7 de nov de 2014

Curso de Bonecas Educativas Waldorf (Eduk) e um livro lindo!

Olá pessoal, como estão?

Uma das semanas de outubro foi bem cheia de artes manuais, fiz dois cursos na Eduk simultaneamente! É que todos os cursos são primeiramente apresentados grátis e ao vivo, às 14 horas e depois tem reprise às 19 horas. Então aproveitei os dois horários e fiz o curso de estamparia manual (post aqui) e o curso de bonecas educativas Waldorf.

 Foto: Nina Veiga Atelier

Bem, esse segundo curso é bem especial, pois fazia tempo que eu queria ter a oportunidade de aprender como fazer essas bonecas tão especiais, principalmente com a Nina Veiga, que é a maior referência no assunto que eu conheço.

Além disso, estou completamente imersa na pedagogia Waldorf, pois recentemente minha filha iniciou sua vida escolar, justamente em uma escola Waldorf, do jeitinho que eu queria. Estou muito feliz por poder dar um ensino para a Julia que acredito ser mais humanizado e mais voltado à formação dela como pessoa. Mas isso é muuuuito assunto e não cabe aqui apenas neste post, então voltemos as incrivelmente especiais bonecas da Nina.

Difícil falar desse curso sem mencionar que ele é uma transformação. Nina não ensina simplesmente a fazer uma boneca, ensina muito sobre infância e sobre a importância imensa do brincar. É emocionante, não tenho palavras suficientes para descrever o quanto o curso é especial, é uma vivência sobre o brincar e sua importância para os pequenos, trazendo temas importantes, como por exemplo, o combate ao violento consumismo que acomete a maior parte da humanidade atualmente.

O curso foi um grande aprendizado, tanto sobre a criança e sua relação com os brinquedos, quanto sobre fazer a boneca em si. A boneca Waldorf é uma companheira da criança, que traz muitas características especiais, todas elas com valiosos significados. Por este motivo não é uma boneca fácil de se fazer, requer muita dedicação e amor no seu construir.

Olhem só essas riquezas:


Foto: Nina Veiga Atelier

Desde a montagem do corpo, todo feito de material orgânico, passando pela colocação do cabelo e a feitura do rosto, cada passo tem seu porquê, o que torna o aprendizado rico.

As roupinhas da boneca/boneco e seus sapatos são um capítulo a parte. Geralmente feitas à mão, as peças do vestuário completam a boneca, trazendo todo o significado e a energia que uma peça única, feita ponto a ponto pode trazer. Os sapatos envolvem uma outra competência, o crochê!

Essa, confesso, foi a parte do curso que mais me assustou, pois como contei a vocês aqui, faz pouco tempo que comecei a fazer minhas primeiras correntinhas. Mas a Nina é uma mestra maravilhosa e faz com que você se empodere e tenha vontade de tentar! Obrigada Nina por ser tão valorosa e nos trazer tão belos ensinamentos recheados de ativismo por uma sociedade melhor, mais bonita, mais carinhosa e cheia de vida!

Havia, no período do curso, uma promoção na loja da Nina no Elo7, para a compra do kit de materiais necessários para fazer uma boneca. Como comprei esse curso e havia desconto, acabei comprando o kit para me iniciar nas bonecas Waldorf. Na loja, você encontra também os diversos materiais avulsos e também as bonecas prontas, vale a pena conhecer.


Eu fiquei muito feliz em fazer o curso pelo Eduk, pois o presencial não seria possível e com essa possibilidade fiquei martelando esse assunto com minhas amigas, entre elas a super mãe cozinheira, bonequeira, faz de tudo bem, Ingrid.

Nós temos em comum o gosto pela boa comida, filhas da mesma idade e um grande apreço pela natureza e pela antroposofia, que engloba a pedagogia Waldorf.

A Ingrid já havia feito o curso presencial da Nina e me falado muito a respeito, o que aguçava minha vontade de fazer, tanto o curso, quanto as bonecas.

Com a oportunidade do curso online no Eduk e toda a falação sobre as bonecas na orelha dela, ela me fez uma linda surpresa, me presenteou com o livro: “Minha querida boneca”, do qual eu não poderia deixar de falar com vocês.


Serviço:
Livro: Minha Querida Boneca - Uma orientação para pais, professores e educadores

Autora: Karin Evelyn Scheven
Editora: Associação Beneficente Três Fontes
Ano: 2006
Site

Este delicioso livro da Karin Evelyn de Almeida, como diz o subtítulo, é um pequeno guia para pais, professores e educadores, que assim como eu, desejam entender um pouco mais do significado dessas bonecas (e outros brinquedos) tão especiais, seu papel na infância e na formação da criança como ser humano, respeitado em sua individualidade, sua relação com as pessoas e o mundo que a cercam.

É demais, estou apaixonada e indico para todos pais que se preocupam com as crianças que estão preparando hoje para que se tornem os cidadãos, conscientes de seu papel social e para com a natureza amanhã!

Muito obrigada Ingrid, não apenas pelo presente maravilhoso, mas pelo aprendizado diário que tenho através da sua amizade. Com toda certeza do mundo, sou uma pessoa muito melhor depois que nossos caminhos se cruzaram!

Espero que vocês tenham gostado e mães Waldorf, comentem por aqui e vamos trocar figurinhas! Vou adorar!

Beijocas,
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails