10 de set de 2014

As vantagens da reutilização de tecidos

Olá pessoal, como estão?

Uma das minhas atividades preferidas é visitar lojas de tecidos, passear pelos corredores buscando riquezas e inspiração para novos trabalhos. Toda costureira adora ficar admirando as estampas, utilizar o tato para conhecer sua maciez, seu peso, etc... Em pouco tempo você já elege suas lojas preferidas, conhece até os vendedores pelo nome.

Mas muitas vezes herdamos ou compramos tecidos e os utilizamos em projetos que não gostamos, que por algum motivo não deram certo e acabam encostados no cantinho da costura ou mesmo ocupando um lugar eterno em nossos armários, já que nunca são utilizados.

Aí é que entra o assunto do post de hoje: já pensou em pegar aquele projeto pela metade ou mesmo aquela cortina antiga e reutilizá-la para um novo projeto?

Tem muita gente que vê a reutilização de tecidos com um pouco de preconceito, mas eu acho a ideia genial por vários motivos:

1) A reutilização de tecidos é bastante econômica!

Ao reutilizar um velho lençol como forro para um vestido novinho ou transformar a velha e longa cortina da sala em uma pequena e enfeitada cortininha para a janela da cozinha você está poupando um bocado de dinheiro, que pode ser utilizado para projetos novos!

2) Tecidos “amaciados” podem ser muito interessantes para projetos infantis
Um tecido já utilizado em um projeto de costura certamente foi lavado várias vezes e isso o torna bastante macio, o que pode ser uma característica muito importante na construção de uma nova peça que vai ficar em contato direto com a pele ou em projetos para infantis como forro de uma colcha fofinha e macia que vai aconchegar um pequeno bebê! Além disso, você pode lavá-la e perfumá-la de um jeitinho todo personalizado. Você não vai se arrepender!

O forro do vestido da minha bailarina foi feito com um lençol de algodão velhinho e macio, afinal o tule é duro e pinica bastante. Quis deixá-la bem confortável para dar suas piruetas!

3) Peça piloto

Alguns projetos exigem habilidades mais avançadas de costura ou a modelagem da peça em um manequim ou no próprio corpo. Se este é o caso e você está planejando executá-lo com o tecido mais lindo que comprou, pode reutilizar um tecido antigo para preparar a peça piloto, onde irá fazer todos os ajustes até alcançar os resultados pretendidos. Aí é só repetí-los no tecido luxuoso que comprou para o projeto e o resultado é sucesso garantido!


Esse bolerinho que eu fiz para a Julia já foi uma bolsa de veludo lilás (pena não ter fotografado na época para mostrar a vocês). Com detalhes personalizados como o babado e a florzinha em feltro ficou do jeito que eu queria e pude fazer um outro com o tecido novinho, sem medo de errar!

4) Peças vintage sem custo!

Sabe aquela colcha que você herdou da sua tia e não usa porque não curte como cobertura da sua cama, mas a guarda com carinho por achar o tecido adorável? Já pensou em usá-lo em um novo projeto? Jogos americanos, talvez? Almofadas? Capa nova para sua máquina de costura? Com aviamentos especiais, você consegue criar uma nova peça ao melhor estilo vintage, que além de te satisfazer vai arrancar suspiros de suas visitas! E posso apostar que vai deixar sua tia pra lá de orgulhosa da costureira que você é!

5) Costura sustentável
Já parou para pensar no custo que um novo tecido tem para o planeta? É preciso matéria-prima, energia e água para sua fabricação. Quando você reutiliza um tecido está fazendo sua costura ser sustentável. Tem coisa mais eco-chic e mais na última moda que isso? Eu duvido! E posso garantir que o nosso planetinha agradece.

Acho que já temos razão suficientes para reutilizar tecidos concordam? Mas ainda quero falar de mais uma que é o exercício de sua criatividade. Ao comprar um tecido, eu pelo menos, quase sempre tenho uma idéia clara do que ele irá se transformar, mas reutilizar um tecido é uma espécie de quebra-cabeça, no qual você vai encaixar o tecido antigo perfeitamente em um projeto novo, assim você coloca seus neurônios para trabalhar e se diverte um monte!

Está sem idéia? Olha só o que encontrei em uma busca rápida no Google:

 
A velha camisa pode virar viés para uma colha de retalho, uma nova almofada ou um saquinho de tecido multi-uso, não é demais? (Fonte)

Projetos antigos transformados em uma linda toalha de retalhos. (Fonte)

Seu velho jeans transformado em um avental old style pro maridão fazer o churrasco de domingo... é muito amor!

O que não faltam são idéias! Então vamos resgatar antigos tecidos e transformar em novíssimas belezuras!

Beijoca!
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails