9 de abr. de 2014

Costura "Vapt-Vupt" com tutorial - Quimono de Algodão!

Olá!

Esta costura foi vapt-vupt por três motivos: primeiro que faz tempo que eu queria fazer um quimono de algodão com tecido de fundo preto, segundo que o tal tecido cruzou o meu caminho na feira de Patchwork (post aqui) e terceiro porque eu queria usar em um dos dias do Lollapalooza (eeehhh!).

Eu procurei por um quimono lá na Liberdade quando eu fui comprar o livro sobre Sashiko para fazer a colcha do Noah. Procurei primeiro por tecido oriental, mas nada por aqueles lados. Achei alguns quimonos prontos, mas nenhum que tenha me deixado encantada de verdade.

Aí, lá no stand da Casa Belém encontrei o tecido que eu tanto queria! Aliás, eles tinham várias estampas orientais, foi muito difícil escolher!


Aqui dá pra ver bem a estampa e os detalhes em dourado (suspiros!)

Com tecido em mãos (comprei 3 metros, minha medida "padrão" quando ainda não tenho projeto definido ou quando não sei o quanto vai consumir), escolhi um dos projetos encontrados junto com a Ana, que foi este aqui.

Basicamente o quimono é composto por:
-  Um retângulo para as costas, sendo que a largura dele é a distância entre os ombros, de ponta a ponta, mais 21cm. A altura sugerida pela autora do projeto é de 94cm, que eu achei suficiente para mim. Na parte de baixo, as pontas são arredondadas (eu fiz isso a partir de 15cm, contando de baixo para cima). Na parte de cima, arredondar levemente na região do pescoço (no meu caso, foram 20cm de largura por 4cm de altura):

 Costas

- Para as duas partes da frente, dois retângulos medindo a altura do retângulo das costas menos o espaço em que foi feita a curva de baixo. A largura de cada um é a distância de cada lado do ombro, descontando a a distância do pescoço:

Frente
 
- Dois retângulos para as mangas, que a autora sugeriu ser a medida do bíceps (o "muque" ou a "região do tchauzinho") mais 38cm, que eu fiz e ficou bom. A altura sugerida é de 26cm.

Mangas

Planejando bem o corte, usei 1,60 metro de tecido, sendo que ele tinha apenas 1,10 metro de largura, então se for com um tecido com a nossa largura padrão, é capaz que você consiga fazer com 1,50 metro. Para garantir, não deve consumir mais do que 2 metros.

Meu plano de corte (pode variar conforme largura do tecido e as medidas do seu quimono)

Para fazer, é simples:
- Dobrar cada manga ao meio (no sentido da largura), costurar lado direito com direito e reservar;
- Unir as partes da frente às costas;
- Unir as laterais da frente e das costas, deixando uma abertura para encaixar as mangas (no meu caso foram 38cm);
- Encaixar as mangas, colocando-as por dentro da peça e posicionando direito com direito;
- Fazer o acabamento com barra de lenço.

Marcações de costuras

Eu vi pelas fotos que a moça fez o fechamento todo da peça com máquina de overloque, acho que por isso não mencionava margem de costura. Eu costurei tudo com 1 cm de distância e depois usei um ponto de acabamento.

Aqui dá para ver bem as dimensões do quimono...

as costas... 

... e o detalhe da manga.

Depois de pronto, o quimono esperou até sábado para ser usado, que ansiedade!

Pesquisando o que eu iria vestir para ficar legal com o quimono eu cheguei às seguintes combinações possíveis:
- Shorts jeans e camiseta branca
- Look todo preto

Como eu não queria nem um nem outro (rs) eu cheguei a um meio termo: calça preta e blusa branca. Eu amei o resultado!

Quimono com blusa Taffy por baixo, sucesso!



Mais algumas coisas que eu achei legais:
- Eu usei por baixo do quimono uma das minhas blusas Taffy, modelo que tem as mangas bem rodadas. O legal do quimono é que dá para vestir sem esmagar o que está embaixo, então super serve para acompanhar roupas que não são muito ajustadas ao corpo.
- Rolou um ventinho frio à noite e eu estava até que bem coberta, foi muito bom ter levado!
- Ter um quimono como este, que não fecha na frente, pode substituir super bem um casaquinho de linha (tenho vários e ando meio cansada deles) ou outros casacos leves!

Tenho que confessar que na 6a feira, antes mesmo de estrear este quimono, eu comprei um crepe de chine (de seda) clarinho para fazer outro quimono, só que este será de transpassar na frente e com faixa de amarrar, mais tradicional!

E aí, gostou?

Beijos!

2 comentários:

  1. Gostei muito,tbm tenho um tecido lindo assim , e quem sabe arrisco a fazer? Ficou ótimo. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Olha, eu adorei como ficou o meu quimono, acho que vc vai gostar também!
      Beijos!

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails