19 de mai. de 2015

"A vida não tem feriado" ou... um post para contar novidades!

Eu li a frase que coloquei como título deste post num tapume de um terreno na Teodoro Sampaio. Não sei quem é o autor, mas acho muito verdadeira. A gente não pode esperar o próximo feriado, o próximo fim de semana ou as próximas férias para fazer algo diferente ou significativo na vida.

A vida acontece todos os dias, seja a vida que a gente escolheu viver ou a vida que a gente deixou acontecer pra nós mesmos.

Nos tempos de faculdade, meu sonho era estagiar numa empresa grande. Se fosse gigante, melhor ainda. Lembro dos processos seletivos de mil etapas que participei, das dinâmicas de grupo que eu nunca entendi (desculpe quem é de RH, mas esta é a minha visão de participante, de quem viu coisas muito forçadas acontecendo nessas ocasiões).

A gente tenta esse caminho porque parece ser o melhor (e quase que o único) a seguir, de estudar para fazer carreira em uma multinacional.

No momento certo do curso, estagiei na área de Marketing de uma multinacional de tecnologia da informação. Foi um período de um ano e meio muito bom, onde aprendi muito mas não tinha maturidade suficiente para equilibrar a conclusão do curso (a qual me dediquei 200%) e o trabalho, por isso não fui efetivada.

Foi a minha primeira grande decepção no mundo corporativo. Gente, eu estava me matando de estudar exatamente para absorver o máximo de conhecimento e usar isso tudo no trabalho, ao menos era esse era o meu pensamento. Continuei na luta por alguns anos trabalhando em outros lugares, sempre com a sensação de não conseguir me encaixar.

Hoje eu vejo como não se aposta numa educação voltada para o empreendedorismo, o modelo atual é feito para formar montes de pessoas todo semestre nas faculdades para que elas sejam empregadas em grandes empresas. Também não se valoriza o ensino técnico, tido por nossas bandas aqui como algo de menor valor. Só que: 1. não tem vaga para todo mundo nas grandes empresas; 2. o formato do ensino acadêmico não funciona pra todo mundo. 

Enfim, tempos depois fui dar aulas - de Marketing e Vendas - e nossa, que sentimento bom! Usei meu conhecimento e meu tempo de mercado para algo que considero maior: compartilhar, passar o que sabemos adiante para que outras pessoas aproveitem em suas vidas (e em seus negócios, neste caso).

Depois de ter saído da área de Marketing, só senti novamente essa realização aqui com o blog, já que este é um espaço onde posso compartilhar de tudo um pouco sobre costuras e manualidades, sobre o cotidiano de uma atividade que acabou mudando a minha vida nos últimos anos.

Feito pela Lu Gastal, fica na porta do meu quartinho. 
Para lembrar todos os dias!

Desde 2011, eu fui aprendendo a costurar e produzi no meu tempo e do meu jeito, procurando aproveitar ao máximo essa fase. Eu sabia que em algum momento eu passaria a trabalhar com a costura de alguma forma, de preferência não produzindo para vender (escrevi sobre isso aqui).

Foi quando no começo deste ano surgiu o convite da mestra Tati para eu dar aulas de corte e costura na Fon Fin Fan. Era o que eu imaginava fazer para passar a trabalhar com costura! Aí que eu vi que uma grande coisa estava para acontecer, enquanto eu vivia a minha vida de todos os dias.

E, em mais um capítulo da novela da minha vida "coincidências não existem", no mesmo dia em que comecei a escrever este post - estou "matutando" este texto há tempos! - eu li este texto. Daqueles que a gente lê e pensa que gostaria de ter escrito, tamanha a identificação.

Até eu começar a costurar, a minha vida era essa aí do texto. Eu às vezes não me dou conta do quanto eu consegui direcionar a minha vida para um outro caminho, apesar de sim, ainda estar presa a algumas "convenções" dessa nossa geração.

Nestes primeiros meses do ano, eu vivi momentos muito difíceis juntos de momentos muito bons. Enquanto estávamos na luta pela saúde do meu Astor, surgiu o convite da mestra Tati para eu dar aulas. Entre sessões de quimioterapia, consultas e dias em casa cuidando do meu bichinho, pesquisamos métodos, formatos de aulas, materiais, estrutura.

Meu Astor partiu em abril e isso realmente me marcou e ainda dói muito. Não tem um dia sequer que eu não pense nele. A saudade é enorme! E provavelmente eu não fiquei ainda pior com a perda do meu filhote porque eu tinha esse plano para tocar. Era a minha maior motivação para seguir em frente.

Tati, Wagner e dona Lucia respeitaram o meu tempo de correria com o Astor e respeitaram o meu período de luto, eles confiaram em mim. E por isso eu só tenho a agradecer! Vi ali que são parceiros incríveis com quem desde o começo tem sido incrível trabalhar e amigos muito queridos também.

Depois de tanto blá-blá-blá (rs), porque eu queria mesmo contar tudo isso antes, eu anuncio oficialmente que a partir de junho eu estarei à frente das oficinas de corte e costura na Fon Fin Fan. Desde o começo do ano o ateliê está dedicado somente aos cursos e oficinas, aumentando inclusive as opções. Preciso contar tudo num outro post!

Serio, é o trabalho que eu pedi a Deus: pertinho de casa, num ambiente super gostoso (eu comprovo isso sendo aluna há dois anos) e com pessoas incríveis.

Tive a liberdade de montar as aulas do meu jeito onde vou passar como lidar com moldes, escolher tecidos, preparar as peças e dar um bom acabamento para elas, além de dicas de estilo (sim, porque a gente tem que tirar proveito máximo das roupas que fizemos com tanto carinho).

Vou fazer logo um super post sobre os cursos da Fon Fin Fan mas, desde já convido todo mundo a curtir a página do ateliê no Face e conferir as informações dos cursos no site. Quem sabe a gente não se encontra por lá, né?!

É um recomeço maravilhoso na minha vida, estou muito animada e ansiosa. Estou também muito feliz por compartilhar isso com você que sempre lê o blog!

E bora costurar ainda mais!
Beijos e boas costuras!

OBS: As minhas aulas de corte e costura na Fonfinfan aconteceram apenas em 2015. A partir de 2016 uma nova professora assumiu as aulas, com um formato próprio. Para maiores informações, entre em contato com a Fonfinfan.

6 comentários:

  1. Que máximo! Tenho certeza que suas aulas serão incríveis! Pena que fica bem distante pra mim, pois gostaria muito de ser sua aluna!!

    Muito sucesso e grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Obrigada pelo carinho e pela torcida também!
      Em algum momento a gente vai conseguir costurar juntas, vc vai ver! rs!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Parabéns pela nova empreitada e boa sorte. Espero poder estar la quando começar. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucia!
      Obrigada pelo carinho e pela torcida!
      Espero te ver por lá!
      Saudades de você, espero que esteja costurando bastante!
      Beijos!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, Renata!
      Que legal! Logo vamos nos encontrar!
      Espero que goste!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails