11 de abr. de 2014

Das antigas: aparelho de ziguezague automático Singer

Olá!

Eu contei dia desses (aqui) que eu comprei um apetrecho vintage para a minha Velhinha, um aparelho para fazer ziguezague. Eu sempre tive curiosidade como é que uma máquina que só costura reto passaria a costurar "para os lados", sabe?

Pois bem, dia desses, a imagem da caixinha me saltou aos olhos no Instagram do Superziper. Eu já tinha ouvido falar do aparelhinho antes, mas naquela hora me deu um estalo de ir atrás (detalhe, no mesmo dia que comprei minha máquina de overloque). A Andrea me deu o contato, liguei lá e pedi para reservar.

Comprei feliz da vida em uma loja de antiguidades na Lapa, pertinho do Senac de lá. Fui super bem atendida e acabei trazendo também duas caixinhas extra de discos-matrizes:


Em casa, antes de sair costurando com as pecinhas lindas, li o manual de como instalar e como manusear os discos.


Como máquinas bem antigas originalmente só costuram reto, elas só possuem ajuste de comprimento do ponto. O aparelho passa a oferecer a regulagem de largura do ponto (entre W, M e N, que compreendi como sendo Wide, Medium e Narrow - Largo, Médio e Estreito). A outra variação é o desenho formado pelo ponto, que você consegue ao trocar os discos.

O encaixe do aparelho lembra muito o encaixe do pé para quilt reto, que usamos para que camadas grossas deslizem por igual. Prende-se no parafuso que segura a agulha (à direita) e no parafuso que prende o pé calcador (à esquerda).

1 - Parafuso que segura o ajuste da largura do ponto (placa de metal vazada)
2 - Braço que prende o aparelho ao parafuso da agulha
3 - Parafuso que prende o aparelho à coluna do pé calcador
4 - Disco matriz, já instalado.

O manual veio super explicado (#ficaadicasinger #volteaosbonstempos), tanto para montar o aparelho na máquina de costura e trocar os discos quanto para mostrar os pontos que cada disco faz e em que tipo de costuras podem ser usados.



  
 Olha que graça a explicação deste ponto e as sugestões de uso?

À medida que você acelera a máquina para costurar, a engrenagem comandada pelo disco direciona o pé calcador de forma a montar o desenho pretendido. Por isso o disco vai girando enquanto o pé calcador desloca para a esquerda e para a direita. Uma engenhoca muito interessante!

Nos primeiros testes, usei um tecido de algodão bem fininho. Como a minha máquina trepida um pouco por ter motor elétrico, achei difícil controlar e deixar os pontos bonitinhos e sem franzir o tecido mais delicado. Ainda assim, fiz este primeiro vídeo:


Depois, retomei os testes dos discos em um pedaço de linho, um pouco mais grosso. Consegui um resultado um pouco melhor, que dá para ver nesta amostra:

Só faltou fazer mais reto, rs!

Numa terceira rodada de testes, que eu fiz com a intenção de gravar um outro vídeo, só que com a câmera, mas não tinha ângulo para segurar a câmera ou prendê-la enquanto pilotava a máquina.... Produzi um "catálogo"com amostras (onde anotei as combinações de largura e comprimento de ponto), caso eu queira repetir. Ficou assim:
 

No fim das contas, não queria deixar esse post sem alguma coisa além das amostras para mostrar. Peguei um quadrado de linho, colei uma entretela atrás e fiz a volta com o disco do "ponto dominó". Acabou virando um porta copos, rs!


Minha Velhinha foi comprada pela minha mãe e meu avô em 1962. Será que eles imaginavam que ela estaria em pleno funcionamento em 2014, com peças legais como essa e com motor?

Como admiradora de certos tipos de antiguidades, inclusive as que estejam ligadas à costura, fiquei bem feliz por encontrar este aparelho em ótimo estado, praticamente novo (se não estava sem uso) com manual de instruções e até os certificados de compra do ano de 1959!


Muito legal, né?!
Eu amei!

Beijos!

26 comentários:

  1. Olá Katia, descobri seu blog há pouco tempo e estou amando. Fico muito feliz por vc compartilhar conosco suas costuras, desde o desenvolvimento da peça até a finalização. Sempre muito incentivador! Fiz a oficina das cirandeiras da nuvem com vc, e a minha foi a nuvem de casinha.
    Também tenho uma fanpage onde procuro compartilhar minhas aventuras pelo mundo craft e acho muito bacana essa troca de informações.
    Quem sabe nos cruzamos pelas oficinas da vida! rs
    Beijos e boas costuras pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Que legal ter você por aqui!
      Obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso!
      Vou acompanhar seus trabalhos pelo Face (aliás, já acompanho pelo instagram!)
      Quem sabe a gente não se encontra de novo, né? Seria muito legal!
      Beijos e boas costuras!

      Excluir
  2. O máximo isso! Estou lendo todos os seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      É muito legal, né?!
      Beijos e obrigada pela visita!
      Katia

      Excluir
  3. Amei,sua instrução,tenho esse aparelho com a maquina original que é de 1956.
    Grata por compartilhar seu conhecimento,
    Agora preciso aprender a manusear os calcadores.
    Se souber e puder me dar uma dica..agradeço...meu email é nancyduarteoliv56gmail.com ou no face.
    Abraços minha querida,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nancy!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Desculpe, mas não entendi muito bem qual a parte do manuseio que você tem dúvidas... O calcador é um só, esta peça grande inteira que se encaixa à barra da máquina por trás dela (na foto do post, é o número 2)... Seria isso?
      Caso seja outra coisa, me avise!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  4. katia, entendi perfeitamente a colocação do calcador que chamo de pézinho...so que o ponto não saiu exatamente como esta na peça e resolvi tirar e colocar outro ponto mas não consegui retirar aquela peça redondinha(exatamente como mostra o seu video) tem alguma dica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Para retirar o disco matriz você precisa abrir a tampa que fica em volta dele, que abre para cima O meu aparelho estava bem duro de abrir no começo, pode ser necessária uma forcinha a mais para abrir.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  5. Ate que enfim encontrei um post com ideias sobre nossa tão famosa SINGER, pq. ate em assistência ténica estive perguntando e ningué soube me responder, mandavam procurar o MANUAL, onde vou achar o manual se nem o nome da máquina esta gravado na maquina...era de minha mãe .....eu a herdei e faço alguns consertos para a familia e agora estou tendo tempo agora para aprender e explora-la..e acabei encontrando uma caixinha com este calcador e as rodinhas com os pontos...e fui na internet pesquisar e ACHEI ACHEI....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Que bom! Fico feliz que estas informações estejam sendo úteis para você!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  6. OI Katia!

    Fiquei feliz de encontrar um post em português falando sobre esse aparelho. Tenho duas máquinas antigas, uma Elna e uma Pfaff, que só fazem costura reta, e queria muito encontrar essa peça. Você acha que nesta loja da Lapa tem chance de ter outras destas peças da Singer? pode passar o contato? grata! Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Então, comprei todas as peças que eles tinham quando fui no ano passado (na época eles tinham um conjunto com um pé calcador e alguns discos-matrizes e outros dois conjuntos de discos-matrizes). Mas como já faz um tempo, eles podem ter conseguido arrematar outras peças para vender.
      Eu não lembro o nome da loja agora, mas quem me atendeu é o Ronaldo.
      Rua Scipião, 269, Lapa
      (11) 2589-0961
      Espero que você consiga!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Oi Katia!

      Passei aqui para agradecer (atrasada!) sua resposta. Acabei comprando a peça da Singer pelo Mercado Livre. Deu tudo certo, e gostei bastante da pecinha.

      Aliás, parabéns pelo blog. Estou lendo outros posts e gostando bastante! Beijos!

      Excluir
    3. Oi, Aline!
      Que legal que você conseguiu comprar também!
      É um conjunto de peças muito legal, dá para fazer coisas lindas com ele!
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo do blog, é tudo feito com muito amor!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Comprei uma máquina de costura Singer de uma vizinha e que estava parada a muito tempo, está toda original, inclusive o gabinete, e veio também com esse kit de ziguezague e com a caixinha original e com manual e certificado de garantia e parece nunca ter sido usado. Fiquei curioso sobre a peça e procurando na internet acabei achando seu blog. Uma dúvida é se eu tenho como saber qual ano foi fabricada a máquina de costura, se ela tem a data de fabricação em algum local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renato!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Olha, não sei te dizer sobre a data de fabricação da máquina, até porque a minha foi dada pela minha mãe, que foi a primeira dona dela e a comprou junto com o meu avô quando ela tinha 17 anos (então sei quando a máquina foi comprada, nos anos 60). Não tenho, por exemplo, nenhum documento ou manual dela comigo...
      No fim das contas, esse aparelho de ziguezague que tenho parece ser mais antigo que a minha máquina, rs!
      Será que a máquina que você comprou tem algum adesivo, número de série ou algo do tipo fixado em alguma parte da máquina?
      Espero ter ajudado e que você seja muito feliz com esse tesouro!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Olá. Obrigado por responder. Ela tem uma placa ovalada e com inscrições em alto relevo perto da base em que se lê " The Singer Manfgco, Trade Mark" e na mesa dela tem uma parte polida, como se fosse um chassi de carro onde tem a numeração "G1106041". A minha dúvida é se ela não seria das importadas, pois parece ser bem velhinha. Mas obrigado pela atenção e bom resto de semana a você.

      Excluir
    3. Oi, Renato!
      Realmente eu não conheço a máquina a fundo para poder te dar uma dica. A minha máquina "Velhinha" é da Elgin, então deve ser diferente identificar estes itens relacionados à origem e data de fabricação...
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  8. Show! Legal esse seu artigo. Grato :)

    NOTA:

    "Como a minha máquina trepida um pouco por ter motor elétrico".

    Sua maquina trepida porque ela esta' desbalanceada. Se a maquina e' tocada a pedal o desbalanceamento passa despercebido.Com os motores eletricos e seu alto giro o desbalanceamento mecanico que antes era despercebido fica claro com a trepidacao. Se o assunto balanceamento interessar: https://www.youtube.com/watch?v=jDfsfJkiBi4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilmar!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Atualmente a máquina está sendo pouco usada, mas caso eu volte a usá-la com mais frequência, procurarei orientações para balanceá-la.
      Um abraço,
      Katia

      Excluir
  9. Oi Kátia tenho aparelho desse e apanho para fazer somente ziguezague. Tem 4 discos e todos são pontos decorativos.😭 Adoro as antigas.

    ResponderExcluir
  10. Oi Kátia tenho aparelho desse e apanho para fazer somente ziguezague. Tem 4 discos e todos são pontos decorativos.😭 Adoro as antigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tania!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Adoro estas antiguidades também! Um dos discos parece estar desgastado, não funciona perfeitamente, o que faz com que o ponto não fique com o desenho perfeito... Será que é isto que está acontecendo com seu ziguezague?
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  11. Oi Kátia, gostei muito de suas dicas.Ganhei uma dessas maquinas e nao sabia como manuseá-la.me diga uma coisa: pra que serve este botao em cima da maquina?a minha é da singer

    ResponderExcluir
  12. Você tem o manual da sua e tem como me enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sislania!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      A minha máquina deve ser bem parecida com a sua, mas é da Elgin. Não tenho o manual original dela, mas a Elgin disponibiliza para download, pode ser que te ajude!
      https://www.elgin.com.br/PortalElginAdm/Upload/DownloadPublico/HomeOffice/Manual%20B-3%20Rev.1.pdf
      Neste manual identifica também cada parte da máquina.
      Espero ter ajudado!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails