3 de abr. de 2014

A colcha do Noah - Bordados em Sashiko

Olá!

Semana passada eu terminei de bordar a colcha do Noah, tudo feito com a técnica do Sashiko.
Eu aprendi os princípios do Sashiko num Workshop na Kikikits em janeiro. Na ocasião, fiz meu bordado com uma linha DMC perlê, a mais parecida com a linha japonesa Olympus. Ambas são 100% algodão.

Na época eu comprei algumas linhas da Olympus para trabalhos futuros, em branco e natural. Só que a linha da DMC foi suficiente para bordar a peça do workshop, que virou almofada e toda a colcha do Noah. A agulha usada foi uma que eu já tinha, que parece com a agulha de ponto cruz, mas tem a ponta mais afiada, mais adequada para bordar tecidos.

Linhas para Sashiko e agulha para bordado com ponta

Depois de decidir como seria a colcha, comprei o linho (para manter a tradição de bordar em tecidos naturais), montei a frente da colcha com blocos de Patchwork (contei essa parte no primeiro post da colcha, aqui) fui atrás dos motivos para bordar. A maior fonte foi o Pinterest. Fora dele, não havia praticamente nada em português e pouca coisa em inglês. Lá fui eu procurar um livro sobre o assunto e comprei este aqui, na Fonomag:

Sashiko Zakka by Hideko Onozaki - Japanese Traditional Embroidery Stitch Pattern Book
(Fonte)

Eu vou fazer um post depois só sobre o livro, mas por ora conto que, apesar de estar em japonês e eu não entender nada da língua, ele foi suficiente para escolher os motivos, já que propõe os projetos por estação do ano. Escolhi os que estavam na Primavera, quando o Noah vai nascer.

Fiz mais buscas sobre os significados de cada desenho e o que eu encontrei foi:
Fundo-Tsunagi (en: Balance Weights) - na minha tradução livre, contrapesos.

Hoshi-Ami (en: Fish Net) - Rede de pesca
 
 Yabane (en: Arrow) - Flecha. Significa "voar, buscar a felicidade"

Asano-Ha (en: Hemp Leaf - sim eu também estranhei, rs!). Eu entendi como sendo as folhas de Cânhamo. O Imperador do Japão só usa roupas feitas de cânhamo e o motivo costuma ser bordado em peças infantis para desejar que a criança cresça forte e bastante, assim como a planta.

O livro também foi útil para direcionar a ordem do bordado, importante para que as figuras fiquem formadas corretamente e mantenham as características da técnica de oferecer resistência às peças enquanto decora e que as linhas não se sobreponham no lado direito.

Acabei fazendo os motivos não muito pequenos pois achei que deixaria um efeito gráfico interessante e também eu conseguiria manter o controle do bordado, já que eu não estou acostumada a fazê-lo, fora ser feito em um tempo razoável.

Eu bordei com a frente da colcha já costurada, transferi os desenhos usando papel manteiga desenhado, papel carbono branco para tecido e carretilha.

Desenho transferido, com a frente da colcha presa à minha base de passar com alfinetes

E aqui está a frente da colcha, prontinha!

Que amoooooor!

Eu adorei o resultado, ficou como eu imaginava!

E, para manter o costume de dedicar uma trilha sonora californiana ao pequeno Noah, lá vai:
 Não teve jeito, com o show do Metallica, a gente retomou os álbuns clássicos aqui em casa. 
Essa é uma das minhas favoritas!

Pula, Noah, pula!

Só clássicos dos cabeludos dos anos 90 neste post!

No próximo post, vou colocar os detalhes finais deste projeto, não perca!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails