3 de set. de 2014

Desafio costurístico e costura colaborativa - parte 2

Oi!

O tema de hoje é desafio costurístico. Quem aí não tem aquela técnica, detalhe ou projeto de costura que considera um desafio? Eu tenho uma lista de desafios e quando pensei sobre isso, logo comentei com minha parceira Katia que seria legal falarmos a respeito aqui no blog.

Como primeiro “auto-desafio” pensei justamente em uma técnica que quero testar faz tempo e agora surgiu a oportunidade de fazer. Aí que entra nosso segundo assunto: a costura colaborativa.

Tenho uma super amiga anja da guarda chamada Ingrid, que é uma pessoa incrível, daquelas que você conhece e quer ficar perto dela para sempre! Além de chef de cozinha, que prepara os quitutes mais deliciosos do mundo só pra te fazer feliz, ela é doida por química, adora handmade em geral, como fazer bonecas, tricô e tudo o mais que aparecer pela frente.

Quando ficamos amigas, claro que um dos primeiros assuntos foi a costura e ela me contou que já havia tentado algumas vezes mas que se frustrou com o método/ateliê onde foi aprender (assunto para outro post).

Na segunda ou terceira vez que nos vimos, herdei da Ingrid todo um aparato para patchwork de primeiríssima, aqueles que você baba de vontade de ter, sabe? Disse a ela que ficasse com o material, que eu ajudaria a fazer algumas peças, mas como ela é uma pessoa mil e uma utilidades e está sempre ocupadíssima, foi logo me passando suas coisas e alguns quadrados de patchwork prontos dizendo: se sair alguma coisa desses quadrados já fico feliz.

Assim que vi, pensei no canto mitrado, que é uma técnica de costura que eu queria muito usar, que já tinha tentado e não tinha conseguido alcançar um resultado que gostasse. Já saí da casa da Ingrid com tudo na cabeça. Essa semana me enchi de coragem e parti para compor meu projeto de costura colaborativa com minha queridíssima amiga Ingrid!

Olha que lindeza os quadrados que herdei da Ingrid!

Canto mitrado consiste em fazer bordas perfeitas, em um trabalho quadrado ou retangular cujas extremidades ficam finalizadas em uma costura diagonal. Não entenderam nada né? Bem, as figuras mais abaixo irão ajudar bastante!

Existem alguns modos diferentes de fazer o canto mitrado, facilmente encontrados em vídeos ou tutoriais de fotos na internet. Eu já havia tentado usar um modo que consiste em dobrar os cantos, passar a ferro para vincar, passar costura, depois cortar e virar para o lado direito deixando a costura finalizada. Confesso que apanhei muito e não ficou nada do que tinha pensado. Então encostei o desafio por um tempo.

Dessa vez, tentei outro modo, que consiste em costurar faixas laterais, independentes do quadrado central, em direções opostas. Depois é preciso sobrepor as demais faixas e costurar, vejam as etapas:

Primeiro coloquei as faixas laterais opostas (vermelhas) e depois as restantes (brancas).

Depois basta você dobrar o quadrado na diagonal, riscar essa mesma diagonal nas extremidades/faixas com giz de costura. Aí será onde você passará a costura e voilá: aí está o canto mitrado!

Com o canto mitrado consegui usar os quadrados de patchwork da minha amiga e terminar três lindas almofadinhas para ela, que ainda não viu ao vivo, mas já gostou pelas fotos.

Sempre achei patchwork incrível mas também muito trabalhoso e, como sou um ser sem paciência, nunca achava tempo para me dedicar tanto e tentar fazer. Confesso que o projeto em colaboração com essa amiga tão querida me deixou com vontade de me arriscar em mais peças com essa técnica, quem sabe não será o meu próximo desafio costurístico???

Obrigada amiga linda pelo trabalho a quatro mãos, eu amei o resultado e espero que a gente faça muitos outros projetos juntas!

Beijocas,
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails