17 de jan. de 2014

Materiais básicos para costuras "vapt-vupt"

Minha caixinha de aviamentos, nas cores e materiais que mais gosto!

Olá!

Desde que iniciei os posts de costura "vapt-vupt" notei que o sucesso de projetos rapidinhos como estes está ligado não só ao fato de ser feito rapidamente, mas de ter os materiais necessários à mão.

Dei uma repassada por todos eles e resolvi fazer este post com a finalidade de listar o que eu considero que pode ser bom ter em casa para suprir estes pequenos "surtos" de soluções costurísticas.

Eu não ia à região da rua 25 de março desde o final de setembro. Fui lá na época para comprar o tecido do forro e os aviamentos que faltavam para eu terminar o meu vestido de madrinha de casamento. Não fui mais no ano passado porque a região realmente fica muito cheia no final do ano e eu evitei mesmo de ir.

Em outubro e em dezembro eu fiz compras em Santo Amaro que resolveram bem o que eu precisava naqueles momentos: primeiro eu precisava de materiais para terminar minha almofada de crochê e depois porque precisava de materiais para fazer uma segunda "remessa" de Corações Divinos.

Também recorri às mestras Tati e dona Lucia, da Fonfinfan, para comprar manta resinada praticamente na véspera do Ano Novo para terminar minhas capas de almofadas novas.

Em cada um destes projetos que me fizeram sair de casa para comprar algo, praticamente todos já estavam começados com algo que eu já tinha. Saí mesmo para comprar o que faltava, com uma listinha na mão para não esquecer de nada e também para não comprar coisas a mais.

Eu tenho procurado não comprar nada a mais do que estou precisando na hora, pois acabei "estocando" tecido em compras que fiz em viagens e quero usá-los também. Reforço aqui que comprei fora materiais que sei que vou acabar usando, como tecido Liberty para vestidos e afins ou malha para fazer pantalona, aproveitando mesmo a viagem para comprar coisas que nem sempre achamos por aqui.

Mas têm alguns itens que vi que posso repôr sem ter um projeto específico em mente, pois realmente foram úteis, por exemplo, nas costuras que fiz desde o Natal.

Aqui vai minha lista, vale pensar em uma para você também!

TECIDOS:
- Tecidos que estou habituada a usar, no meu caso tricoline e cambraia, de algodão.
- Tecidos fáceis de combinar entre si como listras, bolinhas, lisos, floridos. Nas cores e estampas que mais gosto e também em cores neutras.
- Depois da versatilidade do linho que notei, ele vai passar a fazer parte do meu estoque também.
- Algodão cru.

ENTRETELAS, MANTAS E AFINS:
- Papel termocolante para aplicações. Foi útil para os remendos com hexágonos.
- Algum tipo de entretela colante. Para roupas eu uso entretela de malha e para outras costuras eu uso entretela de tecido da mais grossa ou média.
- Manta resinada para projetos de Patchwork.
- Manta acrílica.
- Plumante. 

AVIAMENTOS:
- Linhas de costura nas cores básicas como azul marinho, preto, branco, natural e nas cores que uso bastante, como vermelho.
- Linhas para pesponto ou para das mais grossinhas para bordar. São boas também para quiltar e para dar acabamento nas aplicações.
- Fitas como cetim, gorgorão e sianinhas.
- Elástico chato de 7mm de largura. Usei na saia do meu aniversário.

OUTROS:
- Cola para tecido.
- Cola de silicone.

Eu destaco que, para mim, o algodão cru é um dos melhores materiais para se ter guardado. Apesar de parecer ser um material simples demais, ele já se mostrou extremamente útil em muitas ocasiões:
- Já fiz uma saia de franjas com ele.
- Foi a base das minhas capas de almofadas mais recentes.
- Usei como forro no avental de Patchwork.
- Serve muito bem para fazer peça de prova/teste antes de cortar no tecido definitivo.
- Minha mãe já usou para aumentar uma toalha de mesa que eu tenho aqui em casa (beeem antes de eu pensar em costurar, rs).

Enfim, é um material dos mais versáteis. Quando compro, trago para casa uns 3 metros, da maior largura que tiver, acaba sendo sempre muito útil.

Como este é um tecido que tende a encolher, assim que comprar, deixe o algodão cru por uma noite de molho em um balde com água. O tecido precisa ficar totalmente coberto pela água. No dia seguinte, escorra a água, centrifugue na máquina e estenda para secar. Guardando assim "pré-encolhido" ele já estará pronto para usar.

Na semana passada fui à 25 de março munida da minha listinha e boa parte dela era exatamente a reposição desses materiais básicos e essenciais. Fiz compras sem nenhuma loucura. Agora sim, estou pronta para mais costuras "vapt-vupt"!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails