29 de jan de 2014

Viagem com Costura - Berlin

Olá!

Depois que eu postei sobre o vestido que fiz para o ano novo, com tecidos comprados em Berlin, resolvi tirar mais um dos posts que estavam parados nos rascunhos do blog. Eu ia escrever um texto curtinho contando um pouco sobre Berlin e o que tinha de bom por lá em matéria de costura.

Mas eu não vou conseguir me ater a apenas isso. Neste caso, será uma parte menor do que vou contar. Berlin para mim tem um valor emocional incrível, é o lugar que eu mais amo no mundo depois da minha casa (na verdade acho que Berlin hoje em dia está empatada com o Rio, rs).

É uma cidade calma, silenciosa, onde o tempo parece passar mais devagar. Ao mesmo tempo, tantas coisas legais acontecem em termos de arte, cultura e entretenimento. Fora que é um lugar cheio de história. Eu realmente me emocionei muito quando estive lá pela primeira vez, pensando naquele muro que separou tanta coisa e tanta gente. A cidade tem uma beleza despretensiosa, sem grandiosidades e ostentação, as coisas se juntam de forma simples e sempre ficam harmoniosas no final.

Provavelmente eu não consiga ver essa cidade com olhos menos carinhosos porque a Berlin que eu conheço é a Berlin onde eu estive no verão (de lá) nos últimos três anos com o meu marido e com amigos muito amados. Berlin é a cidade que inicialmente "roubou" uma das minhas amigas de faculdade, mas que essa distância a transformou na minha amiga do coração para toda vida, que virou "my person" (essa é para quem assiste Grey's Anatomy, rs!), que tanto se parece comigo e me entende.

Em julho foi a terceira vez que estive na cidade e decidi que esta seria a viagem do desapego. Meus amigos não moram mais por lá e eu preciso conhecer lugares novos em outras oportunidades que surgirem. Porque o sonho da minha vida é morar em Berlin, a cidade onde os cachorros são felizes, andam soltos, vão ao restaurante e andam no transporte público com seus donos.

 Cachorros felizes.

As crianças são lindas e criadas de um jeito muito independente e sem frescura alguma. Comem com garfo e sozinhas, comem também maçãs inteiras (sem dar descascada e picada num potinho para facilitar, por exemplo) desde muito cedo, ajudam as outras crianças a passear e não são de fazer manha na frente das outras pessoas.

 A senhora passeia com várias crianças de uma vez e as maiores são responsáveis por ajudar a conduzir as menores, tudo numa boa.

Lojas de discos antigos são fáceis de encontrar não só porque é descolado ter um toca-discos nos dias de hoje e sim porque as coisas antigas mas que ainda funcionam permanecem com o valor de algo que é útil. E isso vale para outras coisas usadas. Não é modinha nem é coisa de uma tribo específica.

Born to die in Berlin, como cantavam os Ramones.

Esses são alguns dos exemplos de porque eu amo essa cidade. Só que uma série de coisas não torna possível que eu simplesmente largue São Paulo e vá pra Berlin, por isso mesmo, da vez eu fui para matar a saudade e passear sem grandes expectativas. Consegui voltar para a minha casa sem sofrer (coisa que não aconteceu em 2012, nem gosto de lembrar...). Quem sabe eu passe a minha velhice lá, por exemplo?

Apesar de eu ter pesquisado algo a respeito de tecidos, não consegui visitar nenhuma loja a mais do que eu já tinha planejado ir. É que ir para um parque e ficar de bobeira debaixo de uma árvore ou andar pela cidade de bicicleta usando vestido, sapatilha e coque rosquinha foi imensamente mais importante. Eu estava precisando desta experiência, mesmo que ela fosse de desapego.

Café + Museu dos Ramones + Bicicleta: amor por completo.
Um fã muito fã criou o museu para que todos pudessem ver o seu enorme acervo sobre os Ramones. 

Voltar para São Paulo foi ótimo já que realmente não tem lugar como a nossa casa. Estar aqui  representa ficar com a minha família e apertar muito os meus cachorros, só que mais uma vez eu deixei um tiquinho do meu coração em Berlin. Um dia eu volto, com certeza!

Sobre a parte costurística, eu visitei a Galeria Kaufhof para conhecer e comprar outras coisas (como roupas de ginástica) e lá encontrei uma parte grande de um dos pisos com muitos itens de armarinho. Achei tão legal encontrar essa parte dentro de uma loja de departamento grande!

Aliás, porque os bons armarinhos estarão cada vez menores e mais escassos, pelo menos em SP?

Fora isso, que eu tenha conhecido e realmente vale a visita, tem a Idee - der Creativmarkt, lugar para crafters de todas as vertentes "chorarem na pia" (rs). Tem tecido para roupas, para casa, para patchwork, lãs e linhas diversas, artigos para bordado, artigos da Tilda, tecidos Liberty, artigos para pintura, scrapbook, montagem de peças como bijouterias entre outras coisas que nem consigo descrever.

Tem uma enoooorme num anexo da KaDeWe, a maior loja de departamento da cidade, e uma outra menor nos arredores de Charlottenburg. A filial que vale a visita para as costureiras é a primeira.
Existem outras lojas da Idee pela Alemanha, então se um dia você visitar o país, vale a pena consultar se uma das lojas estará no seu caminho.

Meu alemão está longe de ser fluente, mas na primeira vez que estive na cidade e só sabia falar "Hallo", "Guten Tag", "Bitte" e "Danke" ("olá", "bom dia", "por favor" e "obrigada", respectivamente). Eu me virei bem em inglês, viu?!

Mais coisas que valem muito a pena:

Muito street art, vale fazer um walk tour para conhecer!

Kauf Dich Glücklich: O melhor waffle do mundo, em mais um dos lugares em que nada é igual (note as cadeiras e mesas) mas tudo combina!

Currywurst, a comida de rua mais tranqueirenta, mas que vicia e não pode faltar.

Mais lindezas sem frescura no prédio do flat alugado.

Para quem acha os alemães carrancudos, uma gentileza encontrada na bicicleta alugada. 
"Portas abrem casas e quartos... Afeição abre homens e corações!"

Mais uma para quem acha os alemães carrancudos: o pagamento era só em dinheiro, mas mostrado de um jeito legal.
Bar com banheiro pixado = bar bom

Estreando a blusa recém-feita em Berlin, que saudade!


Beijos!!
_______________________

Site Oficial da cidade:

Lojas de Discos e afins:
Oye Records
Oderberger Straße 4, 10435,  Prenzlauer Berg

Da Capo Schallplatten
Kastanienallee 96, 10435,  Prenzlauer Berg

Ramones Museum & Bar
http://www.ramonesmuseum.com/
Krausnickstraße 23, 10115, Mitte
+49 30 75528889

Artigos para Costura e compras em geral
idee. Berlin - KaDeWe
http://www.idee-shop.de/shop/# 
Passauer Straße 1-3, 10789, Tempelhof-Schöneberg
+49 30 21235615

Galeria Kaufhof
Alexanderplatz 9, 10178, Mitte

KaDeWe
Tauentzienstraße 21-24, 10789, Tempelhof-Schöneberg +49 30 21210

Parque:
Volkspark Friedrichshain
Friedenstrasse 12, 10249, Friedrichshain-Kreuzberg
 

Comidas:
Kauf Dich Glücklich – Waffle e loja
http://www.kaufdichgluecklich-shop.de/
Oderberger Straße 44, 10435, Prenzlauer Berg
+49 30 48623292

Currywurst (aquele prato de salsicha com molho condimentado e batata frita com maionese, super light e imperdível, rs). Os dois melhores são estes:
Curry 36
http://www.curry36.de/
Mehringdamm 36, 10961, Friedrichshain-Kreuzberg

Konnopke’s Imbiß
Schönhauser Allee 44 A, 10435, Prenzlauer Berg

Bares
White Trash Fast Food – Restaurante, Club e estúdio de Tatuagem
Am Flutgraben 2
12435 Berlin
Zu Mir Oder Zu Dir
Lychener Straße 15, 10437, Prenzlauer Berg






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails