12 de set. de 2014

Desafio triplo de costura - dois tecidos, um modelo de vestido, com elástico na cintura

Olá!

Inspirada pelos posts da Ana de desafios costurísticos que ela superou (você pode ver o primeiro aqui e em breve vai ter mais), resolvi escrever sobre a minha experiência de fazer um mesmo modelo de vestido em dois tecidos diferentes, com o "plus" de terem a cintura marcada por elástico, uma das minhas maiores dificuldades costurísticas.

O modelo em questão é o Myrtle, da Colette Patterns (amor eterno), desenhado para ser feito tanto em malha quanto em tecido plano.

 O primeiro vestido foi feito em malha e o segundo em tecido plano.

Resolvi fazer das duas formas para notar a diferença e, no meu peso atual, um vestido (ou dois, rs) com elástico pode continuar a ser útil numa futura e desejada fase mais magra.

Uma coisa interessante é que o material dos meus dois vestidos é o mesmo: a viscose (tecido feito à base de celulose, "é a mais 'natural' de todas as fibras químicas" - fonte).

O vestido cereja é feito de jersey de viscose, uma malha pesada mas que não é grossa e também bastante fluida. Dá para notar isso pelo decote que ficou mais profundo e menos volumoso, assim como a saia.

O vestido estampado foi feito com o tecido plano de viscose que parece muito com um algodão fino (para mim, lembra tecido de algodão Liberty) e ficou bem diferente do primeiro.

 
 Meus dois vestidos, em jersey de viscose e em tecido plano de viscose.

 Detalhes da parte de cima para poder ver a diferença dos tecidos, cada um com sua beleza!

Como era a proposta, o vestido realmente é fácil de montar, em qualquer um dos dois tipos de tecidos. Para cada um existem "regrinhas" específicas, como fazer o acabamento das costas da peça de malha com agulha dupla enquanto com o tecido plano usa-se um viés interno. Dá para ver isso no acabamento dos decotes acima.

Eu já parti para a costura sabendo que em qualquer uma das duas peças eu teria que encarar um dos meus maiores pontos fracos na costura: a colocação de elástico. Essa é uma das partes em que eu sou mais desajeitada. Eu acabo conseguindo no final, mas nunca acontece de primeira.

Seguindo apenas o tutorial online (dessa vez nem segui o livreto que veio junto com o molde, para testar) consegui colocar o elástico no vestido de jersey na primeira tentativa, mas precisei dar uma desmanchada para ajeitar alguns trechos de tecido que embolaram.

 
(Fonte)

Já no vestido de tecido plano precisei desmanchar duas vezes, uma porque nem sei o que fiz de errado, só sei que não criou essa "canaleta" que dá para ver por fora. Na segunda foi porque embolou muito MESMO.

Eu estava doida para terminar esse vestido, pois o primeiro já estava pronto, eu já tinha usado e a-ma-do. Estava contando que com o segundo seria o mesmo sucesso.

Além de rever o tutorial no site, assisti novamente o vídeo com mais fotos dessa etapa (abaixo, é só acessar o link - e que deixo como dica para quem também tiver a mesma dificuldade que eu) e fiquei pensando como lidaria com o meu vestido, pois se desmanchasse a costura pela terceira vez eu receio que o tecido começaria a ceder.


No fim das contas, dividi o elástico em duas partes iguais, marcando com uma caneta. Distribuí então cada metade do elástico nas metades da cintura, que situei pelas costuras laterais. Procurei não alfinetar muito, pois achei que era isso que estava causando o problema de repuxar na hora de esticar tudo para costurar.

 Respira, estica tudo e costura!

Costurei à máquina conforme indicado e ainda assim precisei desmanchar algumas partes que tinham ficado franzidas ou repuxadas. Isso aconteceu nas duas peças. Nessa hora de refazer a costura, coloquei um alfinete para garantir que o elástico não sairia do lugar e costurei pelo direito, assim visualizaria melhor e evitaria repuxar o tecido de novo.

Como eu disse aí em cima, não foi de primeira, mas deu certo. E foi muito trabalhoso, mas ainda assim muito recompensador, já que eu adorei os dois vestidos! E porque, se a gente tem algum desafio para vencer na costura, a gente só vai chegar a algum resultado praticando, certo?!

Espero que os links tenham servido como dica nesse assunto de colocar elástico (mesmo que estejam em inglês, creio que o passo a passo seja fácil de entender só pelas imagens) e que a dica de escolher o tecido conforme o resultado pretendido também seja útil!

Saldo: mais dois vestidos no armário, já com cara de primavera, mais um pouco de treino com elástico!

Beijos!

3 comentários:

  1. onde encontro o molde do vestido em malha e tecido plano?

    ResponderExcluir
  2. amei o modelo! Meu email: h_albuquerquesilv@hotmail.com (Helena, Alagoas, Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      O molde deste vestido é o Myrtle, do site Colette Patterns (EUA).
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails