20 de abr. de 2016

Look do Dia: Blusa de Cetim e Shorts Jeans Cortado!

Olá!

Ultimamente, tenho repetido a costura de alguns projetos que gostei muito. Na verdade, estou aproveitando para fazer novas versões em tamanhos menores que os primeiros e também para fazer ajustes na modelagem que antes eu não sabia fazer. Desta vez, resolvi fazer uma blusa Taffy em cetim.

Este modelo já apareceu muito por aqui em outras três versões de algodão, mas era uma vontade antiga minha fazer a blusa num tecido mais fluido. Quando achei esse tecido chamado Toque de Seda (que é um cetim de poliéster) com uma estampa fofa, resolvi que era a hora. Eu evito comprar tecidos sintéticos, mas a estampa me chamou a atenção e resolvi dar uma chance, rs!.



Um novo molde para um projeto já conhecido

Para esta nova blusa, tracei um molde novo da blusa Taffy (que veio do livro da Colette Patterns), menor que os anteriores (oba!). Retomei as faixas na parte de trás para amarrar e acinturar a blusa, pois havia omitido em duas blusas por não ter gostado da posição da primeira. Posicionei as faixas na altura certa da minha cintura, que fica acima da marcação original do molde.

Uma alteração importante que eu precisava fazer era tirar a sobra de tecido que sempre houve no decote, acabava ficando uma abertura/dobra esquisita, sabe? Mesmo com a blusa menor, era preciso modificar. Usei uma das blusas anteriores para medir qual teria que ser a abertura ideal do decote e alterei o molde neste aspecto.

Com tanta coisa nova acontecendo com este projeto tão "da casa", só uma peça piloto para responder se eu já tinha melhorado tudo o que eu precisava, né?!

Usei um tricoline que estava parado há um tempão aqui em casa e ficou bem legal! Tanto que eu vou fazer os acabamentos das barras todas para colocar em uso ou então para presentear alguém!

 Peça piloto aprovada!

Blusa nova

Esta blusa é cortada no viés e esta não é uma tarefa muito simples de se fazer em um cetim. Eu usei a própria estampa para me guiar se não estava distorcendo o tecido (o cuidado para não esticá-lo é maior!) e deu certo. As alterações no molde ficaram legais também neste tecido, fiquei bem satisfeita!

 

Os acabamentos foram feitos com um viés de cetim cinza comprado pronto, ele é bem estreito e um pouco mais duro que o tecido, mas não chegou a atrapalhar. As fitas para amarrar nas costas foram feitas do próprio tecido da blusa, para não ficarem destacadas.

 

 

 
Muito amor por essa manga!

Tive bem mais trabalho para fazer esta blusa se comparada com as primeiras versões em algodão. Por outro lado, superei o trauma de fazê-la em um tecido mais fluido (tentei pela primeira vez em um chiffon, que foi um dos primeiros "deu ruim" aqui do blog, rs). Alguns detalhes da nova peça eu fotografei e virarão posts com dicas de costura, aguarde! ;)


Look do Dia

Usei a blusa com um shorts jeans antigo que eu tinha, mas que não me deixava feliz por ter uma barra italiana que o deixava com uma aparência pesada. Desmanchei e cortei a barra, aí resolvi deixar desfiar sozinha (porque fui adolescente nos anos 90 e isso era uma das coisas que eu mais fazia: passar a tesoura sem dó nas roupas! Será que era um sinal? Rs!). O shorts ficou mais fino visualmente e eu achei que ficou bom com a blusa também levinha. Combinei tudo com minhas espadrilles clarinhas, adorei!

 

 

O que eu mais amo nessa blusa são essas mangas que parecem um godê. Além de tirar a blusa do básico, fica com um movimento tão legal!

  
Manga esvoaçante!

Blusa de Cetim: Tecido Toque de Seda - poliéster - da loja Mongard (Pinheiros), viés de cetim Zuza Armarinhos (Pinheiros). Molde da blusa Taffy do livro "The Colette Sewing Handbook".
Shorts Jeans: Hering
Espadrilles: Cervera

Neste dia, visitei o projeto Fora da Moda no Sesc Ipiranga. Mais um Sesc que eu adorei conhecer! O projeto vai até outubro, mas vale a pena visitar mais de uma vez já que as exposições, instalações e intervenções serão temporárias. Vou contar mais detalhes em um próximo post!

Gostou?
Eu adorei!

Beijos e bom feriado!

5 comentários:

  1. Adorei essa blusa, ficou um look muito lindo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emilia!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Eu também gostei muito da blusa e do look!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  2. Linda gostei muito!!! Esperando as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Estou preparando o post, em breve aparecerá no blog!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
  3. Linda gostei muito!!! Esperando as dicas.

    ResponderExcluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails