20 de fev. de 2014

Livro do mês - Como pregar um botão

Olá!

Este livro já está aqui em casa há um tempo, já tinha tirado proveito de algumas dicas mas, pelo jeito, os últimos dias eram realmente os ideais para retomar o livro e ler inteiro de uma só vez. E ficar encantada com ele.

"Como pregar um botão
e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer.
Um guia para economizar, aquecer o coração e simplificar a vida."

A capa já é uma graça e o tema proposto não só é legal como eu vejo ser imprescindível para os dias de hoje, com tanto consumo, desperdício e falta de ligação com as coisas mais antigas (como se tudo aparecesse pronto em nossa frente, de forma que não fazemos ideia de como é o processo todo).

A leitura é leve e muito divertida. Transmite através de passos simples muitas coisas interessantes! A autora escreveu o livro utilizando os conhecimentos de muitas avós que passaram pela Grande Depressão americana, quando não tinham opção na hora de simplificar e economizar. Mas não por isso deixaria de ser interessante, proveitoso e com uma beleza especial.

O livro é introduzido pela autora mostrando como ela chegou nessa ideia, depois apresenta as avós que contribuíram para então entrar nos temas.
Hoje em dia, lavanderias passam as camisas, entregadores levam a pizza, jardineiros cuidam das flores e, sim, alfaiates pregam aqueles botões infelizes. No entanto, a vida pode ser muito mais simples, agradável e enriquecedora - e muito mais divertida também. Como a sua avó sabe, vale a pena aprender a fazer essas tarefas por conta própria!

Prático e emancipador, Como pregar um botão reúne a valiosa sabedoria das babás e vovós, assim como de alguns especialistas, e traz aos leitores, passo a passo, mais de 100 dicas essenciais de culinária, limpeza, jardinagem e diversão, incluindo formas de:
- dar brilho à sua imagem, engraxando os sapatos;
- dobrar corretamente um lençol com elástico;
- cultivar a própria horta e fazer conservas;
- usar vinagre e bicarbonato de sódio para limpar a casa sem empregar produtos tóxicos;
- sentir-se linda melhorando a postura;
- preparar a própria massa de torta e desfrutar uma fatia do céu.

Com um encanto nostálgico, Como pregar um botão proporciona tranquilidade e conforto. Ao fazer coisas por conta própria, com cuidado e atenção, você e seus entes queridos colherão as agradáveis recompensas de um trabalho bem-feito.

Pois bem, eu acho que o livro ficou lá guardadinho na prateleira um tempão e "piscou" de novo para mim dia desses quando me peguei pensando em como tem sido gratificante presentear as pessoas com algo que eu fiz, como é gostoso comer uma fatia de pão com geléia de morango que a minha mãe fez antes de correr, como eu gosto de enfeitar a minha casa com flores que eu mesma escolhi e coloquei nos vasos, bules e chaleiras que eu tenho em casa e, principalmente, como é maravilhoso vestir as roupas feitas por mim mesma! Tudo isso consome tempo, mas exatamente este tempo que a gente poderia estar desperdiçando em coisas menos importantes. O que a gente mesmo faz adquire um valor tão especial, vai muito além do monetário.

Eu me vi de uns anos pra cá fazendo minha maquiagem e penteado sozinha para eventos especiais, fazendo as unhas sozinha semanalmente, cuidando de casa com a ajuda do marido, fazendo nossa própria comida e fazendo minhas próprias roupas. Para mim o próximo passo é de cozinhar ainda mais em casa e depender menos de industrializados como caldos prontos, por exemplo, e fazer o meu próprio pão. Também me encantou a quantidade de coisas que podem ser limpas apenas com vinagre e bicarbonato de sódio e quero passar a usar também.

Como são muitas dicas, vou contar rapidinho sobre as seções do livro:
1. Na cozinha - com receitas e dicas sobre cardápio;
2. Na horta - como plantar e manter uma horta em casa, como preservar frutas, legumes e hortaliças;
3. Na faxina - como lavar, arrumar e usar produtos simples para a limpeza da casa;
4. No closet - como fazer reparos (sim, existe um dos tópicos que ensina como se prega um botão, rs!), produzir algumas peças como cachecóis, como comprar boas roupas e como arrumar malas;
5. No ninho - cuidados com a casa em geral (inclusive como montar arranjos de flores, que eu adoro);
6. Na saúde e na beleza - dicas para saúde, postura, beleza da pele. Um dos meus favoritos é o "como aplicar um batom vermelho";
7. Em família - cuidados com bebês e crianças e também com o nosso par.
8. Nas finanças - dicas para controlar o orçamento, negociar, aproveitar promoções e poupar.
9. Na comunidade - como viver bem com os vizinhos, amigos, até como contatar seu governante.
10. Em sociedade - com dicas de coquetéis (e o passo-a-passo mais longo, de como fabricar a própria cerveja), como planejar e realizar eventos e como dançar valsa.

Eu recomendo muito a leitura do livro todo, para quando alguma situação pedir uma das dicas dele, é só correr e olhar, como um guia mesmo. E se divertir também!

Beijos!

Serviço:
Livro: Como pregar um botão e outras coisas úteis que sua avó sabia fazer. Um guia para economizar, aquecer o coração e simplificar a vida.
Autora: Erin Bried (tradução de Doralice Lima)
Editora: Civilização Brasileira - Grupo Editorial Record
Ano: 2011
Site

4 comentários:

  1. Muito legal! Eu sempre gostei muito de moda e resolvi aprender a cortar e costurar para transformar todas as minhas ideias em roupas bem legais. Me indicaram este curso http://www.aprendum.com.br/curso-de-corte-e-costura-online/ Ele é todo online e super fácil de acompanhar as aulas. Simplesmente ótimo! Fiz todas as aulas e o que paguei pelo curso valeu muito a pena. Deixo como dica para quem quiser aprender a costurar! Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carla!
    Obrigada pela visita, pelo comentário e pela dica!
    Beijos e boas costuras!
    Katia

    ResponderExcluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails