23 de abr. de 2014

Livro do Mês - Design-it-yourself Clothes

Olá!

Estou de volta para falar de um livro chamado “Design-it-yourself clothes” que traduzido para o português fica mais ou menos assim “Crie suas próprias roupas.”


Eu tenho esse livro faz tempo, comprei na época que fazia aula de modelagem com minha querida mestra Isa e após adquirir alguma experiência na costura resolvi me enveredar pelo caminho da modelagem. Minha idéia era conseguir fazer os moldes de peças infantis e, posteriormente, minhas roupas a partir das minhas medidas.


Infelizmente acabei tendo que deixar as aulas da Isa e aprendi só o comecinho desse longo caminho que é criar e desenhar os modelos, mas deu para ter idéia do quanto isso me interessa... e esse livro foi um ótimo começo.

A autora, Cal Patch, é professora de modelagem em Nova York e dona de uma marca de roupas chamada Hodge Podge. Ela é super fofa e, além de ser bom, o livro é uma delicia de ler.

O livro traz 5 projetos centrais com 4 variações cada: vestido, camiseta, camisa, calça e saia. Mas diferente da maioria dos livros desse gênero, ele não traz os moldes prontos e sim o passo a passo para você desenhar seu próprio molde, com suas medidas.

A primeira parte fala sobre o que você precisa antes de começar: toda a parafernalha necessária e ainda um guia para você tirar suas medidas corretamente. Na segunda parte você encontra o passo a passo dos projetos: são bem detalhados e com ilustrações super didáticas, super fácil de entender. E a última parte fala sobre customizar, ajustar e fazer a gradação dos projetos (a gradação é aumentar ou diminuir um molde para diferentes tamanhos).


Escolhi o projeto da saia para começar. É uma saia simples de corte reto, mas com um acabamento super bacana. Comecei pedindo ajuda da minha mãe para tirar minhas medidas (é muito difícil tirar as próprias medidas, eu não aconselho, pede para alguém te ajudar!) e comecei a desenhar a minha saia. Com o molde pronto, parti para o corte do tecido e a costura, seguindo o tutorial, que é bastante simples, mas suficiente na minha opinião. Aí está o resultado:

Saia do livro - Minha saia!

Olha que eu sou chata pra caramba e fiquei super feliz com a saia pronta, super aprovado!

Pra finalizar, queria dizer que além de ser uma leitura deliciosa e de ter um ótimo conteúdo que, no meu caso, atingiu todas as minhas expectativas, ele é lindo, tem um layout moderno e fofo. Eu super recomendo!

Beijoca!
Ana

Serviço:
Livro: Design-it-yourself Clothes - Patternmaking Simplified (em inglês)
Autora: Cal Patch
Editora: Potter Craft / Random House
Ano: 2009

2 comentários:

  1. Belo texto, muito claro e creio que deve ajudar muito quem se interessa por modelagem!
    Adoro ver seus avanços costurísticos!
    bjos saudosos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que este comentário seja da nossa mestra Isa!
      Vou passar o recado para a Ana e obrigada por sempre estar por aqui!
      Beijos e saudades também!

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails