Se uma pessoa tem um blog sobre costura há quase um ano, é porque o assunto no mínimo lhe interessa, certo? Sim, eu amo costurar! Mas tenho que assumir um amor muito especial e bem antigo que é a costura à mão.
Terminando uma blusa que leva alguns botões nas costas e cavas que pedem acabamento à mão com pontos invisíveis não me desanima... Mesmo que a máquina tenha função de pregar botões e de fazer bainha invisível, eu prefiro fazer à mão.
As minhas primeiras costuras à mão provavelmente foram os alinhavos que eu tinha que fazer antes de dar acabamento com barrados de crochê nas peças que eu bordava para a minha mãe e para a minha sogra quando eu era mais nova.
Lembra que quando eu contei sobre por que aprender a costurar? Dá pra sentir se existe um amor por costura mesmo sem ter uma máquina por perto, apenas com linha, agulha e tesoura.
Sempre me dá aquela sensação gostosa de um carinho a mais pelo que a gente faz, porque leva um tempinho, mas eu sempre me sinto em paz nessas horas, sério. E a cara de "eu que fiz" que fica no final? Eu acho lindo!
Nos últimos dias, as costuras à mão apareceram:
Nos pontos invisíveis das cavas e nos botões colocados na nova blusa
Na colcha de retalhos que cresce a cada pedacinho;
Na almofada bordada com viés de acabamento colocado à mão;
No quilt de duas outras almofadas e na aplicação de hexágonos em uma delas;
- No acabamento com pontos invisíveis do presente de aniversário da afilhada;
- No alinhavo das pences do shorts que está em andamento.
Eu tenho folheado alguns livros que tenho em casa sobre técnicas e acabamentos feitos à mão e ainda não sei tudo, mas estas soluções mais simples já atendem bem o que preciso. Algumas outras foram substituídas por funções que as máquinas atuais cumprem muito bem, como fazer casas para botões.
É importante saber o que uma máquina de costura pode fazer bem mais rápido e com a mesma qualidade de uma costura à mão, como casear ou chulear/fazer ziguezague em uma peça. Mas temos que lembrar sempre o que a costura à mão tem seu valor também!
Apetrechos para o quilt da minha colcha de retalhos, que será feito à mão!
Espero que este post tenha te animado para costurar à mão também!Beijos e boas costuras!
Oi, Kátia!
ResponderExcluirLindos os seus projetos. Estou adorando acompanhá-los.
Verdade, costura à mão tem um charme e é única na sensação de paz q proporciona a cada pontinho... Estou aprendendo a costurar à máquina para costurar roupas e para ser mais rápida em alguns projetos. Mas costurar à mão é paixão para a vida toda.
Que calor, hein? Por aqui, também está faltando shorts para aguentar durante o dia...=).. Já cortei um com um molde da Burda. Tá faltando é animação para terminá-lo... Mas, como vc disse, enquanto esse calor nos cerca, vamos costurando na medida do possível.
Beijos e ótima semana,
Oi, Vanessa!
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
Que legal que você se identificou com o tema de costurar à mão! Fico muito feliz!
Não desiste do shorts não, vai ser bem útil nesse calorão!
Beijos!
Katia
oi, katia. cheguei aqui pelo superziper para saber mais sobre estamparia caseira e acabei navegando pelo restante deste lindo blog. aprendi a costurar com máquina e me aventurei a fazer minhas roupas, mas nao sei costurar a mão. Você sugere algum livro para iniciante?
ResponderExcluirobrigada e um beijo carinhoso.
lu
Oi, Lu!
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
Eu amo costurar à mão! Mas vou te dizer que o que eu sei eu aprendi com a minha mãe ou fui aprendendo durante as aulas de costura, não cheguei a seguir nenhum livro. Se bem que livros gerais sobre costura costumam ter indicações de como fazer bainhas à mão, colocar botões, fazer consertos...
Um livro que eu tenho aqui em casa que tem técnicas de costuras à mão é este aqui: http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136619/ (na editora está mostrando esgotado, mas eu tenho a impressão que é fácil de achar em outras livrarias, já vi até em bancas de jornal).
Espero ter ajudado e também que você volte sempre!
Beijos e boas costuras!
Katia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir