20 de jan. de 2016

Enfim, Modelista!

Olá!

Um dia depois do meu aniversário, quase que como um presente, concluí uma etapa muito importante na minha jornada costurística: o curso de Modelagem no Senac.

 

Foram muitos sábados (de maio a dezembro do ano passado) intensos, agradáveis e produtivos. Hoje fico muito feliz em dizer que não sou "só" publicitária, mas modelista também.


Aprendi muito, conheci pessoas incríveis e apostei numa formação mais formal e completa que eu nunca tinha tido antes na área de costura/moda.

Quando comecei a costurar em 2011, eu não pensava nem um pouco em fazer roupas, porque achava que já tinha muita gente fazendo e fazendo bem (o que não deixa de ser verdade). Ainda mais morando em SP, que tem uma grande oferta, uma hora a gente acaba achando algo com a nossa cara.


Só que chegou uma hora que costurar acessórios e coisas para casa já não me bastavam mais. E as visitas às lojas de tecidos me deixavam cheia de ideias do que eu poderia fazer com eles se eu soubesse fazer as minhas próprias roupas.

 

Ao longo do tempo fiz aulas de corte e costura e também algumas oficinas que me deixaram bastante confiante para fazer minhas roupas sozinha em casa. Aprendi a tirar os moldes e adaptá-los às minhas medidas, aprendi a costurar e dar acabamento às peças.

Só que eu acabei direcionando todo este aprendizado para o meu gosto, para meu corpo e para o que eu queria vestir.

 

Quando recebi o convite para dar aulas de corte e costura no ano passado (contei aqui), vi que estava na hora de dar um passo adiante. Precisava saber fazer peças que ainda não tinha feito e entender mais a fundo a modelagem delas, já que cada pessoa tem seu estilo, gostos e vontades diferentes. Assim como o corpo de cada pessoa é diferente também.

Entrei no curso de modelagem de roupas femininas em tecido plano com a expectativa de preencher as lacunas que eu sabia que tinha no meu aprendizado e posso dizer agora que atingi meu objetivo.

Foram meses bem puxados, pois além de modelar e costurar na aula, eu repetia em casa, com as minhas medidas para treinar e poder ter como provar. No curso tudo era feito para o manequim 38, mas o método francês estudado permite aplicar para qualquer medida, o que é ótimo!

 
Camisa tamanho 38. Amei fazê-la!

Passei por modelagem de saias, de blusas e camisas, de vestidos e de calças. Foram muitas variações de todos os tipos de peças, todas modeladas e depois costuradas.



Peças que costurei após ter feito a modelagem com as minhas medidas.

Encerrei o curso com a sensação de missão cumprida, mas sei que preciso estudar continuamente, só assim aprimorarei meus conhecimentos. Assim como outros aspectos da minha vida, é uma jornada que parece estar só começando.

 
Obrigada mestra Angélica!

Cheguei ao fim de 2015 muito cansada, mas também muito satisfeita por ter feito o curso e por ter me jogado "de cabeça" na modelagem.

Que venham muitos outros aprendizados como este, tenho planos de continuar estudando!

Beijos!

11 comentários:

  1. Parabéns Katia! Sei o quanto é difícil a modelagem e como ela exige dedicação. Já pensei muito em fazer este curso que você fez, mas encontrei nos cursos mais rápidos o meu caminho, pode ser que mais tarde eu mude de ideia...não sei, rs, mas por enquanto estou feliz e isso que importa. Sucesso pra vc! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea!
      Obrigada!
      Não é fácil, mas é um processo muito prazeiroso fazer uma peça "do zero", não é?!
      Eu pensava em fazer este curso faz tempo, mas só para meu uso não achava que seria interessante. Eu acho a proposta da Fran ótima para quem quer modelar e costurar as próprias roupas, então acho que você está num ótimo caminho!
      Sucesso para vc tb (e parabéns pelo aniversário do seu blog, estou lendo tudo!)
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir
    2. Obrigada! Estou sempre por aqui também!
      Saudades, nunca mais nos encontramos nas feiras, bazares...precisamos combinar este ano!
      Beijo

      Excluir
    3. Oi, Andrea!
      Saudades mesmo! Ano passado foi uma loucura pra mim, com o curso aos sábados o dia todo acabei não indo mais aos eventos, mas este ano quero retomar!
      Mas bem que a gente podia marcar um almoço ou um café qualquer dia desses, né?!
      (Como eu sei que a gente mora longe uma da outra, a gente arranjaria um lugar no meio do caminho, o que acha?)
      Beijos!
      Katia

      Excluir
  2. Parabéns conheço a pouco tempo seu blog e estou amando. Vc e muito dedicada já sou sua fã bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pelo comentário tão carinhoso!
      Espero poder sempre receber a sua visita!
      Beijos!
      Katia

      Excluir
  3. Conheci seu blog há uma semana e estou adorando,tbm me aventuro no universo da costura,fiz um ano de curso é ja trabalhei dois anos em confecção, vou continuar te acompanhando bjss

    ResponderExcluir
  4. Conheci seu blog há uma semana e estou adorando,tbm me aventuro no universo da costura,fiz um ano de curso é ja trabalhei dois anos em confecção, vou continuar te acompanhando bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisangela!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo do blog, tudo é feito com muito amor!
      Que legal a sua experiência em confecção, eu ainda estou treinando, mas espero usar bastante!
      Beijos e boas costuras!
      Katia

      Excluir

Olá!
Temporariamente, para uma manutenção do blog, a publicação de novos comentários está suspensa.
Em breve esta função estará reabilitada.
Neste período, peço entrar em contato através de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/costurakatiacostura/
Retornaremos com o maior prazer!
Obrigada pela compreensão!
Beijos e boas costuras!
Katia e Ana

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails