas. Acho que você vai gostar também!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  5. Simplesmente amei!☺☺☺☺☺☺☺☺☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria!
      Que bom que gostou!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. a burda eu amei alem de peças lindas a revista também peças para fazer muito facil .conheci a pouco mas eu gostaria de ter toda a coleão de 2015 e 2015 que perdi .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cleuza!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Você já tentou entrar em contato com a editora para ver se eles vendem as edições passadas? Acredito que seja possível!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. Olá Katia, td bem? Gostei muito de seu blog.
    Será que vc pode me passar o endereço da Banca de revistas no Sumaré onde comprou a Burda que citou neste post ?
    Grata
    Adriane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriane!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A banca fica junto da Padaria Real, na Av. Dr. Arnaldo, 2010.
      Veja que este post tem pouco mais de dois anos e há pouco mais de um ano não tenho ido para esta região. Hoje em dia a revista Burda tem edição brasileira e é mais fácil de ser encontrada, ok?
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Eu não gostei da Revista Burda portuguesa nem da Burda espanhola, os modelos são muito simples e feios, antigamente nas bancas de revista no Bom Retiro eu comprava a Burda Francesa era muito boa e os modelos lindos, depois sumiu não veio mais para o Brasil

    ResponderExcluir
  9. Eu não gostei da Revista Burda portuguesa nem da Burda espanhola, os modelos são muito simples e feios, antigamente nas bancas de revista no Bom Retiro eu comprava a Burda Francesa era muito boa e os modelos lindos, depois sumiu não veio mais para o Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Os modelos das revistas, em geral, são os mesmos que são publicados pela matriz na Alemanha, com as devidas traduções para os países que publicam a Burda localmente.
      Hoje em dia é bem provável que você não encontre mais nenhuma Burda de outros países, visto que desde o ano passado temos a Burda brasileira, que é uma revista ótima na minha opinião!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  10. Oi Katia... adorei ler sobre Aenne Burda... só recentemente assisti ao filme Coco Chanel (de 2008) e complementa este seu post... que mulheres ousadas e avançadas que facilitaram a vida das mulheres do século passado... e nós só na "rebarba"... elas sim, são criativas... incríveis!!! Aquele Abraço!! Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      É verdade, estas foram mulheres muito inovadoras e maravilhosas!
      Que bom que podemos aproveitar o legado que elas deixaram!
      Beijos!
      Katia

      Excluir
  11. Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A revista Burda normalmente é encontrada em bancas de jornal e livrarias.
      Também é possível fazer assinaturas para receber os exemplares em seu endereço.
      Você pode conseguir mais informações no site da revista:
      https://www.burdastyle.com.br/
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails