Contei rapidinho que pouco antes do Dia das Mães eu participei da oficina de estamparia que aconteceu no Bazar Ó Gente (meu favorito), comandado pela Andrea do Superziper.
Então, foram algumas horas deliciosas para poder dar os primeiros passos nessa técnica que eu espero usar bastante no futuro.
Primeiro a Andrea mostrou ferramentas para produzir os carimbos, de EVA (aquele material maleável que parece emborrachado) e batata!
Para moldar o EVA, podem ser usados o estilete ou a tesoura, dependendo do que precisa ser cortado. Fiz uma gotinha com tesoura mesmo e colei em uma base de tampa plástica.
Com a gotinha estampei um pedaço de algodão cru, usando tintas azuis diferentes. Foi legal para ver o quanto cada tom tinha de pigmentação, qual era mais transparente, como ficavam sobrepostas e assim por diante.
Ficou tão fofo que quero transformar em alguma coisa!
Como disse a Andrea, com essa secura toda aqui em SP, essa estampa tem poder, rs!
Depois, usando uma goiva (instrumento usado para entalhar, serve também para trabalhos de xilogravura) fizemos os carimbos usando metades de batata. O legal da batata é que dá uma textura mais rústica, gostei também!
A segunda tentativa foi uma coisa meio gráfica, meio parecendo os veios de uma folha, mas não quis nada tão definido. Já estava achando mais fácil "cavar" com a goiva.
Fui misturando tintas e usando um rolinho de pintura para espalhar e fui carimbando a ecobag de algodão cru mais grosso, estampando apenas a parte de baixo. Gostei também!
O problema da batata é que você não pode guardar o carimbo para usar de novo, mas o efeito é bem interessante!
Eu adorei passar por esta técnica, dá para fazer em casa e eu quero muito repetir!
Quero também aprender a tingir tecidos, deve ser muito bom também!
Ah, e para não passar batido o restante do bazar, fotos de algumas das minhas comprinhas:
Colar com pingente de botão (tudo em prata) da Vivian K.
Aviamentos e tecidos vintage do Armarinho Vintage do Superziper.
Beijos!
Qual tinta vocês usaram?
ResponderExcluirObrigada.
Oi, Parthenis!
ExcluirObrigada pela visita e pelo comentário!
As tintas usadas na oficina foram tintas comuns para tecido.
Um abraço,
Katia