Começando o post semanal de costuras de maneira diferente, conto que na 3a feira passada eu participei de um workshop de Sashiko, na Kikikits.
O Sashiko é uma técnica de bordado japonesa criada para enfeitar e proporcionar mais resistência aos tecidos. Geralmente é feito em tecidos naturais (algodão, linho, rami) de fundo escuro com linha clara.
A Cristina Saka é uma fofa e explicou bem a origem da técnica, os materiais usados, como trabalhar os pontos e uma coisa que eu acho fundamental: o acabamento perfeito do verso. Saí da aula com mais linhas compradas, dicas de onde comprar linhas e os tecidos mais recomendados e muita vontade de fazer mais!
Iniciando os trabalhos do Sashiko
Bordado pronto
O painel (que eu terminei de bordar rapidinho em casa) acabou virando... adivinha? Uma almofada!
Daqui a pouco eu vou ter que tirar o sofá da sala e deixar só as almofadas, rs!
Ela ficou um pouco pequena em relação às demais, mas ficou muito fofa!
Capa pronta
No sofá ficou muito pequena...
...Ficou melhor na poltrona, junto com a almofada redondinha de crochê!
Fugi do meu viciante azul, mas não fiquei somente no verde. As cores estão entre o azul petróleo e o turquesa, com um toquezinho de verde. Marido também aprovou a escolha!
Tecidos para as bordas da colcha: ok! (eeehhh!)
Estou fazendo um monte deles para os hexágonos brancos e é nisso que eu vou me concentrar por esses dias. Saldo de rosetas estampadas até o momento: 93 (de 95).
Depois do workshop, fui para a aula da Lurdes. Estava com saudade!
Para pegar o ritmo de novo, fiz uma bermudinha de lycra (naquela cor de "café com bastante leite", cor de lingerie básica) para usar debaixo de saias e vestidos. Assim fico protegida de ventinhos indiscretos e também do atrito entre as pernas (quem não tem desse "probleminha" levante as mãos pro céu, viu?! rs). Por motivos óbvios não vai ter foto comigo usando o shorts, rs!
Nesta semana devemos pegar firme no vestido longo que comentei na semana passada.
A semana também foi de alguns consertinhos, que sempre me deixam contente por colocar em uso de novo algo que a gente gosta de usar e que estava parado. Vou pular a blusa "misteriosa" que ainda não deu o ar da graça por aqui porque não mexi nela, tá?!
Um parênteses para o momento "não é costura, mas é legal": comprei carimbos temáticos de costura e afins na Veio na Mala, achei os carimbos ótimos e muito fofos!
Para enfeitar cartões e pacotes de presente!
Ah, já entrou na fila o presente de aniversário da afilhada, que está chegando!
Por enquanto só da pra mostrar isso aqui:
Tecidos nas cores que a afilhada adora e o livro de onde sairá o projeto!
Beijos e boas costuras!
Como se consegue os riscos de sashiko?
ResponderExcluirOi, Lidyka!
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
O primeiro desenho eu consegui em uma aula que fiz na Kikikits no ano passado. Depois dele, encontrei mais alguns no Pinterest (procurando por Sashiko você encontra). No final comprei dois livros, um em inglês e outro em japonês, mas porque eu queria me aprofundar no assunto e saber mais do significado de cada bordado.
Sobre os livros e mais alguns links sobre Sashiko, eu fiz este post:
http://costurakatiacostura.blogspot.com.br/2014/05/livro-do-mes-sashiko.html
Beijos!
Katia
O desenho que faz é feito na parte de trás do tecido ou na frente,e para costurar é atrás ou na frente?
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
Os riscos para o bordado são feitos no direito do tecido, com giz ou caneta que apaguem depois com a lavagem ou com o calor do ferro. O bordado também é feito pelo direito do tecido.
Espero ter ajudado!
Beijos!
Katia